Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Teste de Transistor

Teste de Transistor 11 Jun. 2020 18:02 #1

  • almamater
  • Avatar de almamater
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 10 anos
  • pt  
  • Mensagens: 118
  • Agradecimentos 5
Olá,

Para testar um transistor tenho esta ideia:

NPN
Positivo na BASE --> EMISSOR : >0 OK
Positivo na BASE --> COLETOR : >0 OK

EMISSOR --> BASE: 0\OL OK
COLETOR --> BASE: 0\OL OK

EMISSOR <---> COLETOR não pode haver leitura. OK

PNP
Positivo no COLETOR --> BASE: >0 OK
Positivo na EMISSOR --> BASE: >0 OK

EMISSOR <---> COLETOR não pode haver leitura. OK

Entretanto tenho aqui alguns NPN TIP122 (BCE) e todos eles têm uma leitura correta entre a BASE e o E\C mas o que acho estranho é que entre o EMISSOR->COLETOR existe uma leitura de .493 (a resistência é de 166.8K). Do Coletor para o Emissor já não há qualquer leitura, é normal?
Última Edição: 11 Jun. 2020 18:03 por almamater.

Teste de Transistor 11 Jun. 2020 19:33 #2

  • Electrohd
  • Avatar de Electrohd
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top10 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 2432
  • Agradecimentos 356

Boa noite,

Já consultou o datasheet?

Estamos a falar de um Darlington.
O trabalho dignifica o Homem
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Rui, almamater, JForum

Teste de Transistor 11 Jun. 2020 20:42 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
No site nesta url existe a forma de medir transistores, No entanto, verifique se é mesmo um NPN ou PNP e se não tem resistência ou díodo entre o C -> E. Muitas vezes esqueço-me e só quando vejo valores pouco prováveis no multimetro é que me lembro.
www.electronica-pt.com/componentes-eletronicos/transistor-tipos/testar-transistores-diodos

Por isso, conforme referiu Electrohd, verifique primeiro que tipo de componente é:




Note que os valores medidos variam de aparelho para aparelho, não se pode referir que uma junção PN tem determinado valor ohmico, apenas que conduz. Até porque as junções têm diferentes quantidades de material na junção EB e BC.
Última Edição: 12 Jun. 2020 09:00 por Rui.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: almamater, JForum

Teste de Transistor 22 Jun. 2020 10:05 #4

  • JForum
  • Avatar de JForum
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 3 anos
  • pt  
  • Mensagens: 2
Peço desculpa mas preciso de esclarecer uma coisa, recentemente fiquei preocupado com um transistor porque "involuntariamente" ocorreu um pequeno acidente de ligar o coletor de um TIP145 ao Ground, ou seja uns (-)~30-40V que tiveram por 1 seg uma ligação ao Gnd do circuito.

Foi algo muito rápido, um pequeno fio com a ponta descarnada tocou na parte metálica do transistor (que está isolada por uma mica) e o parafuso (este por sua vez está a tocar no chassis\Gnd). Fez uma faísca e deixou um pontinho preto mas continua a funcionar bem.

Acham que deva substituir ou, uma vez que continua a funcionar bem, tive sorte e não queimou nada?

Teste de Transistor 22 Jun. 2020 12:03 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Se continuar a funcionar é porque aguentou, às vezes, mesmo em condições extremas os componentes conseguem aguentar. Outras, o problema manifesta-se de imediato ou a curto prazo.
Neste tipo de acidentes eu normalmente deixo, o pior que pode acontecer é ter de voltar a verificar e a reparar.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema