Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Dump load para gerador eolico

Dump load para gerador eolico 18 Out. 2009 18:59 #1

Prezados amigos,

Como não sou conhecedor de eletronica, gostaria de saber se alguem dispoe de algum circuito que trabalhe como um dump load para um gerador eólico, pois comprei um inversor grid tie para converter energia eolica para injetar na rede em monha residencia e este trabalha com tensões entre 14 V e 28 V DC, mas minha preocupação é quando o vento estiver forte e a tensão gerada passar deste valor.
Desta forma, preciso de um circuito que coloque um resistor para dissipação quando a tensão chegar proximo aos 28 V, e retire este resistor quando passar um tempo a ser ajustado.

Fico no aguardo de alguma ajuda.

Um abraço a todos

Jose Americo

Re: Dump load para gerador eolico 19 Out. 2009 02:38 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Julgo que a tensão que se refere já se encontra rectificada, passa por uma ponte rectificadora ou díodos antes desse valor.

Para assumir um valor máximo, terá de regular esse valor para um máximo permitido, ou seja, quando existe demasiada tensão ela é regulada ou dividida, se for regulada terá que utilizar um sistema com transístores de modo a que, quando o valor for atingido não exceda esse valor, em função da corrente que circula, pode ser complicado fazer isto.

A outra forma, é usar o principio que está no site no controlador de carga, Controlador de carga quando a tensão atinge um determinado valor, liga uma relé que desvia para outro circuito, como neste caso queremos reduzir (se entendi bem)
o circuito ligará a um divisor de tensão quando os valores são atingidos.

Atenção à corrente, e o principio do circuito do controlador pode ser adaptado mas tem de existir alteração no valor das resistências, neste caso à áreas que não vão ser utilizadas, as baterias, ventiladores etc etc etc
Última Edição: 24 Nov. 2015 20:58 por Rui.

Re: Dump load para gerador eolico 19 Out. 2009 04:04 #3

Rui,

Mais uma vez obrigado pela pronta resposta.
Realmente o meu problema será quando a turbina estiver sobre forte vento, e a tensão de saida do gerador trifásico já retificada estiver passando dos 28 V. Eu pensei exatamente neste divisor de tensão, tendo o resisitor de dissipação em série com a saida do gerador e o inversor. Em paralelo com o resistor de dissipação, eu colocaria um relê que ficaria NC. Quando a tensão chegar a 28 V, este rele recebe um comando e abre, colocando o resistor em série e baixando a tensão na entrada do inversor. O meu problema está no circuito que irei utilizar para fazer este comando, pois eu não tenho uma bateria para alimentar, este circuito teria de ser alimentado pela saida do gerador, que pode variar a sua tensão. Se puder me ajudar neste ciruito te agradeço muito.

Um grande abraço e obrigado.

Jose Americo

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema