Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds.

Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 18 Mar. 2008 23:24 #1

  • DNeves
  • Avatar de DNeves
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 3
Olá pessoal!

Eu sou amador na area da electronica e estou com umas duvidas... isto porque tenho que fazer um projecto que consiste num mini gerador hidrico que vai alimentar um circuito de leds!

O meu problema esta no circuito que tenho de fazer para ter uma corrente estavel, dado que o caudal da agua vai fazer variar a corrente alterna produzida, que tem uma tensao de cerca de 10 ou 12 Volts...

Inicialmente pensei fazer um esquema de uma fonte de alimentaçao, mas depois o nosso amigo Rui aconselhou-me a fazer o circuito MAX639, para recarregar umas pilhas, assim a corrente seria muito mais estável! :)

Mas este circuito recarrega as pilhas independentemente da voltagem que receba?
E como é que eu posso fazer variar a voltagem de saida?

P.S. - A energia produzida vai servir para alimentar dois circuitos de 4 LEDS brancos de alto brilho, e um circuito de 2 LEDS vermelho. Vou ter interruptores para os ligar conforme quiser... mas a tensao fornecida aos LEDS vermelhos tem de ser diferente da fornecida aos LEDS brancos... certo? como é que vou fazer isso?...
Já agora, é preferivel ligar os LEDS em série certo?

Peço desculpa pela quantidade de dúvidas, mas é que estou mesmo à toa! :unsure:

Re: Tipo de rectificaçao. Circuito de leds. 19 Mar. 2008 22:14 #2

boas olha vou dar-te umas dicas que podes utilizar mas como tambem percebo pouco disto pode ser que alguem me corrija...
1º segue o conselho do rui no que diz respeito a alimentação...
quanto aos led´s se a alimentação fosse constante seria facil calcular uma resistençia. como é variavel o meu conselho é utiliza um diodo zener de 2,7v ou menos inversamente polarizado e liga os interruptores e depois os led´s em paralelo.