Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda)

Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda) 22 Set. 2009 19:02 #1

Olá, é a primeira vez que estou a inscrever-me num fórum, pois necessito de ajuda para realizar um trabalho em Área de Projecto.
O nosso projecto é pois 1 carro telecomandado dos mais básicos e vamos tentar converte-lo de modo a ele andar a energia Solar.

Mas estamos com bastantes duvidas e gostávamos que nos pudessem ajudar. :S

Nós temos daqueles painéis fotovoltaicos (penso eu) que foram retirados daqueles candeeiros que se usam nos jardins para uma pequena iluminação, esses painéis são suficientes para mover um carro telecomandado?
Se sim, é necessário algum tipo de material para o transformar num carro movido a energia solar ou apenas ligar os fios aos fios do motor?
Se não, poderiam-me dizer onde posso comprar e qual o preço dos painéis?!

Desculpem a ignorância e espero respostas,
Cumps ;)

Re: Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda) 22 Set. 2009 19:04 #2

.
Última Edição: 22 Set. 2009 19:05 por Aranha10.

Re: Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda) 24 Set. 2009 21:18 #3

ora vivam!

1 - tem de saber qual a tensao e consumo do motor do carro;

2 - julgo que o consumo sera razoavel, logo, os paineis de que falam nao me parecem adequados para isto pois debitam uma corrente muito baixa - para carregar uma bateria;

3 - ligar os paineis diretamente ao motor,pareceme inviavel pois seriam necessarios paineis com alguma potencia;

4 - parece-me que o melhor sera que os paineis carreguem uma bateria que simultaneamente alimenta o motor do carro;

5 - se o consumo do carro for bastante baixo,podem ligar diretamente os paineis ao motor

6 - comprar paineis,depende onde voces morem - no Porto temos a Aquario ,pex. -- no ebay,tenho
comprado paineis solares com baterias de 2600mA,muito bons e baratos
cumprimentos

Re: Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda) 09 Dez. 2009 21:51 #4

  • pj44
  • Avatar de pj44
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 1
DEsculpam, mas tembem tenho um trabalho de pct e presiso de fazer um carro telocamandado a energia solar, mas só temos o carro e nao sabemos por onde começar e pensei que poderiam ajudar-nos? será possivel ter resposta ate pra semana?
e que desculpem a insistencia mas era importante
desculpem o incomodo

Re: Carro Telecomandado movido a energia solar (ajuda) 11 Dez. 2009 01:00 #5

Olá pj44.
O carro que tens é um carro telecomandado já com motor alimentado a pilhas, ou baterias,ou só tens um carro normal e ainda tens de colocar o motor e etc.?Se assim fôr tens um problema bicudo pela frente.
Se pelo contrário,só for necessário trocar as pilhas pela alimentação solar,o problema é mais simples embora também tenhas de ter em conta alguns pontos importantes,tal como a voltagem que o carro precisa e a pot~encia que é preciso para fazer funcionar o motor.
A forma mais simples de teres um carro movido a enegia solar é colocares pilhas recarregáveis e usares as células solares para carregar as pilhas.Nao deixará de ser movido a solar.!!!!
A optares por esta solução tens de ter em conta o total de volts das pilhas,por exemplo se o carro levar 4 pilhas de 1,5 V precisas de uma célula solar de 6- V, .etc.depois só presisas de ligar o fio +(positivo) ao + das pilhas,e o -- ao negativo,e dar tempo a que as pilhas carreguem.
Não sei se adiantei alguma coisa,mas vai dando notícias.
J.J.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema