Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Hardware

TÓPICO: Fontes de Marca Branca (o Pesadelo do OC)...

Fontes de Marca Branca (o Pesadelo do OC)... 27 Jul. 2011 11:43 #1

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas,

Á cerca de um ano e meio comprei uma fonte de alimentação de 550W numa loja dum amigo, referi-lhe que precisava de uma com 600W porque o meu sistema caracia de potencia pois aquecia muito apesar de ter uma caixa modesta que me permitiu meter 2 fans de 90mm e outras 2 de 12mm, mas como só tinham aquela e eu desconhecia aquela regra dos +5 18A, +3v3 16A, comprei porque o rapaz até me falou bem dela: "vende-se muito para pcs usados em design" ...

Ela de specs diz 12v1 16A, 12v2 18A, -12v 2A, +5 18A, +3v3 16A
Então quando a comprei instalei logo nem medi...porque se tivesse medido devolvia... meti as fans no sitiu e liguei o Pc, corri o everhest e fui ver as tenções e com o aparato todo ligado acho que os unicos valores que fugiam a valer eram precisamente os 12v que andavam perto dos 11,40, 11.30v e eu a pensar no que seria a causa daquele valor tão baixo... mas acabei por deixar aquilo assim...

No meu PC tenho:
Board Abit IP35-e
Processador Intel dual core E2220 a 2.40ghz mas assume 2.5ghz por causa da FSB das DIMMS
Grafica MSI Nvidia 7900 GTX OC (Bios)
3x DIMM 1G 800 Mhz
HD Samsung 750 GB
HD Hitashi 500GB
2x Fan 90mm
2x Fan 120mm

Ontem abri a caixa para dar uma limpeza geral e notei excesso de pó na fonte, tive que abrir e limpar, qual não é o meu espanto quando vejo que tem condensadores da saída praticamente a estoirar de tão inchados que estão e são exactamente os da saída 12v, estão de tal maneira amarfanhados uns nos outros que só fazendo força para afaster os condensadores pois extão literalmente colados ao dissipador da etapa de potencia... mas o que me marcou mais foi nenhum dos transistores de potencia terem massa... nada, zero e os dissipadores estão presos só pelos transistores em vez de aterrarem na PCI...
E outra a fonte nos specs dis ter um RAIL em separado o 12v2, MENTIRA os cabos amarelos seguem todos do mesmo comum e a leitura de valores é a mesma em todos eles.

Então limpei tudo nem troquei os condensadores, medi a fonte sem carga nos +12 da-me 11.60V, nos -12 da-me -10.90v nos +5 da-me 4.95v e nos +3v3 da-me 3.63V...
Imaginem em carga mas sem o 3D...

Acho uma estupidez a falta de sencivilidade das pessoas quando sabem que confia-mos e só porque querem vender não se importam se amanha o PC explode, porque apesar de ter dado 40 e poucos euros acho que a fonte devia de ter um pouco mais de qualidade... :angry:
E para o pessoal que escolhe dar como uso do PC exencialmente jogos pesados, nunca se esqueçam apesar de terem de ter um bom processador, uma boa grafica tem tambem de ter em consciencia que tal poderia necessita de muita POTENCIA que devem saber que provem da fonte e que muitas dizem ter por exemplo no +3v3 18A e no +5 16A... estes valores indicam logo que estão a olhar para uma fonte de linha branca, fraca e perigosa pois tais valores mesmo para um PC topo de gama não são usados, isto é normalmente numa fonte de prestigio o valor de +3v3 deve não ultrapassar os 4, 5 Amperes e os +5 os 8A, tais valores de amperagem deviam ser para os 12V que consuante a potencia duma fonte topo de gama por exemplo uma de 800W deve ter entre 25A a 30A...

Mesmo que achem caro dizer esta fonte de alimentação de 500W s/ IVA custa 80€ comprem porque estão na presença quase seguramente duma boa fonte de Alimentação e que nela sim vale apena dar mais 20 ou 30€ de diferença.
Errando é que se APRENDE!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema