Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: mini-system AIWA NSX-S708. Problemas com potência/

mini-system AIWA NSX-S708. Problemas com potência/ 07 Fev. 2009 22:44 #1

  • lightium
  • Avatar de lightium
Olá pessoal...

Possuo um mini-system AIWA NSX-S708. O aparelho em questão foi comprado usado, e está apresentando alguns problemas, principalmente com relação à qualidade de som e potência.

Ao analisar o circuito, me deparei com diversas surpresas. Em primeiro lugar, o aparelho é totalmente transistorizado e usa os seguintes transistores, fp1016 e fn1016, um par em cada saída. Também fiquei surpreso com o tamanho do trafo, bem maior do que os encontrados nos mini-systems comuns.
Manual do aparelho:
www.electronica-pt.com/index.php/component/option,com_remository/Itemid,34/func-fileinfo/3759/

No manual a potência informada é de 80watts por saída, com <1% THD em 6ohms. Já tive outro aparelho, este com chipamp, que fornecia 30wattsX2, e tinha muito mais potência e qualidade de som. O chip em questão era o STK4152II.
Datasheet (STK 4152II)
www.datasheetcatalog.net/pt/datasheets_pdf/S/T/K/4/STK4152II.shtml

O aparelho acima citado possuía um trafo bem menor, assim como todo circuito, e mesmo assim apresentava mais potência do que este aparelho que estou usando no momento.
Pensei em trocar os transistores, e aumentar a capacitância dos eletrolíticos da fonte de alimentação primaria.

Seguem abaixo as questões:

Existe no mercadom algum modelo de transistor, equivalente aos usados originalmente, mas com melhor qualidade de som?

No caso de se aumentar a capacitância na saída da fonte primaria, não corro o risco de ter a placa queimada por um surto de corrente?

Vale apena restaurar este aparelho? O que poderia ser feito para melhorar a potência e qualidade de som?

Tendo em vista os componentes citados acima, é possível se ter uma estimativa da potência real do aparelho?

Um abraço, e desde já, muito obrigado.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema