Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Geradores eólicos trifásicos

Geradores eólicos trifásicos 21 Mar. 2008 14:08 #1

Boas,

Tenho dois motores trifásicos em casa e gostava de poder fazer deles geradores eólicos, mas existem vários problemas.

- Ambos tem uma rpm de aproximadamente 1500 - 2000 e consomem cerca de 2500 a 3000 W. Para eu utilizálos como geradores tenho de os fazer "girar" as rotações do seu foncionamento ou não tem nada a ver?

-Outra coisa que gostava de saber é como que se armazena a energia por eles produzidos, isto é se tem baterias próras ou se é necessario um controlador qualquer.

-por fim, existem varios programas para computador desenvolvidos para fazer a arquitectora de placas e seus componentes como o protel (único que conhece, se poderem podem sugerir outros?) o problema é que eu ja foi a diversas lojas e ele dizem que não têm. Se alguem souber onde se arranja poderiam dizr?

Obrigado pela vossa ajuda, quanto ás características dos motores eu ponho mais tarde!:silly:

Re: Geradores eólicos trifásicos 21 Mar. 2008 14:56 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Um gerador ou motor se não tiver imãs permanentes não pode gerar energia excepto se tiver arranque antes, se reparar o número de rotações é muito elevado para existir uma possibilidade de rendimento com turbinas de reduzida dimensão, usar motores trifásicos para gerar energia a partir do vento é algo complexo pq exige turbinas muito grandes e arranque, existiram alguns casos em que os motores foram desmontados e foram incorporados imãs permanentes de neomídio em substituição de um dos enrolamentos.
-posteriormente terá de ter um controlador de carga e armazenar a energia em baterias ou, se algum operador comprar essa energia ligar a esse operador.
-Existem alguns programas disponíveis no site para desenhar placas de circuito impresso, faça o download na área de software na secção de downloads e verifique qual se adapta melhor.

Re: Geradores eólicos trifásicos 21 Mar. 2008 18:20 #3

Como tinha dito aqui estao as defenições de um dos motores(com rotação mais baixa), acontece que exagerei um bocadinho nas referências que tinha dito:unsure: (Ainda estava a dormir)
Escrevo as indicações como estavam na chapa do motor...

-Asea Mot. 3~50Hz IEC 34 IP54
MT100LA28-4 Class F
2.2 KW 1430r/min cos (?) 0,8
380V (gama) 380-420V(gama) 5.4A
220V(teta) 220-240V(teta) 9.4A
Cat. No. MK110022-S

Se como diz a rotação é muito alta e o motor pode não ter íman (onde poderia eu comprar um íman de neodímio, de preferência) e se eu optasse por um monofásico qual a rotação indicada?

Obrigado:laugh: :) :)

Re: Geradores eólicos trifásicos 26 Mar. 2008 12:00 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Este tipo de projectos de modificação implica uma alteração total no motor não se rentabilizando de forma eficaz, nem produção posterior, nem nos custos.
Vejamos, a força necessária para movimentar o motor é muito elevada, isso implica que tenha de existir uma série de condições pás de turbinas muito grandes. A aquisição de imans de neomídio para um motor desta dimensão tem um custo muito elevado, de salientar que os imans ficam a menos de 1 mm dos enrolamentos o que implica um trabalho de precisão dentro do motor. O iman de neomidio têm a particularidade de ser muito pouco maleável, é preferível, com os custos deste projecto, adquirir um gerador eólico de 1000w em vez de alterar um motor deste tipo.
Última Edição: 26 Mar. 2008 12:02 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema