Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Pesquisa

Pesquisa 24 Ago. 2017 05:11 #1

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8006
  • Agradecimentos 3178
Caro Rui

Aqui vai mais um dor de cabeça.

Seria possível refinar a pesquisa usando uma das categorias
incluídas no campo "Pasta, Grupo (Folder):" ?


A ideia seria ter na pesquisa 2 campos :
o da procura em si outro do grupo.
Neste se nada se escolhesse a procura seria feita da forma actual

Cumprs
Última Edição: 24 Ago. 2017 05:15 por zurca1599.

Pesquisa 24 Ago. 2017 09:10 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
No outro dia perguntaram-me "Porque é que isto tem tantas áreas de pesquisa?".
Quando o site começou tinha apenas uma pesquisa e, se há coisa que me deixa zangado, é procurarem uma coisa e não encontrarem estando disponível... resumidamente é uma falha minha não dar resultados de uma pesquisa quando existem resultados...

Se verificarmos, no inicio do site (nos primeiros 2,3 anos), existiam muitos pedidos de esquemas aqui no fórum estando disponíveis na área de downloads, hoje isso é raro acontecer.

No inicio havia muitas falhas quando se pesquisava, por exemplo, KDL-32 ou KDL32. As melhorias tem vindo a ser feitas ao longo de 10 anos, a última em Julho passado.
Se reparar, numa das pesquisas, está lá a categoria/pasta/grupo a que pertence o ficheiro e o objetivo era existir a possibilidade de limitar a pesquisa a determinado grupo/pasta e esteve assim durante dois meses em 2011 ou 2012(nem me lembro exatamente quando). Houve um motivo para remover, o utilizador esquecia-se que estava a pesquisar só para tvs grundig e pesquisava uma blaupunkt que é a mesma coisa e passava tempos e saía frustrado por não encontrar. Nos aparelhos de som era pior ainda, é vintage não é vintage é amplificador ou é receiver, nos dvds e ht pior ainda. Depois de ter várias opções incluindo uma opção para pesquisar apenas dentro da pasta, nenhuma trouxe melhorias antes pelo contrário. Existe sempre um problema quando há muitos resultados...

Sempre que existe uma pesquisa é adicionada a uma base de dados, isso permite-me perceber se os resultados permitem encontrar o que o utilizador procurou. Fiz testes com "smart search" e "exact search", o utilizador não tem esta perceção mas eu tenho, ao contrário do que o bom senso diz, o "exact search one word" funciona melhor do que o smart que envia, muitas vezes, centenas de resultados.
Os utilizadores preferem este tipo de pesquisa mas, existem erros que ainda não resolvi de forma eficiente, no entanto, a pesquisa dentro de um grupo, fica para já, fora das opções porque deu maus resultados.

Um dos problemas que estou a tentar resolver é a pesquisa com alguns termos, por exemplo,
www.electronica-pt.com/pesquisa-eletronica?find=receiver+sony+ht

Se pesquisar apenas ht, tenho melhores resultados mas um número muito grande.
Se pesquisar na pesquisa do google no topo direito tenho resultados ordenados de outra forma.

O próximo evolução(alteração) vai permitir o mesmo que existe nas dicas de reparação, agregar a marca ou outro termo. Executa o que está a ser solicitado na pesquisa mais refinada em determinada pasta, neste caso, de um forma mais precisa(vamos ver depois)...
Se tiverem sugestões digam-me.... fica a pergunta, porque a opção de procurar apenas em determinado grupo/pasta? São muitos resultados como está agora? São confusos os resultados?
Última Edição: 24 Ago. 2017 09:24 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema