Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Eletronica Digital, Microcontroladores, Robótica e Automação

TÓPICO: Arduinos e Raspberry

Arduinos e Raspberry 01 Abr. 2023 21:12 #1

  • Antonio-1
  • Avatar de Antonio-1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • Tempo livre é usado para estudar electrónica.
  • pt  
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 3
Boas,

Alguém aqui gosta de mexer em arduinos?

Arduinos:

UNO R3 SMD-Cable - uno r3
Micro USB-Cable - ch340

Estou para dar início a estes dois aqui em cima.

Toda ajuda é bem vinda!

Até já
:) . . .

Arduinos e Raspberry 03 Abr. 2023 14:41 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Existem outros utilizadores que usam o arduino e raspberry.

Há alguns artigos no site sobre o arduino e o mesmo para o raspberry há 4 ou 5 artigos que apenas precisam de uma dupla verificação.

Note que, desde que comecei a usar o raspberry, praticamente deixei de usar o arduino. A grande diferença é que o raspberry é um computador.

Este é um dos artigos que já está escrito mas que ainda não está disponível... aliás posso meter já online

Raspberry

Em relação ao arduino

No site existem alguns artigos sobre projetos, no fórum também.

Arduino
Última Edição: 03 Abr. 2023 14:41 por Rui.

Arduinos e Raspberry 03 Abr. 2023 16:53 #3

  • Antonio-1
  • Avatar de Antonio-1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • Tempo livre é usado para estudar electrónica.
  • pt  
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 3
Boas,

Obrigado pelo link de info de Arduinos.

Me fale mais das utilidades desse pequeno computador Raspberry

Até já
:) . . .

Arduinos e Raspberry 03 Abr. 2023 18:33 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A grande diferença é que o arduino é um placa de desenvolvimento, por outro lado, o raspberry é uma placa SBC (single board computer). É, por isso, muito mais poderoso do que o arduino, tem vídeo, saídas USB, HDMI, muitíssimo mais rápido, programação em cartão micro usb, 1G de memórria RAM (varia com os diferentes modelos) em comparação com arduino que tem, 32K.

Isto permite executar programas muito mais complexos que podem ir até reconhecimento facial, algo impensável num arduino comum.

A forma de trabalhar também é diferente, no arduino descarregamos os programas (SKECTH), o Raspberry como computador que é, pode executar os seus programas a partir do cartão de memória (o substituo dos HDD dos computadores). Uma das coisas que mais facilita é a ligação através de RJ45, isso permite, de qualquer computador na rede ou internet, programar, executar alterar seja o que for.

O arduino pode fazer algumas destas coisas mas é demasiado complexo a sua inclusão. Porém, em aplicações simples estáticas, o Arduino continua a ter vantagem apenas por causa do preço. O raspberry tem várias versões com diferentes preços, há duas semanas comprei o nano a 8 euros cada placa.

Uma das coisas que mais utilizo no raspberry é o acesso remoto pela internet, muito simples de programar. estável, sem problemas. Por exemplo, para ligar algumas camaras de vídeo com acesso remoto.

O sistema base de linguagem é linux (raspberry PI OS), mas tem adaptações para vários sistemas, eu uso o linux UBUNTU, há quem use o derivado que vem instalado nos MAC. O windows também funciona, na minha opinião limita um pouco as funcionalidades pela forma como o windows gere a memória. para PC e MAC é usado o DEBIAN com o raspberry pi desktop.

raspberry.png


Aqui fica a minha placa de testes, RPI III.

placa-teste-raspberry.jpg



Esse projeto, tem uma camara de vídeo, permite acesso remoto ao vídeo, tem um medidor de temperatura e humidade, automaticamente envia por IR para o ar condicionado ligar ou desligar em função das condições pré definidas. Pode ligar qualquer dispositivo por infra vermelhos, remotamente ou em função de condições pré programadas.
Última Edição: 03 Abr. 2023 19:15 por Rui.

Arduinos e Raspberry 04 Abr. 2023 18:25 #5

  • Antonio-1
  • Avatar de Antonio-1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • Tempo livre é usado para estudar electrónica.
  • pt  
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 3
Boas,

Já fui ver isso e encontrei este:
pt.aliexpress.com/item/1005004931289989.html
Você me pode dizer algo a cerca desta placa com "processorwifi", eu posso usar Ubuntu nela e ter um acesso atravez da minha internet, que é wifi no meu quarto e meter um camara de video para ir treinando e apreendendo a mexer.
Uma pergunta que estou a precisar: preciso de um segundo computador com ecrã, rato e teclado só para navegar na internet. Isto é possível para mim? Ou fica mais barato comprar um computador portátil em segunda mão?
Gosto deste tema raspberry.

Até já
:) . . .

Arduinos e Raspberry 04 Abr. 2023 18:59 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Esse é o "raspberry nano" se reparar nas especificação tem wifi, eu apenas uso os nanos nos sensores ou ativadores, por exemplo. Temos 4 salas em que queremos saber a temperatura individualmente, cada um leva um sensor de temperatura e comunica com o servidor um raspberry mais poderoso. Um outro exemplo é o de regar o jardim, sem ter de passar fios para as plantas, cada uma leva um sensor ligados ao nano que por sua vez comunica com o raspberry central, ou seja, de uma forma simples, podem-se ativar as bombas para rega quando a planta precisa, ou por exemplo, deitar água sempre às 23:00.

A minha sugestão é que compre um RPI 3, que por si só, é um computador, pode ligar monitor, disco, meter mais memória etc etc

O wifi do router, é suficiente para comunicar com o raspberry e ligar à net, aliás, há outro artigo de como programar o raspberry como servidor de web através do router com um ip dinâmico. Não precisa de outro computador, o raspberry já é um computador onde pode ligar teclado, monitor e mouse. Se tem um computador wm windows pode trabalhar com o windows ou instalar uma partição ubuntu por exemplo.

Já coloquei um artigo para o arduino para usar remotamente com um subdomínio, por exemplo, aqui no electronica-pt.com, posso criar um rpi.electronica-pt.com que vai ligar ao raspberry.

O processo de acesso através da internet ao arduino e sua configuração é igual, no site no final da página seguinte, mostra-se como configurar um router para aceder externamente aos nossos computadores, arduinos raspeberry ou qualquer outra coisa.

www.electronica-pt.com/arduino/iot
Última Edição: 04 Abr. 2023 19:10 por Rui.

Arduinos e Raspberry 04 Abr. 2023 23:02 #7

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Aqui fica um exemplo, liguei o RPI de testes ao site do electronica pt, demorou 5 minutos.

VAI APARECER INDICAÇÃO DE LIGAÇÃO INSEGURA PORQUE NÃO INSTALEI O CERTIFICADO, NÃO TEM PROBLEMA NENHUM APENAS É HTTP E NÃO HTTPS.

Embora tenha a video cam, está desligada...

rpi.electronica-pt.com

Estou a captar os dados de temperatura e humidade com um sensor ds18b20 que produz estes dados

rpi.electronica-pt.com/ds18b20.php

Aqui um exemplo de controlo através da internet

rpi.electronica-pt.com/x-ledonoff-php/
Última Edição: 17 Abr. 2023 23:11 por Rui.

Arduinos e Raspberry 06 Abr. 2023 11:24 #8

  • Antonio-1
  • Avatar de Antonio-1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • Tempo livre é usado para estudar electrónica.
  • pt  
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 3
Sistema de irrigação automática auto rega diy kit jardim estufa flor bomba água do solo sensor umidade para arduino nano:

pt.aliexpress.com/item/1005004428148185.html
:) . . .

Arduinos e Raspberry 06 Abr. 2023 13:21 #9

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Falei na rega como exemplo, a mesma coisa que faz a rega faz qualquer outra coisa. Com o arduino tem de adquirir uma placa especifica... certo??

Com o raspberry basta usar as saídas e entradas. Não tenho de descodificar 8 bits porque de outra forma no arduino ocupo todas as saídas. Também no RPI posso enviar informação em série na mesma linha, no arduino não posso.
Última Edição: 06 Abr. 2023 13:23 por Rui.

Arduinos e Raspberry 06 Abr. 2023 21:03 #10

  • Antonio-1
  • Avatar de Antonio-1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 1 anos
  • Tempo livre é usado para estudar electrónica.
  • pt  
  • Mensagens: 90
  • Agradecimentos 3
Creio que o arduino Uno normal atende a este tipo de aplicação. É claro que mesmo o arduino Mega, está limitado.

Raspberry como é série? É passar informação para varias instruções (vários destinos) num só canal ou única ligação física, wifi, infravermelhos, bluetooth?
:) . . .

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema