Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Sensor de luminosidade!!

Sensor de luminosidade!! 28 Jan. 2008 17:10 #1

Boa tarde! gostaria que alguem me pudesse ajudar em relação a este problema que nao consigo resolver sozinho!
Tenho um circuito em que a resistencia do sensor de luminosidade varia entre 200ohms (quando esta a receber mta luz) e 1,5M (quando está mto escuro) o problema é que esses valores nao sao exactos.... eu pretendia mesmo era alimentar o LED ou ou 3, com 5V! mas queria que so começasse a alimentar o(s) LED(s) numa escala por ex entre os 1Kohm e 1Mohm... a ideia é imaginem uma mini cidade em que quando estivesse a luz do sol a diminuir as luzes da cidade iam ligando aumentado a sua luminosidade lentamente até (no meu caso 5v) ...

outra hipótese é ... eu tenho um circuito que varia a tensao DC entre -5 e 10v... mas quero limitar essa tensao pra variar simplesmente entre 0 e 5V ... há maneira de o fazer?

gostaria que me dessem algumas ideias de como o fazer!!

Obrigado

Re: Sensor de luminosidade!! 28 Jan. 2008 22:18 #2

  • Dummy
  • Avatar de Dummy
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 2
se percebi o teu problema penso q a solução passa por um divisor resistivo.. alimentas a 5Volts poes o um L.D.R em serie com uma resistencia que teras q dimensionar.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema