Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Mini carregador solar para bateria muito útil

Mini carregador solar para bateria muito útil 20 Jun. 2009 20:44 #1

Este pequeno gerador solar foi aberto e modificado para se adaptar uma pequena bateria de 3,6 volts. Só existe um pequeno investimento inicial, o resto é tudo á borlix sem pagar. Visitem electrotuga.com/solarcarreg.htm Espero que gostem deste projecto.B)

Re: Mini carregador solar para bateria muito útil 20 Jun. 2009 22:12 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Caro alcalinas, foi verificar esse esquema, gosto de coisas simples, mas tem de existir alguma atenção.

Como não é referenciado a corrente das células, nem a carga da bateria, o circuito vai queimar o díodo se a bateria ou pilha consumir em excesso, também a bateria rapidamente fica danificada porque não existe um controle de carga, o díodo queima e isso continua a funcionar, danificando a bateria ao fim de poucas cargas.

Em vez de 1N4148, coloque 1N4001 sempre possibilita 1 Ampere, se a bateria é de 3,6 e está a colocar 6 Volts espero que o custo da bateria tenha sido baixo.

Na maior parte das vezes o mais simples é o mais eficaz, mas há alturas em que as coisas não podem ser assim tão simples. As coisas até funcionam, .... mas por quanto tempo ?
Última Edição: 20 Jun. 2009 22:16 por Rui.

Re: Mini carregador solar para bateria muito útil 21 Jun. 2009 21:01 #3

ora viva!

caro Alcalinas,subscrevo o que disse o Rui!

carregar uma bateria de 3v6,com tensao de 6volts(- diodo) nao me parece que tenha bateria por muito tempo
cumprimentos

Re: Mini carregador solar para bateria muito útil 22 Jun. 2009 20:13 #4

Boas, esqueci-me dum pequeno pormenor acerca do desenho, tenho que o rectificar. Ainda bem que vocês amigos me alertaram para este pequeno bug. É que a alimentação para alimentar um circuito sai directamente da bateria não passando pelo díodo. O díodo serve apenas para que direccionar o sentido da corrente do painel para a bateria. O díodo tem uma queda de tensão de 0,7 volts entre os seus terminais logo 6v-0,7v=5,3v Isto era uma bateria de 1 telemóvel que apanhou água e eu aproveitei porque estava nova. Qualquer coisa que eu diga de errado podem comentar!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema