A grande diferença é que o arduino é um placa de desenvolvimento, por outro lado, o raspberry é uma placa SBC (single board computer). É, por isso, muito mais poderoso do que o arduino, tem vídeo, saídas USB, HDMI, muitíssimo mais rápido, programação em cartão micro usb, 1G de memórria RAM (varia com os diferentes modelos) em comparação com arduino que tem, 32K.
Isto permite executar programas muito mais complexos que podem ir até reconhecimento facial, algo impensável num arduino comum.
A forma de trabalhar também é diferente, no arduino descarregamos os programas (SKECTH), o Raspberry como computador que é, pode executar os seus programas a partir do cartão de memória (o substituo dos HDD dos computadores). Uma das coisas que mais facilita é a ligação através de RJ45, isso permite, de qualquer computador na rede ou internet, programar, executar alterar seja o que for.
O arduino pode fazer algumas destas coisas mas é demasiado complexo a sua inclusão. Porém, em aplicações simples estáticas, o Arduino continua a ter vantagem apenas por causa do preço. O raspberry tem várias versões com diferentes preços, há duas semanas comprei o nano a 8 euros cada placa.
Uma das coisas que mais utilizo no raspberry é o acesso remoto pela internet, muito simples de programar. estável, sem problemas. Por exemplo, para ligar algumas camaras de vídeo com acesso remoto.
O sistema base de linguagem é linux (raspberry PI OS), mas tem adaptações para vários sistemas, eu uso o linux UBUNTU, há quem use o derivado que vem instalado nos MAC. O windows também funciona, na minha opinião limita um pouco as funcionalidades pela forma como o windows gere a memória. para PC e MAC é usado o DEBIAN com o raspberry pi desktop.
Aqui fica a minha placa de testes, RPI III.
Esse projeto, tem uma camara de vídeo, permite acesso remoto ao vídeo, tem um medidor de temperatura e humidade, automaticamente envia por IR para o ar condicionado ligar ou desligar em função das condições pré definidas. Pode ligar qualquer dispositivo por infra vermelhos, remotamente ou em função de condições pré programadas.