Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: Tv crown - Ajuda

Tv crown - Ajuda 29 Set. 2007 19:04 #1

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Olá a todos.
Preciso de ajuda para reparar circuito horizontal de um Crown chassis 11ak19-5.
A anomalia é a seguinte:
Queima transistor BU2508.
Já mudei o transistor,os diodos de amortecimento do mesmo, condensadores de largura e até o tranformador de linhas. Só não mudei o condensador de acopulamento da defletoras verticais mas vou ainda tentar. Se a situação se mantiver o que poderá ser.
Mais informo que a minha ignorância se deve à falta de alguma prática.
Poderão ajudar-me?

Obrigado a todos.

Re:Tv crown - Ajuda 29 Set. 2007 22:48 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6417
  • Agradecimentos 1563
Existem 10 versões desse transistor, verifique se por engano não está a colocar uma versão não aplicável o circuito leva o BU2508BD


datasheet BU2508

Verifique a R629 (2R7)
Verifique o condensador de 12nf-C626

Re:Tv crown - Ajuda 30 Set. 2007 00:20 #3

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
admin escreveu:
Existem 10 versões desse transistor, verifique se por engano não está a colocar uma versão não aplicável o circuito leva o BU2508BD


datasheet BU2508

Verifique a R629 (2R7)
Verifique o condensador de 12nf-C626

Obrigado pela rápida ajuda, contudo não tive sucesso.
Pequeno historial de actuação:
Componentes substituidos
BU2508AF (Igual ao existente antes de avariar)
Também utilizei BU2508AX. Aqui o TV chegou a funcionar algumas horas.
C611-2.2nf/2000v
C626-9.1nf/2000v
D611 BY299 e D612 BY228
C613 33nf/630v
C610 27nf/630v não substitui po só haver de 22 ou 33nf
A R629 2R7 está boa.
Não sei mais que fazer pois já gastei 4 BU2508.

Re:Tv crown - Ajuda 01 Out. 2007 06:00 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6417
  • Agradecimentos 1563
Verifique este artigo sobre o transístor horizontal e métodos de reparação pode ser que ajude

Reparação no oscilador horizontal
Última Edição: 25 Nov. 2015 18:18 por Rui.

Re:Tv crown - Ajuda 06 Out. 2007 00:48 #5

  • basket
  • Avatar de basket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 63
  • Agradecimentos 1
Boa noite amigo

Fiz tudo como disse e a situação manteve-se, mas agora começo a compreender a anomalia.

Penso até que por ignorância terei sido eu a provocá-la.

Tive um problema com a largura do horizontal. Abri o aparelho e não vi trimers de ajuste do vertical e horizontal.

Como vi o VR 801 mexi no mesmo e aconteceu que realmente alterou um pouco mas agora comprendo a asneira que fiz pois este VR801 é para ajustar a tensão que me vai aparecer no Pino 1 do TSL (Fly back) que é a saída para o colector do horizontal.

Fiz este teste da seguinte forma:

Para que o BU2508AF não avariasse cortei a linha do pino 1 do tsL (fly back) e pus entre ele e o colector do horinzontal uma lâmpada de 220V/100w como me disse para fazer.

Desta forma tinha no Pino 3 do Fly back 150V no Pino1 173V e no colector após passar pela lâmpada 92V acendendo esta.

Ao variar então o VR 801 pus no Pino1 os mesmos 150V como no pino 1. De seguida retirei a lâmpada e liguei directo. O transístor queimou de imediato.

Penso então que o problema será que tensão é que deverei ter no pino 1 do Fly back ajustando o VR801 para que o mesmo faça oscilar o transístor sem o queimar.

O mesmo penso que queima logo com o pico no arranque.

Os 173V são uma tensão que eu devo ter colocado quando quis ajustar o horizontal, portanto a tensão correcta deverá ser um pouco inferior mas mais que os 92V que tinha no extremo da lâmpada pois com esta tensão o aparelho não tinha trama.

Está o meu exercício de analize correcta?

Pode agora ajudar-me mais um pouco, pois penso que estou próximo de reparar a anomalia. Penso mesmo que só preciso de saber que valor ajustar o VR 801.

Corrija-me por favor se estou errado.


Obrigado





Emanuel Rodrigues

Re:Tv crown - Ajuda 07 Out. 2007 16:54 #6

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Amigo Emanuel

Á tensão que alimenta o transformador de linhas costumamos chamar o B+. No chassis 11AK19 Esse B+, é de 115V para tv's de 20 e 21'' e 150V para tv's de 28 e 33''.

No entanto, acho que tem algo de errado com o transístor de saída horizontal pois, pelo que pude ver, esse chassis usa o BU2508D tal como um colega aí acima já referiu.Ora, ao colocar o BU2508AF, ele como não tem
o dídodo damper, vai aquecer e queimar mediatamente.Será
isso que lhe está a acontecer aí.Regule bem o B+, coloque o BU2508D ou equivalente a ele e veja como ficou.

Cumptos

Mário Duarte Santos - Odemira

Re:Tv crown - Ajuda 07 Out. 2007 21:34 #7

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Amigo Emanuel

Á tensão que alimenta o transformador de linhas costumamos chamar o B+. No chassis 11AK19 Esse B+, é de 115V para tv's de 20 e 21'' e 150V para tv's de 28 e 33''.

No entanto, acho que tem algo de errado com o transístor de saída horizontal pois, pelo que pude ver, esse chassis usa o BU2508D tal como um colega aí acima já referiu.Ora, ao colocar o BU2508AF, ele como não tem
o dídodo damper, vai aquecer e queimar mediatamente.Será
isso que lhe está a acontecer aí.Regule bem o B+, coloque o BU2508D ou equivalente a ele e veja como ficou.

Cumptos

Mário Duarte Santos - Odemira

Re:Tv crown - Ajuda 20 Out. 2007 21:13 #8

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Amigo Emanuel:
Gostaria de saber se já tem o seu problema resolvido, dado que sobre esta avaria, já quase tudo foi dito.
Para mim, falta saber o tamanho do CRT, para saber se estamos na presença de um chassi c/ ou s/ correcção E/W.
No circuito c/ correcção E/W, por vezes ocorrem avarias deste género, mais difíceis de detectar. Se for este o caso, talvez lhe consiga dar uma ajuda.
Já foi dito e não é de mais repetir que ao iniciar uma reparação TV deve ter sempre em conta o valor do B+, asim como outros parâmetros e é por isso que eu não gosto de trabalhar sem ter presente o esquema (manual técnico) do equipamento.

Cumprimentos

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema