Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Software

TÓPICO: Dois discos internos

Dois discos internos 30 Jul. 2011 22:29 #1

Amigos podem-me dar uma ajuda ,tenho dois discos rigidos internos no pc com um gravador de dvd.Como os devo configurar para no caso de um falhar ter o outro.A placa é uma M4A785D-M PRO MOTHRBORD tenho o windows 7 instalado,mas queria ter outro no outro disco no caso de um falhar. Como os devo configurar na bios.Alguem me pode ajudar? :)

Re:Dois discos internos 01 Ago. 2011 21:02 #2

  • MFM
  • Avatar de MFM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 117
  • Agradecimentos 3
Boa noite,

Quer implementar os discos em RAID 1 ?

Ver: pt.wikipedia.org/wiki/RAID

Suponho que seja isto o que o amigo quer...

Se tem pouca experiência em informática,aconselho a pedir ajuda.Não é que seja muito difícil,
o problema é que não existe muita informação nos manuais das boards que os diversos fabricantes têm.
Estive a ver o manual em inglês e apenas têm a informação de como colocar a configuração
para RAID: na bios -->Main -->Sata configuration -->On-Chip S-ATA channel (enabled) --> OnChip SATA Type (SATA) -->RAID

Por vezes é necessário um driver para poder configurar o RAID,e não vejo muita informação
no site da Asus a esse respeito.

Faça essa configuração na Bios,grave as alterações e reinicie o PC,esteja atento no momento do arranque,que deve aparecer um menu para configuração,verifique qual a tecla que deve premir,atenção que deve ser rápido senão o pc continua no processo de arranque.

Já agora,os discos devem ser iguais (de preferência) ou então o disco que faz a cópia do
primeiro deve ser de capacidade superior.
Não convém ter dados nos discos porque vai perdê-los.

De momento não posso dar mais informação,e a que lhe faculto poderá não ser a adequada
para esta board,mas experimentar não custa nada e é assim que se aprende.

Se tiver mais dados a respeito desta board para fazer RAID ,cá estarei a postar...

boa sorte

MFM

Re:Dois discos internos 02 Ago. 2011 15:59 #3

Muito obrigado,vou exprementar para ver o que dá

Re:Dois discos internos 02 Ago. 2011 19:09 #4

mais uma duvida,tenho a bios da seguinte maneira Onchip sata chanel (enabled)
sata port 1-port 4 (ide)
sata port 5-port 6 (ide) como devo fazer? :)

Re:Dois discos internos 02 Ago. 2011 20:43 #5

  • MFM
  • Avatar de MFM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 117
  • Agradecimentos 3
Boa noite,

Convém ter o manual da board à mão e seguir as informações dadas,é que algumas
configurações só aparecem depois de activar certos campos.
Gostava de o poder ajudar,mas assim vai ser difícil,é que se tivesse essa board,poderia
dar-lhe as explicações passo a passo,mas como não a tenho é complicado...

Se comprou o computador numa loja de informática,peça ajuda,eles quase de certeza o vão
ajudar.

Eu sei que há pouca informação ácerca deste assunto,e uma ajuda nestes casos é importante.
Já agora informo-o que tendo o computador em RAID 1,vai perder velocidade (vai notar o PC mais lento),já que vai escrever a mesma informação nos dois discos.

Se tem receio de perder informação (ficheiros) importante,porque é que não arranja um disco externo e periodicamente vai fazendo backups ?

Eu pessolmente tenho um disco de 1TB dentro de uma caixa refrigerada ANTEC MX-1,
o qual uso para gravar ficheiros importantes.
Esta caixa apesar de ser grande,mantém o disco bem refrigerado e nem se nota a
ventoínha a trabalhar.

Espero ter sido útil

MFM

Re:Dois discos internos 02 Ago. 2011 21:12 #6

amigo muito obrigado pela ajuda.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema