Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio

TÓPICO: Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC

Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 14 Dez. 2010 23:11 #1

Coloegas,
tenho esta micro hi-fi LG XA42-D0U que não reconhece os CDs, segundo o cliente teve algum tempo parada e deixou de ler. Ja substitui a unidade optica SOHAD5 mas o problema mantem-se. Alguma dica?
Obrigado e Boas Festas.
Sérgio - Ourém

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 23 Dez. 2010 00:48 #2

  • CAOP
  • Avatar de CAOP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 259
  • Agradecimentos 12
Boa noite, Sérgio.

Essa óptica tem shunt de protecção? Caso tenha retirou-o? Caso tenha visto isso dê mais pormenores, pode ser que ajude. Tipo: A óptica faz focagem? Emite? Quando coloca o cd ele chega a arrancar ou nem sequer arranca?

Desejo um Feliz Natal a si e aos seus.

caop

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 23 Dez. 2010 00:57 #3

CAOP escreveu:
Boa noite, Sérgio.

Essa óptica tem shunt de protecção? Caso tenha retirou-o? Caso tenha visto isso dê mais pormenores, pode ser que ajude. Tipo: A óptica faz focagem? Emite? Quando coloca o cd ele chega a arrancar ou nem sequer arranca?

Desejo um Feliz Natal a si e aos seus.

caop

Boa noite colega,
sim o shunt foi retirado, a lente faz focagem 1 vez emitindo luz e o CD arranca , este processo demora não mais que 2 segundos indicando NO DISC.

Obrigado pela disponibilidade, desejo-lhe um FELIZ NATAL.
Sérgio - Ourém

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 23 Dez. 2010 01:20 #4

  • CAOP
  • Avatar de CAOP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 259
  • Agradecimentos 12
Estava a ver se tinha o manual desse modelo mas não tenho.
Como o cliente disse que esteve muito tempo parada o motor de spindle estará bom? Poderá ter ficado "preso" e não atingir a velocidade suficiente. Outra coisa que poderá ver é o flat que liga a óptica à placa, por vezes vincam e provocam maus contactos ou mesmo avaria permanente. Não coloque de parte a hipótese de a óptica que montou não estar boa, pois infelizmente andam no mercado muitos componentes de má qualidade. (Isto são as coisas que eu veria e o que em grande percentagem provoca as avarias de não ler cd´s)

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 23 Dez. 2010 01:34 #5

  • CAOP
  • Avatar de CAOP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 259
  • Agradecimentos 12
Não sei se com a óptica velha o disco chega a rodar, mas pode fazer o seguinte: coloque a óptica velha novamente e regule o potenciometro que ela tem para o lado direito (não estou certo mas para aumentar o ganho é para o lado direito). Com isto está a mexer no ganho do APC e a dar ganho ao laser. Se eventualmente ela começar a ler, mesmo que mal, ponha a hipótese de a óptica nova ter problemas. (atenção, isto nem sempre dá resultado, mas dá para tirar dúvidas quando se desconfia da óptica e não o deve fazer em ópticas novas pois reduz bastante o tempo útil de vida)

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 24 Dez. 2010 04:31 #6

Amigo Caop,
a unidade optia vem completa com os motores de girar o CD e movimentar a optica , faz precisamente o mesmo com a nova que com a velha. O flat cable pois não sei se poderá ser , ja me aconteceu em leitores de DVD ser mau contacto neste mas aqui ja o tirei e inseri varias vezes penso que se fosse mau contacto ja tinha sido eliminado. Aumentar o ganho no laser velho tambem ja tinha feito mas sem sucesso. Agora ficam as duvidas, poderá o motor da driver nova tambem vir preso? Será avaria electrónica na board?
BOM NATAL

Sérgio - Ourem

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 27 Dez. 2010 23:57 #7

  • CAOP
  • Avatar de CAOP
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 259
  • Agradecimentos 12
Boa noite, Sérgio


Quando me referi a um eventual mau contacto no flat referia-me a ele estar vincado e interromper alguma das pistas dele, não a mau contacto entre ele e a ficha da óptica ou da placa de control.Se tiver um flat igual não perde nada em colocá-lo no lugar do velho para tirar as dúvidas.. O motor do mecanismo novo estar preso não me parece. Não lhe sei dizer mais do que já lhe disse, só vendo o aparelho mesmo. Qualquer dúvida que tenha coloque

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 28 Dez. 2010 01:58 #8

Ok colega, eu desconfio que seja avaria no modulo electronico. O flat não aparenta ter problema, mas ao contrario do que referiu ja tive casos de mau contato entre o flat e a ficha. Desde ja agradeço a sua disponibilidade para me ajudar. Provavelmente irei entregar a aparelhagem ao cliente.
Obrigado e boas entradas em 2011.
Sérgio

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 28 Dez. 2010 11:21 #9

  • amram
  • Avatar de amram
  • DESLIGADO
  •  top5 em número de mensagens
  • Tecnico Eletrônica a 42 anos
  •   
  • Mensagens: 2688
  • Agradecimentos 7
Lendo todos os poste verifiquei que o motor spindle não foi medido sua resistencia ohmica que deve ficar entre 8 ohms a 12 ohms sugiro retirar o motor ou liberar os fios e medir com um multimetro digital,se medir com um analogico o motar irar girar sem informar precisamente o valor ohmico,mas tambem é um informação pois o torque tem que ter força suficiente para podermos parar o mesmo com alguma dificuldade.
Quando o motor está com uma resistencia ohmica baixa ,isto é,abaixo de 8 ohms o IC driver do motor ira aquecer muito,normalmente no visor apareçe a mensagem NO DISC .Boa sorte.

Re:Micro Hi-Fi LG XA42-D0U - NO DISC 28 Dez. 2010 13:47 #10

Boas, o laser novo tras a mecanica completa e o problema manteve-se.
Obrigado pela dica
Sergio

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema