Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Avarias e Reparação LCD - TFT - PLASMA - LED

TÓPICO: Tv Samsung UN40D5500RG não arma, fica ligando e desligando.

Tv Samsung UN40D5500RG não arma, fica ligando e desligando. 12 Dez. 2023 21:30 #1

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1947
  • Agradecimentos 109
Boa noite amigos, estou com esta tv smart samsung ao ligar aparece o logo e já desliga, entra em lupe e não para. Já troquei a segunda memória Nand e nada resolveu. Preciso do esquema BN91-06548J. Se alguém tiver alguma dica, agradeceria. Att/Luir Frank

Tv Samsung UN40D5500RG não arma, fica ligando e desligando. 27 Dez. 2023 22:18 #2

  • jokasat
  • Avatar de jokasat
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 6 anos
  • pt  
  • Mensagens: 72
  • Agradecimentos 14
Defeitos típicos das TVs LCD e LED Samsung
A falha dos capacitores eletrolíticos nos filtros retificadores da fonte de alimentação é uma tendência generalizada, característica de todas as TVs LCD de primeira geração. Deve-se notar que nas TVs LED o problema com os capacitores eletrolíticos é muito menos comum. Muito provavelmente, isso se deve ao menor consumo de energia da retroiluminação LED, o que significa menos carga nos conversores.

A utilização de LEDs na iluminação adicionou novos problemas associados ao seu desgaste prematuro. Em alguns modelos, os LEDs começaram a falhar no primeiro ano de operação. Isso ficou mais evidente nas faixas do tipo Direct Led, ou seja, com retroiluminação direta (traseira) da tela. O superaquecimento dos diodos é perceptível por manchas pretas na parte traseira das tiras. O fabricante respondeu à situação e enviou prontamente boletins com opções de melhorias para limitar a corrente de retroiluminação. Posteriormente, os problemas com a luz de fundo das TVs Samsung começaram a diminuir: hoje eles são reparados com LEDs defeituosos com muito menos frequência do que as TVs LG ou montadas em Kaliningrado.

Operar alguns modelos de TV LCD Samsung de primeira geração com capacitores de filtro de energia defeituosos pode resultar em falha de software. A princípio, as configurações dos canais podem desaparecer, às vezes aparecem distorções específicas no modo “Cinema” e o ajuste da luz de fundo da tela pode não funcionar corretamente.
Muitas vezes ocorre uma falha completa de software e a TV não liga mais no modo operacional.
Nestes casos, após o reparo do módulo de potência, é necessário substituir o conteúdo da memória EEPROM.

Falhas de software em TVs Samsung modernas nem sempre podem ser corrigidas; a placa-mãe geralmente precisa ser substituída. Mas esta tendência também é observada em outras marcas. A restauração ou substituição de software para SMART-TV geralmente envolve a substituição de chips Nand Flash ou eMMC, e os fabricantes não suportam esses tipos de reparos (substituição de elementos em um módulo) e sugerem a substituição de toda a placa. Os manuais de reparo contêm apenas instruções para desmontar, identificar e substituir unidades defeituosas, configurações de serviço, atualizações e nenhum diagrama, como todos os outros fabricantes.

Lembro-me dos defeitos típicos dos modelos LCD antigos. Uma das fontes de alimentação mais populares para reparo é descrita separadamente no artigo Falhas típicas BN44-00192A . Além dos defeitos causados ​​pelo mau funcionamento de capacitores eletrolíticos, notamos mais dois defeitos típicos deste módulo. Rachaduras de anel na soldagem dos terminais do transistor de ativação do modo standby, bem como quebra do selante com posterior curto-circuito e danos ao capacitor de 2200pF e quebra do resistor de 0,22 Ohm no circuito de alimentação da chave transistores do conversor.

O ruído na imagem na forma de listras curvas e inclinadas associadas à má filtragem da fonte de alimentação do sintonizador é eliminado pela substituição do capacitor de 100uF 16V na placa principal. Neste caso, não há necessidade de trocar o capacitor do sintonizador. Às vezes os mestres fazem o contrário, por falta de competência, então tal substituição não vai ajudar por muito tempo.
Outro mau funcionamento típico de alguns modelos LCD da Samsung é o uso de um chip de correção gama AS-15... AS19... na placa T-CON. O defeito está associado à distorção das transições de cores. A imagem fica mais clara e em alguns lugares parece um negativo.

Os modelos LCD mais recentes, em particular as SMART-TV, apresentam problemas associados à tecnologia de soldagem BGA para chips modernos. Nesses casos, podem ocorrer mau funcionamento, geralmente manifestando-se com o aquecimento, que é causado pelo mau contato dos pinos do chip com seus correspondentes pads na placa.

O mau funcionamento das matrizes LCD talvez seja um tópico separado para discussão, mas faz sentido considerar brevemente algumas das manifestações externas de seus defeitos.
Na maioria dos casos, são listras verticais suaves em certas áreas da tela ou em toda a sua área. As listras podem ser diferentes, tanto coloridas quanto pretas e brancas de diferentes espessuras.
Às vezes, a natureza das listras muda sob influência mecânica externa. Podem aparecer quadros de imagem fixos.
Tais defeitos de matriz estão associados a contatos rompidos nas conexões dos circuitos, que às vezes podem ser restaurados por aquecimento.
O reparo da matriz nesses casos envolve desmontá-la e restaurar contatos nos loops ou duplicar conexões com condutores externos - um processo complexo, não recomendado pelos fabricantes e que nem sempre pode ser uma solução bem-sucedida e confiável para o problema.
Devido ao fato do preço da matriz ser bastante elevado, representando mais da metade do custo da TV, na maioria dos casos, os proprietários de TVs fora da garantia recusam-se a substituir a matriz devido à inviabilidade econômica de reparos.

Muitos modelos de TVs LED da série 5 são equipados com painéis (matrizes) com LEDs de retroiluminação de qualidade bastante baixa ou a corrente nos LEDs é calculada incorretamente. Este defeito típico atualmente popular pode se manifestar já no primeiro ano de operação. Neste caso, simplesmente falta a imagem.
Nos centros de serviço autorizados, por recomendação do fabricante, trocam as tiras de LED e limitam a corrente nos drivers de LED para que as TVs durem pelo menos o período de garantia. E nos casos pós-garantia, esse problema é resolvido pelos artesãos, dependendo de suas qualificações e das condições contratuais com o proprietário.

Tv Samsung UN40D5500RG não arma, fica ligando e desligando. 28 Dez. 2023 12:04 #3

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1947
  • Agradecimentos 109
Bom dia Jokasat, obrigado pelo material que me enviou, sempre e de grande valia para rever alguns conceitos sobre tais defeitos mais complexos. Att/Luir Frank.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema