Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro

Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro 09 Jul. 2019 12:58 #1

Olá pessoal, sou novo no fórum e peço desculpas se não estiver postando na categoria correta.

Tenho um amplificador "demolidor fwb-20" da meteoro para contrabaixo. Ele é novo, uso ele para estudo, no volume bem baixo, e estava funcionando normalmente até hoje, quando começou a fazer um barulho alto do tipo "zuuuuum". Esse barulho permanece com e sem o cabo do instrumento conectado. O potenciômetro de volume parece que parou de funcionar e não altera em nada o barulho. O som do instrumento não sai mais no amplificador. Apenas ouço esse barulho.

Alguma ideia de como identificar esse defeito?

Posso anexar um vídeo/áudio demonstrando o problema se for necessário.

Obrigado!

Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro 09 Jul. 2019 22:43 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Bem-vindo.

Esse é defeito tipico do circuito de potência, provavelmente transistors de saída.

Esquemas paara ajudar.

www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/amplificadores-meteoro/meteoro-demolidor-20016/

Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro 11 Jul. 2019 21:22 #3

Ok, muito obrigado. Vou tentar consertar.

Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro 12 Dez. 2019 13:44 #4

Bom dia amigos.

Eu levei o amplificador para uma assistência autorizada. O técnico fez o conserto, trocando o transistor KSP42 que estava em curto. Funcionou por alguns meses e agora voltou o mesmo problema: só faz barulho "tuuuum" no falante, mexer no volume não tem efeito nenhum, mas se eu conecto um fone na saída, dai funciona normalmente. o problema é só no falante externo.

Decidi abrir e testar todos os transistores conforme descrito nesse site www.vandertronic.com/index.php/teste-estatico-em-transistores-bipolares/ mas não achei problema em nenhum deles.

Não sei mais o que fazer. Alguma ideia?

Esquema: www.electronica-pt.com/esquema/audio/amplificadores-audio/amplificadores-meteoro/meteoro-demolidor-20016/

Se precisar posso mandar fotos da placa

Obrigado desde já!

Barulho no amplificador 'demolidor fwb-20' da meteoro 12 Dez. 2019 19:17 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Desligue o alto-falante.
Meça a tensão nos terminais deste.
Deve ser ~~0V.

Coloque na saída resistência de 10 Ohm
Meça a tensão nos terminais deste.
Deve ser ~~0V.

Se a tensão for diferente de 0V deve ter problema no estágio de saída.

Verifique a fonte tensões e riple em ambas as condições anteriores.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema