Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: baterias

baterias 09 Fev. 2009 00:22 #1

  • kendopt
  • Avatar de kendopt
Boas,
sou um novato pelos caminhos da electronica.
tenho uma duvida que para a mioria de vós deve ser de resposta muito facil.
Pelo que percebi atraves da observação de pilhas recarregaveis, existem varias capacidades ex: 1300mah,
1900mah, 2700mah ect.

posso entao concluir que por ex 2700mah é a quantidade de "eneriga" contida na pilha?
se este for o caso uma bateria de carro com por ex 75Ah desde que tenha a mesma voltagem de uma pilha "caseira" trata-se apenas de uma "pilha" com maior capacidade?

isto para chegar ao ponto que é:
posso ligar um aparelho de 12volts domestico a uma bateria de carro directamente?

eu penso que não...acho que me falta aqui qualquer coisa pelo meio.

desde já obrigado,
cumps

Re: baterias 09 Fev. 2009 02:22 #2

  • Digão AMD
  • Avatar de Digão AMD
Caro amigo kendopt,

É exatamente isto que você deduziu!

Se você possui um aparelho qualquer onde a tensão de entrada sejam 12VCC, SIM, você poderá ligá-lo em uma bateria de carros sem problemas!

Mesmo que a bateria do carro possa fornecer 1 MILHÃO DE AMPERES e essa é de 12VCC e seu aparelho também, independente da corrente que seu aparelho necessite para funcionar, caso o ligue em uma bateria de carro, ou caminhão, ou até de avião (rss) o seu aparelho só irá CONSUMIR a corrente NECESSÁRIA para o funcionamento do mesmo! Sendo assim, vamos a um exemplo: Voce possui um aparelho com caracteristicas iguais a: 12VCC 2A para funcionar. Sua Bateria tem especificacoes de 12VCC 50A. Voce podera utilizar a bateria sem problemas! O que acontecerá apenas é que seu aparelho poderá ficar ligado por muito mais tempo sem que seja necessário "recarregar" bateria!