Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Leitor CD à base de CDM-4 (ou CDM-2)- imensas falhas, laser "chia"

Leitor CD à base de CDM-4 (ou CDM-2)- imensas falhas, laser "chia" 04 maio 2020 15:32 #1

  • joydivision
  • Avatar de joydivision
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 12
Então é assim, já é a segunda vez que me deparo com isto e por isso quero partilhar. Um leitor de CDs à base dos velhos mas bons mecanismos Philips (o primeiro que aconteceu era CDM-2, um Marantz, este mais recente um CDM-4, um Grundig) e que o laser está vivo e tudo parece bom, e até reconhece o CD, mas ao ler faz uma chiadeira estranha e há imensas falhas (skips) e raramente passa da primeira faixa do CD.

O problema é causado pelo seguinte: as bobines de foco da unidade laser estão presas por duas finas folhas de metal (que são molas) e nessas folhas a Philips decidiu colar uma fina peça de folha de plástico com uma estranha forma, tanto na mola de cima como de baixo. E acontece que a cola não é grande coisa e com a idade, elas podem cair ou mesmo perder-se. No primeiro, caiu à minha frente para cima da mesa de trabalho, daí que aprendi este truque: desmontei a parte da bobine e da lente de cima e voltei a colar a pecinha de plástico com uma pequenina gota de super cola. Problema resolvido, ficou bom!

Assim, quando este Grundig chegou às minhas mãos, primeiro tive de resolver outro problema (o disco tocava na gaveta, impedindo uma boa leitura), mas depois de resolver tudo ele continuava a não ler mais do que a primeira faixa e fazia a tal chiadeira. Fui ver e não é que faltavam-lhe as duas pecinhas de plástico! Teriam caído com o proprietário anterior e se perdido. E agora??? Jogar fora uma CDM-4 com laser perfeitamente bom que já não se fabrica??? Ou tentar resolver? É claro que tentei resolver e consegui. Cortei de um plastico fino transparente, daquele das embalagens, semi-rígido mas fino, uma forma o mais semelhante possível à peça original. Aqui tive ajuda pois tenho cá outra CDM-4 de reserva, perfeitamente boa, que tem as tais peças. Se tivesse que fazer de memória, não iria correr bem. É que aquilo tem de ser perfeito, é claro que feitas em casa não ficam a 100%, apenas 90. Colei-as com super cola, experimentei e sim! Muito melhor! O disco era lido com sucesso, sem chiadeira, até mais ou menos minuto 60. Depois começava a chiar cada vez mais, acompanhado de cada vez mais falhas. Fiquei um pouco decepcionado mas rapidamente descobri que a parte que prende o CD (que tem uma mola) estava relacionado, não sei porque, talvez porque se trata de uma questão de balanceamento. Então acabei por reduzir a tensão da mola, abrindo-a parcialmente, até que o CD deixasse de se forçado tanto para baixo (a explicação tem a ver com o focus offset, penso que por as cenas de plastico não serem iguais às de origem, as molas tendem a pesar menos, afastando a lente por norma menos do CD, ora se esse por cima é pressionado com força para baixo, a distância reduz ainda mais, são décimas de milimetros...). Depois ainda tive que ajustar o POT do focus offset para um valor totalmente fora do normal, foi de experimentar com muitos CDs, ficou a tocar muito bem, CDs comerciais lê sem chiadeira até ao fim, mesmo 80 minutos, alguns raros CD-Rs ainda falha um pouco a partir dos 78 minutos para a frente, mas é raro. às vezes os CD-Rs não começam a tocar logo, tem que se carregar uma segunda vez em Play, mas isso não é grave, eles acabam sempre por tocar. Digamos que é o que se consegue fazer um improviso. Seguem-se fotos.

O antes (sem pecinha de plástico na mola de metal):
DSC_0676_.jpg



A unidade de reserva boa, onde a peça está no sítio (decidi não abrir para não arriscar nada, vê-se a pontinha da peça à direita na imagem):

DSC_0677_.jpg


A unidade com problemas, já com uma das peças de plástico caseiras colada no sítio:

DSC_0678_.jpg



A parte de cima ainda sem a peça (vê-se bem aqui os resíduos de cola que seguravam a peça original!):

DSC_0679_.jpg



E por fim, também com a peça em cima instalada:

DSC_0680_.jpg
Os seguintes utilizadores Agradeceram: nilson10

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema