Detector Fugas Microondas

Forno Microondas

Os fornos Microondas são dispositivos destinados a gerar energia em alta frequência, a oscilação a alta frequência faz com que por fricção as moléculas produzam calor.

Um dispositivo chamado magnetrão é o responsável por gerar energia de alta-frequência e através de uma guia canalizar essa frequência para a zona de aquecimento.

As microondas produzidas são emitidas por uma antena e enviadas de uma forma mais ou menos homogénea através de um ventilador. Quando o forno inicia o funcionamento as microondas dispersam-se por toda a superfície e interior dos alimentos e por fricção produz aquecimento.

O magnetrão pode ser perigoso, em nenhuma circunstância utilize o magnetrão sem proteção, a menos de 50 cm de distância.

Os fornos Microondas são dispositivos destinados a gerar energia em alta frequência, a oscilação a alta frequência faz com que por fricção as moléculas produzam calor.

Um dispositivo chamado magnetrão é o responsável por gerar energia de alta-frequência e através de uma guia canalizar essa frequência para a zona de aquecimento. As microondas produzidas são emitidas por uma antena e enviadas de uma forma mais ou menos homogénea através de um ventilador. Quando o forno inicia o funcionamento as microondas dispersam-se por toda a superfície e interior dos alimentos e por fricção produz aquecimento.
O magnetrão pode ser perigoso, em nenhuma circunstância utilize o magnetrão sem protecção, a menos de 50 cm de distância.

Com o tempo estes dispositivos começam a ter fugas, geralmente através da porta frontal porque o material vai perdendo as suas características. Estas fugas podem ter origem na malha metálica danificada na porta.
Para detectar estas fugas pode-se construir um pequeno circuito e fazer a reparação ou isolamento da fuga do microondas.

Detector Fugas Microondas

Circuito detector fugas microondas
Sonda detectora microondas

Componentes Tipo
IC1 4093
D1,D3 1N4148
D Led 5mm
R1 100K a 10M
R2,R4 10M
R3 1M
R5 820ohm
C1 0,01mF cerâmico