Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Marantz CD273 - não liga, sem sinal de vida

Marantz CD273 - não liga, sem sinal de vida 29 Mar. 2020 11:21 #1

  • joydivision
  • Avatar de joydivision
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 5 anos
  • pt  
  • Mensagens: 19
  • Agradecimentos 12
Então fui arranjar este clássico leitor de cds (com o famoso TDA1541 e o mecanismo CDM-2(4) da philips) por um preço ridículo porque estava morto, totalmente, sem sinal de vida. Calculei logo que não fosse nada de especial. E tive razão: rapidamente descobri que o selector de voltagem de rede estava avariado, não chegava a tensão da rede ao transformador. Como não é fácil de reparar (e cá em Portugal não faz falta), decidi retirar o selector totalmente e ligar as entradas correctas do transformador fixamente após o fusível. Bingo, deu sinal de vida. Mas não lia CDs. E não abria a gaveta, mas isso já é normal, quase. Decidi limpar primeiro a lente do laser, mas nada. Filmei com máquina digital - não tinha pontinho vermelho! Fiquei preocupado, mas decidi trocar primeiro o famoso condensador axial azul de 33uF da Philips que se encontra nas servo boards (a placa debaixo do mecanismo laser) nos CDM1 e 2, penso que no CDM4 já não, mas não tenho a certeza. Ora este modelo de origem vem com CDM2, mas muitas vezes só o laser é substituído com o CDM4 (melhor), ficando a placa servo CDM2. E sim, lá estava ele e troquei-o e bingo! Laser estava de volta à vida. Mas tinha alguma dificuldade em ler CDs. Notei que era o modelo de placa que tem um pot para ajustar o focus, para além do outro do laser. Verifiquei primeiro tensão do laser - estava boa, ou seja, Não mexer!! Fui fazer o ajuste de focus seguindo o service manual - melhorou, passou a ler quase tudo.

Decidi trocar todos os condensadores electrolíticos no leitor e fazer-lhe um par de modificações para melhor: reguladores de voltagem 7805 dedicados para o filtro (7220) e dac (TDA1541), bem como trocar opamps de saída por LM4562 e usar condensadores qualidade audio na saída, instalando em paralelo condensadores de 10nF. Também limpei e lubrifiquei tudo, instalei nova correia para a gaveta. Resultado: ficou a ler todos os CDs, mesmo CD-R, muito rápido a aceder, o som muito bom mesmo. Pronto para encontrar um novo dono!!


DSC_2287.jpg



DSC_2343_1.jpg




DSC_2348_1.jpg

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema