Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Ajuda na compra de osciloscópio.

Ajuda na compra de osciloscópio. 03 Abr. 2008 23:10 #1

  • news_js
  • Avatar de news_js
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 1
Olá!

Estou a aprender por conta própria electrónica e estava a pensar comprar um oscilóspio para uso amador. Eu ainda não sei exactamente quais serão as minhas necessidades futuras. Para já ainda estou a adquirir os conhecimentos teóricos necessários. Tenho como substrato os conhecimentos que adquiri quando fiz o ensino secundário na área de electrotecnia. Infelizmente na época estudava-se muita electricidade e quase nada de electrónica. Ai se no meu tempo tivesse a oferta que há hoje disponível... Actualmente ando a ler o excelente livro (2 volumes) "Princípios de Electrónica" de A. Malvino, e já comprei mais dois sobre electrónica digital (1 do mesmo autor) que vou estudar a seguir. Eu já tenho algum equipamento básico de electrónica, como mutímetro digital e analógico, equipamento de soldadura, fonte de alimentação e placas para testes (breadboards). Falta-me é um osciloscópio para não ficar "cego", sem visualizar os sinais.

Vou-me decidir por um analógico dos mais baratinhos de 2 canais. Ainda pensei comprar em segunda mão no ebay, mas desisti, tive receio de comprar...sem garantia...ainda para mais não percebo "patavina"... :unsure: Mais tarde, uns anitos, quando se justificar, perco a cabeça e avanço para um Tectronik digital novinho em folha. :P

Neste momento tenho dois osciloscópios em vista:

Um na Conrad.com, marca Volcraft que, segundo me disseram, é na realidade um GW Instek (fabricado na Malásia) "reempacotado" ou lá como é o termo... Este modelo não vem com pontas de prova. É de 30 Mhz analógico e fica:

Osciloscópio 319 EUR
Par de pontas de prova 45 EUR
Portes 22 EUR
Total 386 EUR

Outro modelo, na pt.farnel.com, também GW Instek, mas só de 20Mhz. Este já traz 2 pontas de prova. Fica:

Osciloscópio 259 EUR
Portes 9 EUR
Total 268 EUR

Ou seja, há uma diferença de 127 EUR por mais 10MHz. O que será melhor? Obrigado.

Re: Ajuda na compra de osciloscópio. 07 Abr. 2008 17:50 #2

  • Inaquera
  • Avatar de Inaquera
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 27
Ora viva!

O que acho mais apropriado pra si, como está a iniciar é melhor o de 20Mhz que já chega muito bem pra começar!! E é da maneira que poupa 127€ que já te dá pra outras ferramentas. B)

Cumprimentos
Última Edição: 07 Abr. 2008 17:52 por Inaquera.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema