Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc

Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 28 Abr. 2010 15:45 #1

Boa tarde

agradeço inf sobre a equivalência do diodo R2K pois não consigo arranjar igual ,já experimentei o R2KN mas este ao fim de algumas horas passa a curto.
caso possivel agradeço inf para poder visualizar o esquema tecnico para a samsung CB 5373T,julgo ter o chassi SCT11D.

obrigado a todos

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 28 Abr. 2010 17:23 #2

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa tarde.

Este tema foi debatido há muito pouco tempo e na realidade, ficaram informações que não são precisas.
O R2K, pela pesquisa que fiz, não se encontra no mercado e não é conhecido equivalente.

Surgiram então da mesma família o R2KN e o R2KY

R2K________150V____1.0A___100us (valores de fábrica datasheet)

R2KN______140V____1.0A___100us (valores de fábrica datasheet)

R2KY______120V____1.0A___100us (valores de fábrica datasheet)

R2KY______160V____1.0A___100us (informação dos fornecedores)

Não sei onde está a verdade nos valores de tensão de disrupção ou tensão zener, mas acredito mais no datasheet.
Fica o reparo e passemos ao caso concreto:
Neste chassis, o TV pode e deve trabalhar sem este diodo, se a fonte estiver a debitar as tensões para que foi projectada: 135V STBY e 125V PWR ON.
Como esta fonte quando, por qualquer motivo deixa de regular, o que acontece é que sobe descontroladamente e iria queimar algum material atá arrear completamente.
O projectista utilizou aqui o método mais simples para evitar essa desgraça.

Deve trabalhar com a fonte abrindo a linha do B+ e aplicando uma dummy load de 1/2A até conseguir a estabilidade da fonte.

Os últimos que reparei com esta fonte, utilizei o KIT SMR4020 que elimina o híbrido, o SMR40200 o diodo R2K e mais uns componentes.
Foi a solução que me tranquilizou a 100%.

Cumprimentos
Jose Luis

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 28 Abr. 2010 19:50 #3

Ok
josé Luis

aproveitando a sua opinião vou analisar novamente as correntes no hibrido e no SMR 4200C com esse zener em curto a fonte não arma mas vou estudar melhor o assunto.

obrigado cumprimentos

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 28 Abr. 2010 21:35 #4

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Eu também estou com o mesmo problema. Não consigo encontrar o R2K, que por acaso também é para uma tv Samsung com o chassis SCT11D. Aliás, ainda há poucos dias coloquei aqui um pedido de ajuda sobre o assunto.
Se como diz o nosso amigo José Luís, ( e eu também penso o mesmo) o chassis pode e deve trabalhar sem esse componente, porque razão não podemos colocar um zener normal de 150V, já que o mesmo serve apenas para proteger o circuito?
Quanto ao kit SMR4020, vou ver se encontro no mercado, pois desconheço este kit.

Bino

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 29 Abr. 2010 07:30 #5

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Bom dia.

Respondendo ao colega Bino, foi no seu tópico que ficou essa a ideia de que o R2KY seria para 160V e ao consultar o datasheet, dão-lhe o valor de 120V.

Quanto ao substitui-lo por um zener normal, não é aconselhável porque o diodo zener é utilizado como regulador de uma tensão definida, mas sempre associado a um circuito. Nunca ligado directamente a uma linha de tensão e a massa.
O R2K é um diodo avalanche, diodo supressor de transientes, pode trabalhar por fracções de segundo em regime superior ao que está previsto sem se deteriorar.

Se o R2KY se confirmar que é de 160V, pode utiliza-lo. Quanto ao R2KN está muito à tira.

Ensaie a fonte sem o diodo e com B+ aberto e com carga de 1/2A deve ter os 135V STBY e em PWR ON 125V.

Quanto ao Kit, deve encontra-lo na ASWO.

Cumprimentos
Jose Luis

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 29 Abr. 2010 22:18 #6

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Tem razão, José Luís. No datasheet de facto o R2KY diz que é de 120V. Onde eu colhi a informação dos 160V foi no site da Leiritrónica e da Servelec, o que talvez não sejam dados muito confiáveis. Peço desculpa se induzi alguém em erro.
Há ainda o diodo R2M que o datasheet indica uma tensão de 130Va 150V. Não será este diodo aconselhável para esta fonte?
Não entendi muito bem quando diz para ensaiar a fonte com o +b aberto e com carga de 1/2A. Que carga posso colocar? Uma lâmpada?
Obrigado.

Bino

Re:Equivalência ao Diodo zener R2K a 150 vdc 30 Abr. 2010 07:53 #7

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Bom dia.

Na realidade, encontrei uma informação sobre esse diodo e os últimos que utilizei foram precisamente os R2M e tenho indicação de que são para 142V.

Quanto à carga, pode utilisar a lâmpada, mas eu costumo usar uma resistência de 17W 270R ou 300R.

Cumprimentos
Jose Luis

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema