Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Multimetro Explodiu!!!

Multimetro Explodiu!!! 17 maio 2008 22:28 #1

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Olá caros Colegas! esta é uma curiosa situação que um colega meu passou. ele foi medir uma chave tipo faca com 3 fuziveis 110v terra 110v ou seja uma chave com o total de 220v. nesta chave quando conectamos uma extenção mesmo sem carga nenhuma percebemos um pequeno sentelhamento indicando uma possivel alta tensão. então ele colocou a escala do meter em 500v e quando encostou as 2 pontas de prova onde se deveria ler os possiveis 220v o meter simplesmente explodiu quase ferindo o caro colega. quando indagado o que teria acontecido só soube explicar para ele que se trata de uma tal de categoria CAT ai ele me disse. o meu meter era categoria CAT II
e eu disse deve ser isso. sera? o que vocês acham disso?

Obs: esta chave se encontra num painel de distribuição de um Predio logo apos o Trafo de Rebaixamento na cabine.

Re: Multimetro Explodiu!!! 11 Set. 2008 22:32 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Só para esclarecimento do amigo luciobrit,isso só aconteceu pelo facto do teu amigo ter escolhido a escala errada no multimetro.Nos múltimetros com proteção automatica isso não pode acontecer(embora não exista regra sem excepção).
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: Multimetro Explodiu!!! 14 Set. 2008 14:20 #3

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Eu tambem acredito que ele tenha errado na escala do multimetro, mais ele jura que estava em 500 VAC. é importante lembrar que quando isso aconteceu ele estava usando um multimetro ching-ling sem categoria de segurança nenhuma hoje ele utiliza´para esse fim um multimetro da minipa cat IV
e não teve mais problemas. e muito importante ter cuidado com alta tensão aliada a alta corrente né!

Cumprimentos!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema