Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão)

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 13:59 #1

Prezados amigos, bom dia. Me perdoem se eu estiver utilizando o espaço inadequado e solicito orientação neste sentido. Vamos a minha dúvida;
Seguinte, comprei um amplificador Gradiente A-1 com defeito a preço de banana (ausência da chave seletora de tensão, curto-circuito nas fontes e troca do CI CA741 da PCI do VU's). Consegui uma chave seletora original, porém não estou conseguindo efetuar as conexões corretas dos fios dos trafos.
Após muitas tentativas os trafos fornecem apenas 37v + 37v e não os 47,5v + 47,5v informados no esquema. Tentei outras formas, mas fecha um curto ou fica fora de fase. Quando ligo os trafos fora da chave estes fornecem a tensão correta de 47,5v+47,5v. Não estou conseguindo entender as conexões dos trafos à chave seletora lendo o esquema. Então, peço-lhes encarecidamente para, se possível, vocês me enviarem alguma imagem dessa chave original com as devidas conexões dos fios, por gentileza. Os outros defeitos já foram sanados. Fico muito grato pela ajuda dos amigos.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: GradienteA1esquema.pdf
Tamanho do Ficheiro: 1,463 KB

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 16:57 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
A ligação normal é deste tipo.

Se o transformador/comutador é diferente coloque fotos , nº condutores e tipo de chave que comprou.
Anexos:

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 17:39 #3

Prezado colega Zurca, quem déra fosse uma chave comum como essa que você postou! Kkkkk. Se possível, peço que dê uma olhadinha no esquema que postei, talvez consiga entender melhor que eu esse tipo de chave. Vale lembrar que o ampli em questão possui fontes independentes para cada canal, sendo assim, dois trafos ligados nesta única chave, onde cada trafo possui 03 (três) enrolamentos com 05 (cinco) fios conforme esquema anexo. Ah, a chave que adquiri é original do modelo de ampli. Abraço e obrigado. ;) ;) ;)

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: GradienteA1esquema.pdf
Tamanho do Ficheiro: 1,463 KB

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 17:47 #4

Consegui uma imagem da chave em questão, talvez possa ajudá-los no entendimento. Obrigado. ;) ;) ;)
Chaveseletoradetenso.jpg

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 18:40 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Vamos ver .

Se reparar os 2 transformadores estão ligados em paralelo.
Ao comutar a tensão num comuta o outro.

A questão está em saber como esse comutador que arranjou funciona , será 4 polos 2 posições ?
Tente ,pf, verifique com multimetro e indique como funciona.


Notas:
No esquema parece indicar que para além das ligações dos transformadores também existem ligações entre pinos.

A imagem que enviou parece estar incorrecta.

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 03 Jun. 2019 20:52 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Pois.....

O sistema que tem é como a figura ?
Anexos:

Amplificador Gradiente A-1 (ligação da chave seletora de tensão) 30 Jul. 2019 14:44 #7

Bom dia, amigos. Me perdoem pela demora de resposta, estive viajando. Amigo Zurca1599 a chave é exatamente como essa que você postou. E essa chave que coloquei é original deste aparelho. Pra relembrar, como o colega citou essa chave possui 5 pinos de cada lado, posicionados de forma diferente em cada lado. E acho que você acertou quando sugeriu que os trafos estão ligados em paralelo sendo comutados simultaneamente. Cada trafo possui 5 fios, como citei anteriormente. E há conexões entre alguns pinos como no esquema, porém não consegui êxito nas minhas tentativas de obter os 47,5V conforme esquema, apenas 37,5V. Imagino que o fio amarelo do trafo que fornece 10 Volts seja pra somar com os 37,5V obtendo assim os 47,5V, mas não consegui achar a conexão correta, apenas curto-circuito e contra-fase. Obrigado pela ajuda. abraço à todos.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema