Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: seguidor solar

seguidor solar 27 Jul. 2010 04:35 #1

Boa noite preciso de ajuda para o esquema de um seguidor solar que está neste forum, que de momento não consigo postar imagem mas está identificado com Seguidor solar pequena dimenção, necessito saber se posso ligar directamente um motor de 12v 1 A, de elevador de vidros auto, e preciso ainda de uma lista de componentes pormenorizada.
Última Edição: 27 Jul. 2010 04:52 por cariocas.

Re:seguidor solar 27 Jul. 2010 05:06 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Os transístores na saída suportam 1A (2N3055), embora não exista no circuito coloque um fusível na alimentação do motor, se o motor prender não queima os transístores.
As referencias dos componentes estão no esquema com excepção dos LDR que pode usar dois iguais, o objectivo é que com o potenciómetro exista um diferencial de valor entre um e outro LDR.

Re:seguidor solar 28 Jul. 2010 12:37 #3

Boas onde coloco o fusivel geralmente é na alimentação positiva só que como o motor é alimentado pelos transistores ele recebe polaridade alternada consoante o motor roda para um lado e para outro correcto.
mais dúvidas o potenciometro 1K que liga os dois LDRs ajusta o quê, ou fica sempre na mesma posição central. O putenciometro 100K regula a sensibilidade dos dois LDRs?
Última Edição: 28 Jul. 2010 12:40 por cariocas.

Re:seguidor solar 28 Jul. 2010 12:43 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O que acontece é que a intensidade luminosa pode variar (porque existe uma inclinação diferente da LDR, porque a LDR pode não ser exactamente igual à outra).

O fusível coloque numa das linhas de alimentação, não é importante que seja negativo ou positivo, se existir uma corrente superior ao que o motor consome o fusível vai abrir.

Re:seguidor solar 31 Jul. 2010 11:38 #5

Bom dia tenho mais umas duvidas que agradeço que me esclareçam
O potenciometro dde 100K onde ligo o terceiro pino,
qual é o consumo do circuito pois vou usa-lo num painel de 55W.
os transistores necessitam de disipador?
desculpem tantas perguntas mas eu sou um curioso na matéria apesar de já ter feito alguns circuitos de electrónica, mas é que o esquema em causa está muito teórico.

Re:seguidor solar 07 Ago. 2010 22:22 #6

noite forum, fui comprar componentes para o esquuema do seguidor solar mas não havia os indicados : em substituição do CI LM741 trouxe o UA741, e em substituição dos transistores MJ2955, trouxe o BD250C, e para substituir o 2N3055, o TIP3055, queria saber se há algum inconveniente.OB

Re:seguidor solar 18 Ago. 2010 18:19 #7

Cá vai então o circuito PCI

Re:seguidor solar 18 Ago. 2010 19:58 #8

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Vou colocar a placa junto com esquema, obrigado pela colaboração.

Re:seguidor solar 09 Set. 2010 16:45 #9

só uma duvida:
funcionou?

Re:seguidor solar 10 Set. 2010 13:21 #10

Não funcionou, os transistores começaram a aquecer bastante, penso até que eles queimaram, gostaria da opinião de alg´e entendido na matéria para dar uma opinião acerca das equivalências que usei , e se os mesmos segundo o esquema que postei estão ou não na posição correcta.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema