Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Sugestões, informação e Criticas sobre o site e ou o fórum.

TÓPICO: Tamanho de letra nos posts

Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 18:22 #1

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Caro Rui

Será que existe alguma forma de aumentar o tamanho da letra nos tópicos ?

Tenho problemas de visão , eu sei ninguém tem culpa disso, e isso dificulta-me a leitura deste e de todos os tópicos.

Obrigado pela atenção

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 18:52 #2

  • tony eletronica
  • Avatar de tony eletronica
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • A PACIENCIA É UMA VIRTUDE
  • br  
  • Mensagens: 1916
  • Agradecimentos 5
no topo da pagina tem (exibir) clique nele que vai abrir o ZOOM, voce aumenta para
o tamanho que achar melhor,boa sorte.

(tony)
tudo em consertos eletro-eletronicos

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 19:21 #3

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Ao querer que o site possa ser visualizado por todos, fixei o site com 1024 pixeis de largura, isto permite a todos os utilizadores mesmo com sistemas usando browsers um pouco desactualizados utilizem o site.

Isto tem um inconveniente, os sistemas recentes aparecem coma letra ligeiramente reduzido em relação ao que é normal, para compensar isto, os browsers novos ie7, ie8, Firefox 3.0, 3.5 permitem ao utilizador aumentar a dimensão da letra, aliás de toda a área de ambiente.

Experimente premir a tecla CTRL e simultaneamente a tecla +, isso aumentará o conforto em relação à utilização deste e de qualquer outro site fixo, ampliando as dimensões da área visível.

Pode aumentar utilizando a sugestão do Tony Eletronica.

Como de há 20 anos para cá passo muitas horas em frente de monitores, notei há um ano atrás que ao fim de algum tempo sofria cansaço por estar em frente dos monitores.

Mesmo antes disto acontecer respeitei sempre algumas das regras básicas sobre utilização de computadores, aqui ficam algumas regras básicas:

Não ter luz directa a incidir nos olhos por trás dos computadores.
Não ter luz projectada ou reflectida nos monitores.
Os monitores devem estar entre 50-70 cm com um ângulo de menos 10 graus em relação à linha de visão.
O brilho deve estar ajustado de modo a que, depois de fixar o monitor durante vários minutos, olhar para outro local não tenha efeitos de encandeamento por excesso de brilho do monitor, em suma o nível de luz do monitor deve ser idêntico ao do ambiente onde se insere.
A luz ambiente, no caso de existir janelas, deve estar à esquerda ou à direita do monitor, não em frente nem atrás.
Num monitor normal de 17 polegadas com resolução de 1024 px a uma distância de 50-70 cm, deve-se conseguir ler letra com fonte 8px (se isto não acontecer deve-se consultar um oftalmologista ou optometrista).

Os olhos não estão preparados para estar fixos sobre uma determinada área durante muito tempo, ao estar fixos sobre o monitor, o piscar de olhos que é fundamental para uma correcta lubrificação dos olhos não é feito com a frequência desejada, para evitar este desconforto de falta de lubrificação, de 15 em 15 minutos desvie os olhos do monitor, pisque os olhos umas 10 vezes seguidas.
Este sintoma é agravado em ambientes secos com humidade relativa abaixo dos 30%.
Não utilizar luzes fluorescentes sem balastro electrónico
Se possível usar luz projectada, apontar ao teto ou à parede.
Não colocar o monitor contra a parede se possível, isto faz com que os olhos apenas se fixem no máximo na distância do monitor.

Para termos uma noção.

Tenho 3 monitores em frente, uma tv a 4 metros em fente, luz lateral durante o dia, luz projectada.
Os monitores têm todos dimensões diferentes, 19" (1280), 17"(1024) e um portatil de 15,8"(1024), todos eles têm resoluções diferentes de modo a evitar a fixação a determinada distância, estão todos no intervalo dos 50-70cm mas com distâncias ligeiramente diferentes para evitar fixação.
Em todos eles o refresh rate está acima dos 60Hz.
Ter apenas um monitor produz mais cansaço visual porque os olhos estão fixos.
Diariamente estou entre 4 a 6 (ás vezes mais) horas em frente dos monitores.
Em todos eles consigo distinguir 1 pixel (estão ajustados de modo a ter a melhor resolução possível em função da distancia e dimensão do monitor)
Uso óculos de há 1 ano para cá, apenas para trabalhar em frente dos monitores e evitar o cansaço de fixação e o reflexo.

Estes conselhos que estou a colocar resultam da experiência adquirida ao longo de 20 anos, muitos deles aplicam-se também à bancada.

Se mesmo assim não conseguir ajustar o monitor diga-me tenho uma tolerância de 2 pixeis que posso aumentar no fórum.
Nos últimos 90 Dias estas foram as resoluções mais utilizadas para aceder ao site:

1024x768 >> 527019 Visitas >>54,18%
800 x 600 >> 97026 Visitas >>9,97%
1280x800 >> 90162 Visitas >>9,27%
1280x1024>> 76804 Visitas >>7,90%
Última Edição: 05 Nov. 2009 21:06 por Rui.

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 22:20 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Tony e Rui

Obrigado pelas respostas . Relembrar boas practicas é sempre bom.

Agora o lado mau .

O " CTRL e simultaneamente a tecla +" nao funciona no meu pc.

Quanto ao " Exibir" peço desculpa mas não vejo essa opção.
Até fiz o localizar na página e nada é encontrado.
Desculpem a cegueira e se puderem ajudar agradeço.
Se pretenderem posso fazer o print screen e colocar a imagem.

Mais uma vez obrigado.

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 22:41 #5

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Já agpra e como complemento .

Se entrar por exemplo na página do Yahoo ou do Google e no IE em VER aumentar o tamanho do texto acontece que o texto aumenta.
Aqui no site nada acontece.

Obrigado
Última Edição: 05 Nov. 2009 22:42 por zurca1599.

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 22:49 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6410
  • Agradecimentos 1559
Qual é a resolução que tem no monitor, que navegador está a utilizar ?

A página do google e do yahoo são auto-wide , abrem até ao máximo do ecrã.

Aqui, com abertura à largura do browser iria deformar alguns dos esquemas

Re: Tamanho de letra nos posts 05 Nov. 2009 23:01 #7

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8005
  • Agradecimentos 3177
Estou a usar o IE com 800 x 600.

Vou experimentar o Firefox e ver o que acontece.


Editado: Firefox Ok


Rui não se preocupe mais com isso .
Com o Firefox posso aumentar sem problemas.

Muito obrigado pela atenção.
Última Edição: 05 Nov. 2009 23:05 por zurca1599.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema