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TÓPICO: Reparação Nakamichi CR-3E

Reparação Nakamichi CR-3E 30 Jan. 2020 07:10 #1

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Reparação de deck de cassetes Nakamichi CR-3E

Ofereceram-me este deck de cassetes, dizendo-me que tinha problemas. De facto, nem os veios rodavam. Mas quando pesquisei e me apercebi das qualidades desta série de decks de cassetes da Nakamichi, decidi que ia repará-lo, para ficar para mim.

Tudo pareceu muito simples inicialmente: ao abrir, reparei que a correia das capstans estava totalmente desfeita, não só rasgada, a borracha estava a desfazer-se, ficando colada a tudo onde passasse. Encomendei um kit de correias, não foi à famosa Marrs, porque não queria gastar tanto sem saber se ia ficar bom, além disso acho um abuso os 40 dólares que cobram de portes. Mas foi a um vendedor minimamente reconhecido no Ebay. Decidi que não me importava se tivesse um bocadinho mais flutter e wow do que com a correia original.

O kit de correias chegou (sim, a outra pequenina também estava lixo) e troquei-as, e decidi experimentar, com uma cassete de música, e fiquei maravilhado com a qualidade do som, MAS.... passados trinta segundos a cassete parou. Carreguei em play outra vez, mas depois apercebi-me que do lado direito não rodava a cassete, e foi por pouco que não me comeu a fita estragando a cassete.
Levei algum tempo a diagnosticar o problema, era a tal história dos "blind spots" no motor de reprodução, problema típico com alguns Nakamichi (e outros decks que usam este transporte da Sanyo, a culpa é do motor ser barato). Suspeitava disso, mas a maneira de ter a certeza foi deixar aquilo em play e com os dedos começar a travar o veio do lado direito, e não é que havia certos sítios em que, em vez de abrandar, de repente parava completamente e não voltava a arrancar? Estava provado. Comecei a procurar motores, mas entre ser difícil e chegar à conclusão que seria complicado retirar o motor, optei por outro caminho, já tinha lido sobre isso, embora nunca o tivesse feito: recondicionar o motor. Encontrei um video algo limitado (link: ), mas que dá algumas pistas. Acabou por ser muito fácil, a tampa de trás do motor sai com facilidade inserindo uma chave de fendas de lado numa das pequenas ranhuras, fazendo de alavanca. Marcar antes com caneta permanente o local para depois saber em que posição voltar a montar! O truque do clip no fim para montar é fundamental para depois de acabada a limpeza voltar a conseguir inserir a tampa com os dois pinos-mola que fazem contacto com o comutador do motor, se não, os pinos não deixam espaço para o veio.
Estava realmente muito corrodido - usei uma pequena tira de lixa de água 2000 para esfregar no comutador até ficar a brilhar outra vez, bem como spray de desoxidante de contactos.
Voltei a colocar a tampa e experimentei - ficou impecável!

Pensei então que finalmente o deck estava pronto. Experimentei algumas cassetes, e sim, tocavam.
Mas algo não estava bem, apercebi-me quando comparei com um deck que tinha e que sabia que estava bem ajustado - este estava baixo. Gravei um tom de teste de onda sinusoidal de 400 Hz numa cassete naquele deck bom e então pus a cassete no Nakamichi e deixei a tocar enquanto ouvi com fones o tom de teste de 400Hz no youtube no meu telefone. Sou músico e não foi difícil afinar a velocidade do motor Capstan até as duas notas estarem completamente idênticas.
Problema da velocidade resolvido. Pus-me então a tentar digitalizar uma cassete antiga que gosto muito e queria conservar - pensei, agora que tenho um deck óptimo, está na altura certa. MAS - novo problema: um canal tinha um nível médio de som mais alto que o outro! Decidi experimentar gravar o sinal de teste de 400 Hz e não é que descobri outra coisa estranha: :blink: a onda parecia variar de local (deslocava-se), não sei se isso é consequência de flutter ou se seria alguma outra cena.
Decidi investigar e apercebi-me de mais uma coisa: havia um ruído qualquer mesmo sem cassete, parecia ser do mecanismo. Suspeitei dos cabos, alguma interferência, como tinha voltado a juntar cabos com abraçadeiras quando montei, decidi cortar as abraçadeiras e experimentar e voilá, os cabos do motor de reprodução tinham que ficar afastados dos cabos do motor Capstan, causam interferência (ou seja, não liguem à forma como os cabos estão juntos com abraçadeiras numa das fotos, pois isso foi o que causou o problema! agora estão juntos de outra forma, não cheguei a tirar foto). Decidi pelo sim pelo não soldar também um condensador um pouco maior (220 nF) em paralelo ao outro já existente no motor de reprodução, isso foi o que mais ajudou - o ruído desapareceu. Depois decidi ver as flywheels do Capstan, apercebi-me que uma não estava a rodar de forma 100% precisa e não era da correia. Decidi voltar a tirar tudo, e reparei que uma das flyhweels apresenta pequenas fissuras (vejam nas fotos) e além disso a superfície tinha alguma rugosidade, no próprio metal, talvez até da outra correia que se desfez (por muito bem que limpasse). Arrisquei e trabalhei com muito cuidado a superfície onde passa a correia, das duas flywheels, com lixa de água 2000 até ficar menos rugosa e mais brilhante. Tudo montado e experimentado e, sim, foi desta! A onda deixou de "dançar" em torno do ponto de zero, não sei se foi do condensador ou do recondicionar dos flywheels. Além disso, o som melhorou. Talvez menos flutter. Agora só faltou ver do nível diferente dos canais, isso levou cinco minutos, com o service manual e a cassete de testes e um computador para ver a altura da onda - bastou ajustar os dois potenciometros previstos para isso na placa principal do deck.
E assim foi, ficou impecável. Não ficou como novo, claro, pode ter mais flutter do que o original, devido à correia e às imperfeições (defeitos?) de uma das flywheels, mas claramente está bom e tem um som... fabuloso. Nunca tinha ouvido cassetes a ser reproduzidas assim.

P.S.: é claro que aproveitei para as cenas habituais a fazer com aparelhos antigos - limpar o pó com ar comprimido, lubrificar com lubrificante de silicone cuidadosamente alguns locais, como por exemplo os apoios dos capstans (evitando que chegue a qualquer peça de borracha!) e aplicar spray desoxidante nos contactos dos interruptores de folha. Limpei também todas as peças importantes de borracha e as cabeças. Não fiz um recapping porque não encontrei um único condensador com sinais de velhice, provavelmente graças à Nakamichi ter usado condensadores de qualidade. Mas talvez um dia venha a ser preciso. Penso que se conseguisse arranjar um flywheel em condições (Sem fissuras), mesmo usado, e claro, uma correia capstan de origem, ele ficaria perfeito. Talvez um dia :)


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Reparação Nakamichi CR-3E 09 Mar. 2020 11:38 #2

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Então acontece que aprendi o seguinte com este deck: motores recondicionados muitas vezes só voltam a funcionar durante um curto período de tempo. Voltou a parar a cassete aqui e ali. E descobri, fazendo finalmente a medição, de que o controlador não está a enviar a voltagem suficiente ao motor durante a reprodução da cassete - tem apenas 1,8V quando devia ter à volta de 3V (fast forward e rewind ele dá os 5,5V na mesma). Não conseguindo encontrar o problema, apesar do service manual, e tendo medido todos os componentes (o que me permitia assumir que podia até ser o IC ou então um problema dificil de localizar), optei por uma solução meio louca e radical, mas que senti que seria uma boa solução (e efetivamente foi): construí um pequeno controlador simples por PWM à base do 555 e um transistor de potência, sendo feita a comutação com dois relés entre esse sinal e o sinal original do controlador da Nakamichi (para poder usar rewind e fast forward sem dificuldades, é de notar que a polaridade do sinal se inverte). O sinal para ativar a comutação é obtido a partir de um dos sinais lógicos que vem do processador e manda ligar o LED de play no painel frontal. Assim, também na gravação o motor é alimentado pelo meu controlador PWM.
Tive que fazer algumas afinações do circuito inicial até ficar perfeito - ele trabalha a uma frequência elevada bem longe da banda audio. O torque é ajustável, claro, sendo esse o motivo de usar PWM, mantendo no entanto uma voltagem de 12V nos pulsos, o que é preferível para o motor quando operado lentamente.
Fiz depois a tal descoberta, que o motor recondicionado mesmo assim aguenta pouco, tendo que ser limpo regularmente, e fartei-me disso, fui ao EBay e mandei vir dois motores RF-500TB-12560 com veio longo, é o modelo perfeito a nível mecânico, comprei dois para deixar um de reserva, quem sabe se um dia volta a ser preciso (se na altura ainda houver cassetes a funcionar...).
A nível elétrico é adequado, pelo menos a reprodução de cassete ficou perfeita, nunca mais para, mas o rewind e fast forward ficou mais lento, não sei se me venderam motores com voltagem incorreta. Mas não faz mal, consigo aceitar isso.

Ficam as imagens de como fazer a troca do motor ainda o conselho de terem cuidado ao tirarem a engrenagem do veio do motor velho, pois pode saltar de repente e podem perder as peças (ia me acontecendo), que não há à venda em lado nenhum. Também devem ter imenso cuidado ao retirar as pequenas anilhas de plástico nos veios de acionamento da cassete para não os danificar.
Há um tutorial aqui que me ajudou um pouco: www.teacremotes.com/nakremotes/Geo/Scott_Nak_FAQ.htm#Motor%20(Sankyo)


O meu controlador PWM:
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O processo de mudar o motor:

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O novo já instalado:

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