Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
HI-FI - Audio
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61

SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 22 Jul. 2010 11:25 #1

Amigos estou com um som panasonic sa-ak250, ele liga normalmente funciona cerca de uns 5 segundos mas não sai som, depois aparece F61 do display e desliga ficando em Stand by. Algém teria alguma dica para me ajudar. Desde já agradeço.

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 22 Jul. 2010 11:45 #2

  • nilson10
  • Avatar de nilson10
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  • br  
  • Mensagens: 47
Ai,val!Ressolda os conectores da pci .Verifica tambem os saidas.

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 22 Jul. 2010 17:33 #3

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá coléga Francisco,bom dia para você !!
Hoje você está com sorte,espero que tenha um ótimo dia !!!
Essa linha SA-AK da Panasonic usa um microprocessador que se utiliza de uma rotina de códigos de erros.
Vários, são os erros que poderão aparecer no display,o técnico da rede autorizada possui uma lista com todos os códigos discriminados facilitando em muito o trabalho de análise.
Para o cód. F-61 diz o seguinte: verifique a tensão de +B(5,0),qualquer queda neste potencial provocará a inscrição do dito código F-61 no display.
Acontece que em muitos casos ,os aparelhos apresentam o c.i. de saída de aúdio em curto,e,lógicamente provocando a queda generalizada de todas as tensões,inclusive a de +B(5,0).
Desligue o ou os C.Is de saída de aúdio,depois ligue o aparelho e se o mesmo permanecer funcionando normalmente,obviamente sem som,estará confirmado problemas no C.I.,ok !!
É só repor outro novo e correr pro abraço !!
Por hora é só,espero ter ajudado e por gentileza,mande um retorno das suas conclusões,ok ?
Fui !!!!
Bom trabalho para você !!!! B) B)

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 22 Jul. 2010 18:34 #4

Amigo Vosdor, eu ja troquei a saida de audio e verifiquei os resistores, estão OK.
e ja desconectei a bandeja de cd, mas continua do mesmo jeito.
Mas que defeito chato!

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 22 Jul. 2010 19:44 #5

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá Francisco,meus cumprimentos !!!
Prezado coléga, eletrônica é assim mesmo,demanda muito conhecimento e raciocínio lógico,costumo falar entre amigos que a prática e a teoria andam de mãos dadas.
Perceba a diferença,eu só trocaria o C.I. da saída de aúdio,caso os procedimentos mencionados correspondecem exatamente como citei.
Esse aparelho,assim como toda a linha SA-AK da Panasonic usa esse sistema e vou lhe dizer,são excelentes,muito bom mesmo,não é à tôa que o precinho dos mesmos sempre ficam nas alturas.
Meu caro,tudo que mencionei anteriormente já bastaria,se você raciocinar um pouco,veja bem ,não sabia qual a significância do código F-61,agora já sabe.
Leia o tópico novamente,libere o consumo das malhas e verifique o funcionamento.
Pode até ser que trocou o C.I. à tôa,tente entender a explicação,depois faça oquê tem que ser feito e poste aqui para nós !!
Prefiro ensinar a pescar doque simplesmente dar o peixe,acho que você entende,não é ?
Valeu,bom estudo para você !!
Fui !! B) B)

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 26 Jul. 2010 10:54 #6

Amigos, dando uma geral nesse som encontrei Q5101, Q5102, D5102 e o Q5110 todos em curto, os troquei mas o som ficou sem audio, será que a saída de audio (IC5301) também queimou ?

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 26 Jul. 2010 21:40 #7

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá Francisco,bom dia para você !!!
Até que em fim você postou algo que tenha executado,só não estou lhe entendendo bem,pois disse que trocou a saída ,agora está novamente perguntado sobre a mesma,cara, você está realmente desorientado.
Estou à um passo de desistir de ajudá-lo,pois,percebo o quanto está despreparado.
Pelo menos notou que estes componentes que trocou,todos têm relação direta com a saída ?
Sou persistente,antes de desistir tenho uma dica pra você.
Quanto está dando nos coletores dos transistores Q5104 e Q5103 ?
Verifique aí para nós e post aqui no fórum,ok !!!
Valeu,estou aguardando.
Meus cumprimentos !!!
Fui !!! B) B)

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 06 Ago. 2010 17:34 #8

Amigos, analisando o som percebi que ta chegando no Q5110 16V, mas a partir dele, a voltagem só sai 0,2 V, porém ja troquei esse transistor, troquei o diodo D5102 (27 V), troquei também o R5114 (1K) mas continua saindo os mesmos 0,2 v. Tudo no som liga normal, porém sem audio, alguém teria algunha dica para me ajudar.

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 06 Ago. 2010 18:42 #9

  • Vosdor
  • Avatar de Vosdor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top5 em número de mensagens
  • "Dificuldades são estímulos p/ os que sabem lutar"
  •   
  • Mensagens: 2846
  • Agradecimentos 64
B) B) Olá Francisco,bom dia !

Caro Francisco,como vê a técnica de tróca-tróca de componentes não está lhe ajudando,daqui mais alguns dias e você estará montando outro aparelho.
Amigo,se quiser seguir adiante rumo ao futuro neste ramo é bom estudar,se atualizar,se aperfeiçoar,reciclar seus conhecimentos ,pois sem eles ficará cada vez mais difícil.
A minha dica para você é simples,leve o aparelho à uma Assistência Técnica,no final será mais rentável.
Não me leve à mal,é um conselho sincéro de um profissional que lhe quer o bem e só lhe deseja tudo de bom.


Valeu,boa sorte !!!
Fui !!! B) B)

Re:SOM PANASONIC, MODELO SA-AK250 - CÓDIGO F61 11 Ago. 2010 16:49 #10

  • nois
  • Avatar de nois
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 150
Não sei se ja resolveste o seu problema, ja peguei um som parecido que estava com o ci RSN 3502 danificado ao substituir o som ligou porém sem audio, pois bem bastou trocar os capcitores da linha de mute e um fusistor de 8.2 se não me engano e tudo voltou ao normal...
To sem esquema mas a tensão que falaste no Q5110 pelo que lembro é negativa quem o alimenta é o referido fusistor..
Boa sorte..
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema