Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 19:03 #1

Olá, bem é o seguinte eu possuo uma coluna amplificada da marca acústica cujo modelo é k50, basicamente é conhecida como um "monitor de palco".

O que se passou eu nem entendo bem, esteve a trabalhar mais ou menos uma 3 horas seguidas ligada a uma mesa de mistura é importante dizer que não estava a trabalhar no volume máximo pelo contrário estava até baixo, e de repente começo a aperceber-me que o som falhava, fazia bommm(bastante grave) e voltava de novo pensei que fosse algum fio mal conectado na mesa de mistura, verifiquei e estava tudo ok.
Passado uns segundos deixou de dar o som e só fazia bommmm, desliguei tudo e liguei o telemóvel directamente, sendo uma coluna amplificada funciona, mas acontecia o mesmo, até que o led do power se desligou, tirei o fusivel(1A), fusivel queimado pensei boaa.

Bem após isto lá comecei a desmontar, assim á 1 vista pareceu me que as soldaduras do ci tda7294 estavam estaladas, já as passei, mas ainda não experimentei porque no meio de uns 10 fusiveis que aqui tenho, não tinha nenhum de 1A :pinch:


Agora a minha duvida é, será que pode ter sido este ci a queimar ?? :huh: :huh: devo arriscar comprar um novo ? Já agora o que eu vejo à venda é o tda 7294V, e o que lá está na placa não tem v o que me dizem disto ?


Eu não encontrei nenhum esquema da placa pela net, se calhar nem há :dry: ...

Pessoal agradeço que me ajudem porque eu preciso mesmo de por isto a funcionar rapidamente


Muito obrigado !!!!

Grande abraço

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 19:57 #2

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3181
Bem-vindo.

É provável que possa ser essa a causa.

Verifique as tensões de alimentação e filtragem.

Pode usar o 7294V , tanto quanto vi não existem diferenças .
Os seguintes utilizadores Agradeceram: vitormendes1999

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 21:10 #3

Antes muito obrigado pela tua resposta "Zurca 1599"

Sim vou medir essas tensões mal tenha o fusível de 1A, amanhã logo de manhã vou buscar esse material e logo dou noticias, em relação ao ci, ele é super barato custa nem 5€m isto era do meu pai, eu penso que ele já uma vez lhe tinha trocado este ci, agora eu não se for do ci não percebo o porque de ele queimar, será de usar a mesa de mistura (ela também amplifica), mas não faz grande sentido, porque o volume estava baixo, enfim...

Abraço e mais uma vez obrigado

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 21:19 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3181
Esses ci têm protecções internas.
Estas em condições normais protegem o ci.

Mas como tudo têm um fim.

Esqueci um outro ponto importante . Verifique o altifalante pois pode ter problemas .

Já agora tente verificar se o sinal de áudio na entrada do ci está perfeito.
Assim saberá que o circuito antes do ci está ok.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: vitormendes1999

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 21:43 #5

Pois isto realmente, este ci já tem uma grande horas de trabalho em cima...
Talvez possa ter sido o o volume de som que vinha da mesa que estivesse muito elevado e pode ter queimado já não digo nada...

O altifalante para testar, basta medir a sua resistência correto ?
Ele de aspecto está bom, e dava um bom som com 0 de ruído antes do sucedido ...

Amanhã vou fazer esses testes todos, porem têm de ser feitos com o ci fora, porque ela queima o fusível após um tempo mesmo sem estar a dar som...

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 21:51 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3181
A mesa de som não me parece ter causado isso.

Meça a resistência e se estiver ok tente ligar o altifalante a outo aparelho para verificar qualquer anomalia/distorção.

Note que se tem sempre esse sistema no máximo de potência isso sim vai encurtar o tempo de vida desse ci.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: vitormendes1999

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 22:18 #7

Ok ligo a um aplificador que tenho aqui...

Então é assim eu tenho a mesa que é amplificada ou seja ela serve para meter efeitos no som, e amplifica tudo isso, tipo se eu lhe ligar uma coluna normal só com altifalante ela vai trabalhar...
Depois o que eu faço é ligar a saida desta mesa à entrada do amplificador da k50, um exemplo hoje quando utilizei e deu este problema eu tinha o volume na mesa a meio, e no amplificador da k50 estava no nivel 4(têm 10 niveis).

Mas enfim é fazer os testes que me está a dizer e investir hehehe, só espero que o altifalante esteja bom :dry: :dry: que um monstro destes não deve ser nada de barato não...

Mas eu estou inclinado para o ci mesmo não sei porque algo me diz que é dele hehehe espero que sim :blink: :woohoo:
Última Edição: 06 Set. 2017 22:19 por vitormendes1999.

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 22:47 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3181
Ok pode ser esse o defeito mas não esqueça os outros pontos.

As tensões/filtragem do + e - do ci também podem provocar efeitos desse tipo, logo verifique, como disse antes.
um condensador da fonte com perda de capacidade por ex.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: vitormendes1999

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 06 Set. 2017 23:00 #9

ok , ehehe amanhã acordar cedo e verificar tudo isso e comprar o que for preciso, depois coloco aqui a informação e o que consegui fazer...

Obrigado pelas dicas/soluções quem sabe...

Abraço :)

Coluna Amplificada (Acústica k50 Keyboard Amplifier ) URGENTE 07 Set. 2017 17:06 #10

Boa tarde, bem hoje já estou mais feliz :) :) ;) ;)

Fui á mixtronica, loja local daqui pedi o tda 7294, e eles lá mo arranjaram na hora e até nem tem esse tal v que tinha dito..
Trouxe logo 4 fusíveis de 1 A não fosse acontecer algo e já ficavam de reserva...

Antes de trocar o ci, vi os condensadores todos, não estava nenhum inchado, após isto avancei e troquei o ci , ao tirar o velho verifiquei que estava mal apertado e a pasta térmica estava ressequida....

Passei também umas soldas que me pareciam ter os dias contados e enfim ci no lugar pasta térmica nova tudo apertado toca a ligar :blink:

E PERFEITOO funciona na perfeição acho que até ficou com um som melhor, já esteve aqui a trabalhar uns 15 min com musicas pesadas e impec não rebentou, mas amanhã já lhe vou fazer a rodagem :blush: :woohoo:

Enfim mais uma vez obrigado Zurca ;)

Grande abraço se precisares de qualquer coisa apita ...
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema