Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Pequeno aerogerador *-1Amp/h

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 16 maio 2009 00:35 #11

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Ao rodar continuamente está a gerar corrente, a única forma de verificar o que está a gerar é utilizar um osciloscópio e verificar.
O que acontece muitas vezes é a ligação estar a anular-se, e como é que isto acontece ?
Se a frequência for muito levada, muita rotação, os díodos podem não rectificar, é pouco provável.
Se a tensão for inferior a 0,8v, a junção PN de um díodo apenas funciona acima da tensão da junção, se o díodo for de silício.
verifique a tensão com um multímetro em AC, ligue em série vários enrolamentos até obter no mínimo 0,8V

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 18 maio 2009 08:41 #12

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Bom dia


Editei o post porque entretanto fui testar de novo.

Alterei o rectificador e testei com uma aparafusadora.

A confiar nos dados da aparafusadora estaria a rodar a 1000 rotações/min

Produz 5,5V e com uma intensidade de 0,08A

Tentei com uma ventoinha de 20cm de diametro com 2 pás e não roda apesar de estar algum vento.

É muito pouco e pela dificuldade de rodar creio que só em dia de vendaval é que conseguiria arrancar

Vou continuar a pesquisar para tentar outro motor.

Já tentei com um dinamo de bicicleta (indica 12V e 5,5W) Não é mau mas (há sempre um mas...) tem muita dificuldade para arrancar.

mais uma vez obg
Última Edição: 18 maio 2009 10:55 por treta.

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 21 maio 2009 22:22 #13

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Um dos problemas dos geradores eólicos é fazer a transição da energia mecânica para o gerador, a melhor forma de evitar a resistência do mecanismo do gerador é utilizar um desmultiplicador mecânico.

Um roda maior ligada ás pás e uma pequena ligada ao rotor ou o inverso (depende do motor e do tamanho das pás), o mesmo processo usado nas bicicletas.
Algumas ventoinhas têm este (des)-multiplicador dentro.
Melhor ainda, mas mais complexo, é um sistema de embraiagens redutoras, estas embraiagens são muito comuns nos copiadores e impressoras podem ser usadas directamente, experimente.

Um outro processo, para pequenos geradores, é utilizar correias de transição mecânica, é o mesmo processo usados nos gravadores de fita, por exemplo.
Última Edição: 21 maio 2009 22:24 por Rui.

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 22 maio 2009 10:52 #14

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Rui bom dia

Estou a tratar de arranjar maneira de "fazer" a eolica com este motor para testar.

Já o testei na mão e arrancou e rodou. A questão que eu quero testar é se quando ele não arranca tambem não valeria a pena uma vez que a rotação seria demasiado baixa e portanto a produção de energia seria pouca ou nenhuma. Ou seja, se calhar não adianta arrancar com pouco vento. É isto que eu quero perceber.

Depois ver se consigo perceber se este motor carrega efectivamente uma bateria de automovel.

Como já disse seria para complementar um painel solar que já está instalado e que tem um regulador de tensão.

Como terei de ligar o aerogerador? Que devo fazer para que a corrente não "passe" para o painel ou do painel para o aerogerador? Terei que ter cuidados nesta ligação, não é?

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 26 maio 2009 20:21 #15

  • treta
  • Avatar de treta
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos
  • pt  
  • Mensagens: 61
  • Agradecimentos 3
Boas

Espero que o Rui (ou outro companheiro) me possa esclarecer:

Já tive o motor a rodar com um pouco de vento e chega a gerar à volta de 10V.

Intercalei uma lampada de automovel - 12V e 5W - não acende e indica-me 0,16 A.

Estes valores permitem carregar/manter uma bateria?

Obg

Re: Pequeno aerogerador *-1Amp/h 26 maio 2009 21:04 #16

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
As contas são simples de fazer, a lâmpada como resistência pura tem um consumo de: I=P/V, I= 5/12,
I= 0.416A, se temos 0,16 A com 10V não pode acender acorrente é insuficiente para colocar o filamento ao rubro e produzir luz.

Há um valor mínimo de carga para uma bateria, varia em função dos materiais, do tipo de bateria e do fabricante, consulte as especificações técnicas da bateria que pretende carregar.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema