Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: caracteristicas de um circuito electrico

caracteristicas de um circuito electrico 31 Mar. 2008 23:05 #1

ola. mais uma vez venho xatear com as minhas duvidas. mas como nao percebo nd de electronica as vezes faço perguntas estupidas.

desta vez a minha duvida e baterias
estive a pesquisar baterias para saber k bateria iria usar no meu esquema e foi-m apresentado algumas caracteristicas (tensao 'v' e capacidade 'Ah' ou potencia 'w' ). o que eu keria saber é que influencia directa tem essas caracteristicas na caracteristicas dos ou componentes (transistores, resitencias, reles, etc etc)da minha intalaçao

por exemplo a tensao é claro que eu sei que tem influencia nas caracteristicas de todos os outros componentes. mas capacidade 'Ah' e potencia 'w' tambem tem?
Última Edição: 31 Mar. 2008 23:06 por joanaccr.

Re: caracteristicas de um circuito electrico 01 Abr. 2008 09:03 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A lei de ohm define os valores eléctricos necessários para o funcionamento de um circuito, assim,
o Valor V de tensão é igual à multiplicação da resistência do circuito pela corrente que atravessa esse circuito em Amperes V=RI. A derivação desta formula indica-nos que potência tem ou é consumida pelo circuito, a potência é igual à multiplicação da tensão pela corrente P=VI.

Se um circuito é alimentado por uma tensão de 10V e consome 1A, tem uma resistência de 10 ohm e consome uma potência de 10W.

Em valores de acumuladores Ah, será o número de amperes que determinada bateria consegue fornecer por hora, ou seja, supondo que temos uma bateria com 20 Ah e com 10 V alimentando o circuito anterior (com 10 ohm de resistência), a bateria conseguirá manter o circuito a funcionar durante 20 horas
Última Edição: 25 Nov. 2015 16:00 por Rui.

Re: caracteristicas de um circuito electrico 01 Abr. 2008 12:45 #3

entao deixa-m ver s precebi. se eu comprar 1 motor electrico. a unica coisa k vou ter d ter em conta em relaçao as características da bateria vai ser a sua pontencia "v" pk todas as outras caracteristicamente so vao varia a autonomia da bateria certo?

Re: caracteristicas de um circuito electrico 03 Abr. 2008 10:40 #4

ninguém sabes responder a minha pergunta??? se faz favor

Re: caracteristicas de um circuito electrico 06 Abr. 2008 12:45 #5

ora viva!
para simplificar as coisas:

compras 1 motor de 12v,cujo consumo é de 250mA;
a bateria tera de ser de 12v para o motor e tera de ter corrente suficiente para o alimentar -no minimo 250mA; agora o tempo que o motor pode trabalhar com essa bateria ,depende da quantidade de "comida" que a bateria tenha armazenada; 250mA o motor trabalha x tempo;1000mA
trabalha mais tempo.....é tudo uma questao de ter mais ou menos comida(ou dinheiro)
como diria o outro,.....é a vida!
cumprimentos
Última Edição: 06 Abr. 2008 12:50 por kneissel.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema