Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Modificar ALTERNADOR AUTO

Modificar ALTERNADOR AUTO 30 Jan. 2010 00:09 #1

  • lureg
  • Avatar de lureg
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 17
OLÀ.
Tenho feito umas experiencias com um alternador mas os resultados não são o que eu esperava.

Gostaria de saber se partindo da corrente trifasica era possivel elevar a tensão e só depois fazer a rectificação.
A redução da currente não era problema.
Elevar para 24Volts por exemplo,sem ter de robobinar o alternador.

Obrigado.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 30 Jan. 2010 01:07 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O problema do alternador auto é que a sua utilização necessita de uma força motriz muito grande, ou seja, o alternador está preparado para ter uma rotação muito elevada.

A sua utilização com velocidades baixas tem um rendimento muito reduzido, procure um motor de corrente contínua, qualquer deles terá certamente um melhor rendimento.

Não entendo a sua questão da corrente trifásico relacionada com este circuito.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 30 Jan. 2010 12:53 #3

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Bom dia Luiz

Com a permissão do amigo Rui

Os enrolamentos dos alternadores são realmente trifásicos e dispostos de duas maneiras distintas:
Em estrela (quando o alternador tem o terminal NEUTRO) e em triângulo.

A solução sem modificar o enrolamento seria a utilização de três transformadores elevadores de 12V para 24V, tendo o primário dos mesmos ligados cada qual em duas pontas dos enrolamentos do alternador, ANTES da ponte retificadora e essa corrente seria retificada nos terminais secundários dos transformadores.
Outra solução seria o emprego de um transformador trifásico, mas creio que o custo nesse caso seria bem superior.

Abraços
paulorusso

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 31 Jan. 2010 12:03 #4

  • lureg
  • Avatar de lureg
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 17
Bom dia.

Obrigado aos dois pela ajuda.

A questão trifasica tem precisamente a ver com a resposta do amigo Paulorusso,palpitei que isso fosse possivel.

Quanto ao alternador,fiz o teste com uma tensão de excitação de 6Volts,consumia perto de 1Amp.mas travava muito quando começava a debitar corrente,e a rotaçao era realmente um pouco elevada.

Logo que possivel farei o teste com os tranformadores.

Obrigado.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 31 Jan. 2010 23:28 #5

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa noite Luiz

Você tem a outra opção de trocar o rotor e o regulador(por um de 24V)


Abraços
paulorusso

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 31 Jan. 2010 23:54 #6

  • lureg
  • Avatar de lureg
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 17
Boa noite.

Estou um pouco desanimado com o alternador.
Falta-me ainda testar com um dinamo auto.
Não sei se alguem do forum já fez teste semelhante.

No entanto consegui com um dinamo de bicicleta atingir 10V com uma rotação baixa,mas a amperagem deve ser na casa dos mA.

Cumprimentos.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 03 Fev. 2010 00:35 #7

  • lureg
  • Avatar de lureg
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 17
Boa noite.

Voltando ao assunto do alternador.
Se eu ligar os três enrolamentos em serie e depois utilizar um só transformador.
Esta ligação é possivel ou os campos anulam-se?
Já desmontei o alternador e verifiquei que os enrolamentos estão em estrela.

Obrigado
Última Edição: 03 Fev. 2010 00:36 por lureg.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 03 Fev. 2010 04:38 #8

  • paulorusso
  • Avatar de paulorusso
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • Dê de graça o quê de graça ganhou
  • br  
  • Mensagens: 2694
  • Agradecimentos 182
Boa noite Luiz

As três tensões geradas no alternador são alternadas e defasadas entre si em 120°.
Se você interligá-las uma cancelará a outra como se fosse um curto circuito( que na verdade não deixa de ser).
Se você tiver na sua casa uma ligação trifásica da rede , seria como se interligasse as fases entre si.
Não sei como você está fornecendo energia mecânica para o alternador mas pode ter certeza que um gerador de ímãs fixos ( como um dínamo por exemplo), para gerar a mesma eletricidade ficará tão pesado quanto o alternador.

Abraços
paulorusso

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 04 Fev. 2010 23:16 #9

  • lureg
  • Avatar de lureg
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  •   
  • Mensagens: 17
Boa noite Paulo.

Para responder á sua pergunta;estou utilizando um motor electrico 220V com regulação de velocidade.
O que pretendo do alternador,é que gere 14V a muito menos rotação sacrificando a amperagem.
Por exemplo: 14V-1Amp. ás 500rpm.
Os transformadores fariam isso,mas não haverá outra forma mais simples?

O que aconteceria se eu duplicasse o nº de espiras no rotor ?

Obrigado.

Re: Modificar ALTERNADOR AUTO 28 Fev. 2010 23:36 #10

Boa noite,

Eu estou a utilizar um alternador de automóvel, num moinho americano que adaptei, tentei utilizar dínamos mas aqueciam muito e o desgaste das escovas era elevado, decidi então utilizar um alternador, retirei-lhe o regulador pois este fazia com que a carga mecânica fosse em função da energia pedida e não o contrário, liguei então um anel de excitação à massa e outro através de uma lâmpada de 12V como se faz nos dínamos.
Se quiser utilizar 24V na sua instalação, e eu apesar de não o ter feito recomendo pois as correntes e secções dos cabos são menores, pode utilizar alternadores de camião, que não tendo a certeza penso que são de 24V.

Qualquer dúvida estou disposto a ajudar.

BM
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema