Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: baterias

baterias 09 Fev. 2009 00:22 #1

  • kendopt
  • Avatar de kendopt
Boas,
sou um novato pelos caminhos da electronica.
tenho uma duvida que para a mioria de vós deve ser de resposta muito facil.
Pelo que percebi atraves da observação de pilhas recarregaveis, existem varias capacidades ex: 1300mah,
1900mah, 2700mah ect.

posso entao concluir que por ex 2700mah é a quantidade de "eneriga" contida na pilha?
se este for o caso uma bateria de carro com por ex 75Ah desde que tenha a mesma voltagem de uma pilha "caseira" trata-se apenas de uma "pilha" com maior capacidade?

isto para chegar ao ponto que é:
posso ligar um aparelho de 12volts domestico a uma bateria de carro directamente?

eu penso que não...acho que me falta aqui qualquer coisa pelo meio.

desde já obrigado,
cumps

Re: baterias 09 Fev. 2009 02:22 #2

  • Digão AMD
  • Avatar de Digão AMD
Caro amigo kendopt,

É exatamente isto que você deduziu!

Se você possui um aparelho qualquer onde a tensão de entrada sejam 12VCC, SIM, você poderá ligá-lo em uma bateria de carros sem problemas!

Mesmo que a bateria do carro possa fornecer 1 MILHÃO DE AMPERES e essa é de 12VCC e seu aparelho também, independente da corrente que seu aparelho necessite para funcionar, caso o ligue em uma bateria de carro, ou caminhão, ou até de avião (rss) o seu aparelho só irá CONSUMIR a corrente NECESSÁRIA para o funcionamento do mesmo! Sendo assim, vamos a um exemplo: Voce possui um aparelho com caracteristicas iguais a: 12VCC 2A para funcionar. Sua Bateria tem especificacoes de 12VCC 50A. Voce podera utilizar a bateria sem problemas! O que acontecerá apenas é que seu aparelho poderá ficar ligado por muito mais tempo sem que seja necessário "recarregar" bateria!

Você pode concluir que 2700mAH significa que esta pilha pode fornecer até 2,7A por hora. E o 2700 significa a CARGA que a bateria pode ARMAZENAR (a quantidade de energia digamos) e consequentemente FORNECER para o circuito que se deseja alimentar.

Só lembrando: Um aparelho eletronico, qualquer que seja, apenas CONSOME a corrente de que ele necessita! NÃO importa se a fonte de alimentacao possui maior capacidade de fornecimento de corrente eletrica, o que importa é se a tensão de alimentação é compatível com a tensão de trabalho do circuito a ser alimentado.


É isso aí,
espero ter ajudado.


Sucesso,
Rodrigo Costa.

Re: baterias 09 Fev. 2009 10:20 #3

  • kendopt
  • Avatar de kendopt
Hum ainda bem :)

Quanto ao carregar e descarregar da bateria não há problema uma vez que será para usar com o carro a trabalhar, e quando este esta desligado a corrente a consumir será mínima.

Contudo mantém-se um a dúvida:

Porquê o uso de fusíveis (normalmente classificados por amperes)?
E a secção do cabo terá que ser apenas uma que suporte a carga que o aparelho vai usar?

Re: baterias 09 Fev. 2009 17:02 #4

  • Digão AMD
  • Avatar de Digão AMD
Amigo kedopt,


Com o carro funcionando realmente a bateria do mesmo é automaticamente carregada pelo alternador do carro.

Os fusiveis são importantes no quesito protecão. Isso quer dizer que se você ligar um aparelho qualquer na bateria do carro ou em qualquer outra fonte de tensao que seja, a importancia do fusivel é a de proteger o equipamento que seja contra curto-circuito de qualquer natureza, apesar de sabermos que os fusiveis nao sao os unicos para protecao de equipamentos, mas sim utilizados com outros componentes eletronicos (varistor, rele, etc) para uma protecao mais efetiva e segura dependendo do tipo de aplicacao que voce deseja. No mais, o fusivel tem a funcao de ABRIR caso ocorra um curto-circuito no equipamento alimentado evitando assim que esse curto-circuto (onde é gerada um excesso de corrente eletrica) se propague para outras seções prejudicando ainda mais os componentes e aparelhos.

Quanto ao cabo ou fio, é exatamente isso. Você deve utilizar um cabo que aguente determinada corrente do equipamento para este funcionar sem aquecimento excessivo, o que se caracteriza quando se usa um fio fino demais para a corrente necessaria.

Espero ter ajudado.


Grande Abraço,
R.Costa.

Re: baterias 09 Fev. 2009 18:20 #5

  • kendopt
  • Avatar de kendopt
Espero ter ajudado.

Completamente :laugh:

Não queria passar à acção sem ter certeza de que não iria danificar nada.

Penso usar o Arduino
em grande parte dos meus projectos pela sua facilidade de programação/comunicação com o computador.


Com a electrónica pretendo criar soluções bastante simples, mas com grandes efeitos.
Acho que há muita falta disso por ai :P.


Obrigado pela ajuda
Última Edição: 09 Fev. 2009 18:22 por kendopt.

Re: baterias 09 Fev. 2009 18:56 #6

  • Digão AMD
  • Avatar de Digão AMD
Amigo kendopt,


Penso como você!
Há muita falta de coisas úteis por aí!

Que bom que minha explicacao ajudou!
QUalquer coisa estamos aí.

ABração,
R.Costa.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema