Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Dicas para aumento de POTENCIA

Dicas para aumento de POTENCIA 08 Set. 2011 21:21 #1

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas caros colegas

Tenho aqui um amplificadir Made in CHINA que gostava de lhe dar mais um bocado de potencia...

Então... vi o manual dele e diz que só da 30wrms a 8ohms e dizem que o indicado seria usar colunas de 4 a 6 ohms...

Ele usa 2 pares de 2SC5198 e segundo o sheet dele, está certificado para 70W mas deve ser a 4 ou 6 ohms...

O que eu queria...

Aumentar a potencia do bixinho para poder andar ao menos nesses 70W mas RMS a 8ohms, eu sei que pode ser uma anedota, pois a fonte é só de 18v Simetricos (ou 36v w/ center tap)com quase de certeza 4A :blink:

Ela no pré usa uns modestinhos 4x 2SC9014 e 2x 2N5401... na drive usa 2x 2SA1013 e 2x 2SC2383...

Sei que tambem vou ter que meter melhores condensadores pois estes são 4 de 22oo a 35V

No fundo gostava que me dessem opinioes sobre quais poderia usar para obter uma potencia jeitosa dentro da alimentação que possuo, não queria ser obrigado a trocar o trafo... e de preferencia que o pre fosse do tipo TO-39, ja que na etapa final não posso meter do mesmo tipo de encapsolamento, pois teria que trocar o dissipador...

Ajudem por favor...

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 08 Set. 2011 23:55 #2

boa noite amigo kikoakando,tem o esquema dele para estudar pra ver como podemos aumentar a potencia vendo o esquema podemos acrecentar mais quatro saida e quatro resistores no final da etapa amplificadora temos que ver o esquema pra ver se nao precisa mexer em mais nada.

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 09 Set. 2011 12:28 #3

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas amigo Moroni

Isso do service manual dele é impossivel de encontrar pois é todo ele fabricado na china... (Não é de marca) Marca branca para ser mais preciso...

Mas para alguem que consiga fazer milagres eu ponho a "marca" XSOUND Model: K-007

Quanto ao meter mais 2 pares do 2SC5198 teria que fazer muita modificação na PCB pois mesmo a etapa de saída está amarfanhada de componentes á volta, logo é impraticavel a menos que "fabricasse" uma PCB só para meter os 8 SC´s... não me importo de o fazer mas depois teria-mos outro Problema

O dissipador... este não suporta mais 2 SC´s e teria muita dificuldade em encontrar um adequado á caixa pois altura é só 6 cm...mas espaço já é outra coisa :dry:

Então visto que estaremos enrascados na potencia debitada pelos SC´s da etapa final, porque não alterar o pré e a drive visto que cada par debita já os 70W? Só para ver como é que fica???

Abraço amigo

Fico á espera de alguma opinião
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 09 Set. 2011 13:54 #4

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas mais uma vez...

Estive a ver uns transistores para trocar no amplificador e achei...

Para os SC5198, os BD245C de 80W p/PAR, mas em termos do pré não achei grande coisa pois para ter bom excitamento nos BD, e aliás acho ser ai que falha, nos pré originais e na corrente devitada da fonte, que não devem estar a produzir corrente q.b. para alimentar os SC´s, mas enfim vou optar por usar os BD

Nos pré achei os PNP BF491 para trocar com os 2N5401, mas não encontro nenhum para o 2SC2383 com a mesma potênciade dissipação... :(

O que devo fazer e já agora como devo fazer se não resoltar como espero

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 09 Set. 2011 16:37 #5

  • velindro
  • Avatar de velindro
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 147
  • Agradecimentos 4
podes trocar a etapa final pelos tip31 e tip32,ja consegues chegar aos 200w em 4 ohms!a alimentaçao tem de ser alterada para +50 e -50!resulta

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 09 Set. 2011 18:23 #6

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Como assim usar os TIP31/32 amigo Velindro???

Meu amigo eu acho que vc está confundido, geralmente esses são para drive de amplificadores potentes, ou etapa final de amplificadores de baixa potencia... E eu quero valores RMS... para ter os 40W deixava tudo como estava... ainda mais ter que trocar o trafo por um matacão... irrizorio...

Eu salientei que não queria trocar o trafo (50v para um amplificador de 70w...isso hoje em dia já nem se vê)... e é impossivel usa-los nesse caso... :blink:

Obrigado na mesma
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 12 Set. 2011 10:41 #7

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas amigos

Resolvi não fazer grande alteração nos Pré do Amp, apesar de os SC2383 estarem a saturar com pouca carga ( som a meio e 2 caixas de 125wrms a 8ohms)... Apenas troquei os SC5198 pelos BD245C, e realmente interessa-me poder tirar partido da adição de ou mais 2 em cada canal ou mais 4...

Mas não quero inventar e fazer tudo sem ter uma boa base, por isso peço que me deem uma ajuda de como e com que configuração devo colocar os transistores, se podesse ser com um esquema...

Alguem sabe onde posso adquirir um dissipador de baixo perfil para colocar estes transistores?É que não teem de média dimenção para este tipo de transistor...

Afinal a fonte é de 6A e não de 4 como afirmei...

abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 12 Set. 2011 14:57 #8

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas amigos

Descobri como adicionar, a questão é que não sei se da só para meter um BD em cada canal ou se posso aicionar 2 prefazendo 2 pares em cada canal e se a dita fonte e o pré se aguentam, e teoricamente qual será o consumo de amperagem dos pares adicionais, e a potencia dele em relação á carga de preferencia em 8 ohms...

Ajuda P.F

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!
Última Edição: 12 Set. 2011 15:00 por kikoakanando.

Re:Dicas para aumento de POTENCIA 20 Set. 2011 13:58 #9

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Boas caros amigos

ja troquei os condensadores de origem de 35v 2200uF, 4 no total por outros 4 mas com 4700uF a 50v... era pa trocar a ponte por uma de 12, mas acabei por deixar a de 6A e ver a diferença só trocando os electroliticos...

Já se notam umas boas melhorias (usando o obidometro), agora tem baixos mais potentes, mesmo em top´s de voz... :laugh:

Agora queria tentar trocar o pré sem ter que aumentar a Vcc

Realmente o amigo velindro acabou por me dar uma ideia quanto ao uso dos TIP, mas não como final...

Vou experimentar...

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema