Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Capacimetro para ler menos de 1 Pf

Capacimetro para ler menos de 1 Pf 26 Abr. 2008 19:27 #1

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Olá Colegas estou com uma pequena dúvida e se alguem puder responder eu agradeço!

Eu ví numa loja de equipamentos de teste para a eletronica um capacimetro com muitas
escalas e o MC 152 da Minipa. mais o que me chamou a atenção foi o fato de ele estar preparado para ler capacitores abaixo de 1Pf o menor valor é 0.1Pf que eu ainda não consegui descubrir a que submultiplo ele pertence o que estaria abaixo de (Pico faraday) e nem a que area da eletronica se usa capacitores abaixo de 1Pf confesso que tambem nunca vi um capacitor com menos valor do que 1PF. que valor é esse 0.1PF ???.

Obrigado!

Re: Capacimetro para ler menos de 1 Pf 26 Abr. 2008 23:11 #2

  • psy8421
  • Avatar de psy8421
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Ora viva.

Um capacímetro para medir capacidades tão reduzidas não será de muito uso, no trabalho normal de reparação em electrónica. No entanto, uma resolução de escala de 0.1 pF interessa para a melhor precisão da medida.
Pessoalmente, o condensador mais pequeno que soldei deveria rondar os 7pF (SMD).
No entanto, haverá trabalhos em que capacidades nessa ordem de grandeza interessem, nomeadamente no cáculo e fabrico de motherboards para pc, em que as pistas estão sobrepostas tão perto que criam capacidades -capacidades parasitas- que devem ser tidas em conta, tendo em vista e exactidão de uma motherboard, com cerca de 9 camadas!..

Uma capacidade de 0.1 pF equivale a 100 fF (femto-Farad).

(1pF=1x10^-12 F) e (1fF=1x10^-15 F).

O meu amigo deve ter visto um erro de impressão na caixa do capacímetro, ou então trata-se mesmo de um "Pico-capacímetro".

Já se vê de tudo, made in China.

cumprimentos

Re: Capacimetro para ler menos de 1 Pf 27 Abr. 2008 14:11 #3

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Obrigado pela resosta! eu sabia que se tratava de 100 ou seja 0.1Pf só não sabia 100 o Que??

São varios instrumentos de varias marcas que tem esta faixa de medição o curioso e que não

Encontrei aplicação pratica para ela. eu já fiz algumas experiencias com transmissores de RF

Onde eu usei capacitores ceramicos de 1.7 e até mesmo 1Pf mais nunca menos que este valor

então quando ví este valor 0.1Pf fiquei confuso. mais a tua explicação clareou as ideias Obrigado!

;)

Re: Capacimetro para ler menos de 1 Pf 27 Jun. 2008 20:59 #4

onde viste esse capacimetro e quanto custa no brasil ja vi mas aqui nao vi

Re: Capacimetro para ler menos de 1 Pf 28 Jun. 2008 15:29 #5

  • MFM
  • Avatar de MFM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 117
  • Agradecimentos 3
Boas...

Para os interessados em construir um bom capacímetro e medidor
de indutâncias (0,1pF-100nF resolução 0,1pF)-(0.01uH-10mH resolução 10nH).
Ver artigo neste link:

-http://ironbark.bendigo.latrobe.edu.au/~rice/lc/

Se fizerem uma pesquisa no Google vão encontrar muita informação sobre
este aparelho,existindo algumas variantes.
Aconselho a sua construção,bom aparelho para um circuito tão simples.

Cumprimentos.

MFM

Re: Capacimetro para ler menos de 1 Pf 28 Jun. 2008 17:35 #6

  • luciobrit
  • Avatar de luciobrit
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • br  
  • Mensagens: 93
  • Agradecimentos 7
Ok caro colega Paulo, aqui no Brasil este aparelho esta por volta de 150 reais
o que da mais ou menos uns 70 Dolares! e obrigado ao MFM pelo link do LC meter.abraços.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema