Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Reparações TV - TV Repair

TÓPICO: TV Samsung LN32B530 - problemas nas sources

TV Samsung LN32B530 - problemas nas sources 31 Ago. 2023 08:52 #1

LN32B530 / LN32B530P2M / LN32B530P2MXZ

Ela é uma tv lcd de meados de 2010, onde na época ninguém sabia como consertar direito tvs lcd, nem sonhávamos com LED, 4K, 8K, vou contar o meu problema atual, que talvez tenha a ver com o meu problema anterior, que eu primeiro amenizei, depois de anos eu resolvi. Hoje o problema é, ela é tão antiga, que não acho nenhuma ajuda sobre ela, só achei o seu canal.

- Uso a tv como monitor de computador, pelo cabo RGB (até pelo problema no passado), hoje ao ligar o computador e a tv, não reconheceu a imagem, estava na source (fonte/modo) certa, mas não reconhecia de jeito nenhum.

Coloquei no notebook, para ver se o problema era no meu computador/placa de vídeo, e o notebook reconheceu a tv, mas nada da tv reconhecer o note.

Nisso foi cada vez mais piorando, a tv simplesmente não reconhece mais a source rgb de computador, não aparece na lista, não deixa mudar a source, fica mudando sozinho as sources, e foram criadas várias sources de tv, dezenas de tv, e forces antes inexistentes, ext1, ext2, e aí ela fica mudando sozinha entre tv, ext1 e ext2.

Já entrei no "menu secreto", já resetei de fábrica, já tentei atualizar o firmware, e é o mesmo que já está nela, enfim, tudo certo e nada resolvido. Você saberia o motivo e a resolução para esse problema?!

problema atual.png





- Para contextualizar, que talvez tenha algo a ver, problema já resolvido, mas vai que...lá em meados de 2010, quando havia comprado ela há pouco tempo, usava ela como tv mesmo, mas as vezes colocava no pc para ver algum filme, certa fui por o pc nela, lembro que dei um certa forçada no rgb, e aí em todas as sources digitais (tv, hdmi, tudo), ela ficou avermelhada, somente no pc ela estava funcionando normalmente. Levei em duas assistências técnicas, ficou mais de um mês, o que depois eu fui descobrir que é até proibido, tem que ressarcir o consumidor, e nada de resolverem o problema, falaram que teria que trocar a placa toda.

Sou publicitário, trabalho com rgb, cmyk, tenho bastante experiência em informática, desde criança (tenho 38 anos) abro, monto, desmonto meus pcs, e já imaginava que era somente algum problema de calibrar as cores, mas pelos menus normais não dava para fazer isso.

Enfim, para amenizar, coloquei ela como monitor do computador, e comprei outra tv, dessa vez de LED.

Anos se passam e eu descobri ao acaso o menu secreto, com ela em stand by, mute, 1, 8, 2, mudei uns valores lá, ou somente resetar como de fábrica, e voltou ao normal as cores em todas as fontes digitais, tv, hdmi (mas ele, no caso de ligar ao pc por ele, fica uma sombra irritante em tudo), continuei usando ela como monitor de pc, até dar o problema de cima.

Antes e depois do problema anterior, que dois técnicos não souberam arrumar/queriam cobrar pela troca da placa toda:

problema anterior antes.png

problemaanteriorantes.png



problema anterior depois.png

problemaanteriordepois.png



Paralelamente, "achei" em um fórum "arrumar samsung vermelha Samsung LN26B450 - Imagem avermelhada após conectar VGA" - HT Forum - "achei" pois o link não existe mais, nem o fórum.

www.htforum.com/forum/threads/samsung-ln26b450-imagem-avermelhada-apos-conectar-vga.137683/

Será um problema justamente do VGA também no meu caso atual?!

Abraço

--

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema