Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Erro no projecto - Carregador de Baterias Automáti

Erro no projecto - Carregador de Baterias Automáti 12 Fev. 2010 00:09 #1

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Este projecto está errado.

Carregador de Baterias Automático
Carregador Baterias Automático

A ponte de diodos está incorecta.

"a bateria ao ter a carga máxima o led acende e o carregador desliga-se."

Isto está errado é ao contrário.

No desenho dos componentes a ligação da bateria está trocada.


Seria bom corrigirem.
Última Edição: 23 Nov. 2015 23:35 por Rui. Motivo: retificação link

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 12 Fev. 2010 00:29 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Obrigado pela correção Zurca1599,

O esquema estava realmente incorreto e a placa também.

Foram alterados os componentes errados,prima F5 e já irá aparecer o esquema correto.

Obrigado!
Última Edição: 12 Fev. 2010 00:29 por Rui.

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 21 Fev. 2010 07:17 #3

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
A descrição continua incorrecta

Onde está :

"a bateria ao ter a carga máxima o led acende e o carregador desliga-se."

Deveria estar:

"a bateria ao ter a carga máxima o led APAGA e o carregador desliga-se."

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 21 Fev. 2010 07:31 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Caro Zurca1599, está a ver de forma incorrecta, o LED acende quando o transistor conduz produzindo diferença de potencial ligando o relé desligando por isso o circuito, a mesma tensão diferencial acende o led.

O led, mesmo com o circuito desligado pelo relé, ficará acesso até a bateria ter carga, a carga é definida pelo valor da tensão dos elementos, se estiver baixa, o AMPOP ajustado pela VR1 não permite que o transístor conduza desligando o led e activando o relé novamente e o circuito de alimentação pelo transformador do sector, carregando a bateria.
Última Edição: 21 Fev. 2010 07:34 por Rui.

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 05 Mar. 2010 02:21 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Rui escreveu:
Caro Zurca1599, está a ver de forma incorrecta, o LED acende quando o transistor conduz produzindo diferença de potencial ligando o relé desligando por isso o circuito, a mesma tensão diferencial acende o led.

O led, mesmo com o circuito desligado pelo relé, ficará acesso até a bateria ter carga, a carga é definida pelo valor da tensão dos elementos, se estiver baixa, o AMPOP ajustado pela VR1 não permite que o transístor conduza desligando o led e activando o relé novamente e o circuito de alimentação pelo transformador do sector, carregando a bateria.


Caro Rui:

Desculpe mas está enganado.

Quando a bateria tem por exemplo 11v , supondo o potenciómetro a meio , a entrada + do comparador estará a 6V e a entrada - a 5,5 .
Nesta situação a saida do comparador ira ao valor Vcc + e fará conduzir o transistor bc377 , acender o led e activar o relé e como tal a energia.
Nesta situação o circuito estará a carregar.

À medida que a bateria carrega a tensão nos seus terminais vai subindo.
Quando a tensão atinge o valor de carga máxima , acima de 13,2V, a tensao no terminal + do comparador permanece em 6V mas a entrada - terá um valor maior 6,xxx V .
Neste caso a saída do comparador vai ao valor de gnd , o transistor BC377 deixa de conduzir, o led apaga e o relé desliga.

Note que no circuito o relé esta normalmente aberto e só deve ligar quando a bateria tem tensão inferior ao desejado.


Daí que tenha indicada que o texto junto do esquema esta incorrecto.

Onde está :

"a bateria ao ter a carga máxima o led acende e o carregador desliga-se."

Deveria estar:

"a bateria ao ter a carga máxima o led APAGA e o carregador desliga-se."


Note que Você mesmo diz :

"O led, mesmo com o circuito desligado pelo relé, ficará aceso até a bateria ter carga"

Se o led já está aceseso como pode acender depois de carragado, como diz no texto ??????


O circuito tem ainda outras incorrecções.

Falta ligar o pino 4 (VCC -) ao gnd para funcionar com fonte de tensão simples. O pino 1 do Lm311 é o pino de emissor do transistor de saída e funciona como gnd com fontes de alimentação simétricas .Ver datasheet.

O terminal de saida do Lm311 é o pino 7 e não o 6 como está no esquema.


Se tem dúvidas experimente montar o circuito e vai ver o resultado.
Última Edição: 05 Mar. 2010 02:28 por zurca1599.

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 05 Mar. 2010 04:17 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Caro Zurca,

1- Eu montei este circuito há uns 15 anos, está a funcionar, fui buscar o circuito para colocar no site.
2- O VR1 é precisamente para ajustar o LM311 e permitir a condução do transistor apenas quando a tensão da bateria tem o valor ajustado superior a (ajustado pelo VR1), a tensão do pino 2 é sempre inferior a 6 V, existe um divisor de tensão pelo conjunto de resistências e potenciomento.
3- Faça o seguinte, tire o transformador e o relé do circuito, se a bateria tiver carga, o led acende se o LM311 estiver ajustado, mesmo sem alimentação de 220V, verdade ?
existe uma alimentação a partir da bateria e uma diferença de pontecial, no led.
4- Sim o pino 7 estava trocado com o 6 enganei-me (na placa circuito impresso está certo).
5- O relé abre quando o transistor conduz, deixa de carregar, quando o led acende (a bateria está carregada). Como é lógico, o relé está normalmente fechado abre apenas quando o LED acende e a bateria tem a carga máxima (ajustada pelo VR1).
Note que no circuito o relé esta normalmente FECHADO e não aberto como está a deduzir, vou meter fechado na figura ver se a confusão desaparece.


Está a fazer uma tremenda confusão, se eu não tivesse feito este circuito até eu já estava confuso, por acaso acertou num dos que testei.


Este circuito pode trazer problemas quando o transformador está a debitar no secundário mais de 12 volts, aí sim o circuito deixa de poder ser calibrado correctamente.

Se pesquisar no google por "Battery Charger with LM311", vai encontrar uma série de circuitos muito semelhantes exactamente com o mesmo principio de funcionamento, uns mais complexos do que outros mas com a mesma base.
Última Edição: 05 Mar. 2010 04:30 por Rui.

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 05 Mar. 2010 07:40 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Rui escreveu:
Caro Zurca,

1- Eu montei este circuito há uns 15 anos, está a funcionar, fui buscar o circuito para colocar no site.
2- O VR1 é precisamente para ajustar o LM311 e permitir a condução do transistor apenas quando a tensão da bateria tem o valor ajustado superior a (ajustado pelo VR1), a tensão do pino 2 é sempre inferior a 6 V, existe um divisor de tensão pelo conjunto de resistências e potenciomento.
3- Faça o seguinte, tire o transformador e o relé do circuito, se a bateria tiver carga, o led acende se o LM311 estiver ajustado, mesmo sem alimentação de 220V, verdade ?
existe uma alimentação a partir da bateria e uma diferença de pontecial, no led.
4- Sim o pino 7 estava trocado com o 6 enganei-me (na placa circuito impresso está certo).
5- O relé abre quando o transistor conduz, deixa de carregar, quando o led acende (a bateria está carregada). Como é lógico, o relé está normalmente fechado abre apenas quando o LED acende e a bateria tem a carga máxima (ajustada pelo VR1).
Note que no circuito o relé esta normalmente FECHADO e não aberto como está a deduzir, vou meter fechado na figura ver se a confusão desaparece.


Está a fazer uma tremenda confusão, se eu não tivesse feito este circuito até eu já estava confuso, por acaso acertou num dos que testei.


Este circuito pode trazer problemas quando o transformador está a debitar no secundário mais de 12 volts, aí sim o circuito deixa de poder ser calibrado correctamente.

Se pesquisar no google por "Battery Charger with LM311", vai encontrar uma série de circuitos muito semelhantes exactamente com o mesmo principio de funcionamento, uns mais complexos do que outros mas com a mesma base.




Desculpe mas não estou a fazer confusão nenhuma.

O circuito que estava no site quando do meu poste anterior tinha o esquema com relé normalmente aberto.
Alias tenho aqui a cópia da página para comfirmar se desejar.
Se alterou entretanto isso é outra questão.

Quanto ao ponto 4 sempre faço isso.
Vejo um circuito e faço a análise do mesmo .
Mesmo sabendo que está errado , monto , meço e comfirmo.


Segundo a sua teoria com uma bateria carragada o led deve permanecer aceso e a não ser carregada.
Para o led estar aceso no comparador o pino 2 (entrada +) deve estar positiva em relação ao pino 3 ( entrada - ).


Pelas medidas que fiz e com bateria com 13,6V e led aceso:

Pino 2 : 6,25 V
Pino 3 : 5,44 V


Agora descendo usando bateria de com tensão de 12V ( pois mas led permanece aceso ? ) :

Pino 2 : 6,25 V
Pino 3 : 4,80 V

Isto é a tensão no pino 2 (entrada +) continua a estar positiva em relação ao pino 3 ( entrada - ).

Como é lógico pois a tensão do pino 2 está estabilizada pelo zener.
Já a tensão do pino 3 desce proporcionalmente à tensão da bateria.

Agora pode explicar como é que o apaga o led e o relé ???????

Eu posso.
Simplesmente não apaga pois o comparador não muda de estado e logo o circuito como está não funciona.

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: sem_nome2.jpg
Tamanho do Ficheiro: 44148
Última Edição: 05 Mar. 2010 07:45 por zurca1599.

Re: Erro no projecto - Carregador de Baterias 05 Mar. 2010 18:23 #8

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8008
  • Agradecimentos 3178
Caro Rui:

Aqui tem a minha contribuição.

Esse circuito pode funcionar nas seguintes condições:

1) Com relé normalmente aberto e o circuito como está.

Neste caso colocar bateria completamente carregada e ajustar o potenciómetro até o led
apagar.
Quando baixa a tensão da bateria o led acende e o relé liga o circuito de carga.


2) Com relé normalmente fechado mas alterando o circuito .
A alteração consiste em trocar o pino 2 com o pino 3.

Neste caso colocar bateria completamente carregada e ajustar o potenciómetro até o led
acender.
Quando baixa a tensão da bateria o led apaga e o relé liga o circuito de carga.



No entanto esse circuito poderá ter sempre problemas.

Não tem qualquer características de histerese e logo quando a bateria atinge o máximo de
carga vai estar a comutar entre carga e descarga.

Outro problema está em relação como é feita a amostragem da tensão da bateria e a carga.
Quando o circuito está a carregar vai existir uma componente pulsatória de 100Hz .
Esta componente vai depender da corrente de carga , da resistência interna da bateria e do
circuito, etc.
O efeito será que o comparador pode entrar em estado de comutação ao ritmo dessa componente.
logo a tensão aplicada ao relé pode comutar ao mesmo ritmo.
Dependendo do relé , pois depende dos tempos de comutação on e off, isto pode trazer problemas
e danificar o mesmo.

Outro problema diz respeito ao circuito de carga.
Não tem qualquer sistema de protecção ou limitação de corrente.
Isto é a corrente de carga vai depender apenas das características do transformador e dos
rectificadores , da tensão da rede , das resistências parasitas , etc.
Isto leva a que qualquer pequena diferença de tensão do transformador possa sobrecarregar
todo o circuito .


Nota: no esquema continua a faltara ligação do pino 4 do comparador ao gnd .
Última Edição: 05 Mar. 2010 18:29 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema