Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds.

Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 18 Mar. 2008 23:24 #1

  • DNeves
  • Avatar de DNeves
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Olá pessoal!

Eu sou amador na area da electronica e estou com umas duvidas... isto porque tenho que fazer um projecto que consiste num mini gerador hidrico que vai alimentar um circuito de leds!

O meu problema esta no circuito que tenho de fazer para ter uma corrente estavel, dado que o caudal da agua vai fazer variar a corrente alterna produzida, que tem uma tensao de cerca de 10 ou 12 Volts...

Inicialmente pensei fazer um esquema de uma fonte de alimentaçao, mas depois o nosso amigo Rui aconselhou-me a fazer o circuito MAX639, para recarregar umas pilhas, assim a corrente seria muito mais estável! :)

Mas este circuito recarrega as pilhas independentemente da voltagem que receba?
E como é que eu posso fazer variar a voltagem de saida?

P.S. - A energia produzida vai servir para alimentar dois circuitos de 4 LEDS brancos de alto brilho, e um circuito de 2 LEDS vermelho. Vou ter interruptores para os ligar conforme quiser... mas a tensao fornecida aos LEDS vermelhos tem de ser diferente da fornecida aos LEDS brancos... certo? como é que vou fazer isso?...
Já agora, é preferivel ligar os LEDS em série certo?

Peço desculpa pela quantidade de dúvidas, mas é que estou mesmo à toa! :unsure:

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 19 Mar. 2008 22:14 #2

boas olha vou dar-te umas dicas que podes utilizar mas como tambem percebo pouco disto pode ser que alguem me corrija...
1º segue o conselho do rui no que diz respeito a alimentação...
quanto aos led´s se a alimentação fosse constante seria facil calcular uma resistençia. como é variavel o meu conselho é utiliza um diodo zener de 2,7v ou menos inversamente polarizado e liga os interruptores e depois os led´s em paralelo.
pelo sim pelo não coloca uma resistençia de 270 ou 330ohm

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 20 Mar. 2008 21:14 #3

  • DNeves
  • Avatar de DNeves
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Obrigado pelas dicas!
Se fizer o circuito como o Rui me aconselhou a corrente de saída vai ser estável! Isto porque sai directamente das pilhas que vao ser recarregadas!

Contudo penso que posso fazer variar a tensao de saída atraves do número de pilhas que puser a recarregar! tendo estas 1.2 V cada uma... se as ligar em série aumento a voltagem! penso que é assim que funciona !

Neste caso como faço? sendo assim é preferivel fazer as ligaçoes em paralelo?

Mais uma vez muito obrigado! :)

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 21 Mar. 2008 15:48 #4

mas como as pilhas estão ligadas ao gerador vais ter sempre uma tensão alta. coloca a mesma o zener na saida da pilha para não te queimar o led. as pilhas ajudam a regular a tensão se por algum motivo o gerador produzir menos e elas como teem carga mantem o circuito a funcionar. se ligares 2 pilhas em serie vais ter uma tensão de 2,4 e o led aguenta mas se o gerador produzir mais vais ter uma tensao maior. junta conjuntos de pilhas mas coloca um zener para os leds e a devida resistençia para não danificares os leds

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 21 Mar. 2008 16:30 #5

  • DNeves
  • Avatar de DNeves
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Hmmm.. Ok, vou fazer isso! :)

Por fim, uma ultima questao, o circuito MAX639 funciona com qualquer voltagem? Neste caso com voltagens entre 8 e 14 V, dado que o meu gerador produz isto... embora se ligar as duas bobines que possui em série consiga duplicar a voltagem para aproximadamente 16 ou 28 V... Mas penso que se fizer isto a amperagem vai ser menor... Se pudesse receber alguma dica relativamente a isto agradecia ! :)

Energia solar

Este é o link onde está o circuito, é o ultimo da página...

Mais uma vez, obrigado!
Última Edição: 24 Nov. 2015 20:40 por Rui.

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 22 Mar. 2008 15:44 #6

nesse caso aconselho-te a fazeres uma multiplicação no gerador para aumentares a rotação com o mesmo numero de voltas
quanto mais rpm der maior vai ser a sua tensão

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema