Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
  • Página:
  • 1
  • 2

TÓPICO: recepção de canais na banda VHF

recepção de canais na banda VHF 18 Mar. 2008 23:10 #1

Já substitui o tuner da tv SAMSUNG CB-5079 T5X/XEC mas continuo sem recepção de canais na banda VHF. Como poderei resolver o problema?

Re: recepção de canais na banda VHF 19 Mar. 2008 00:35 #2

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Já verificou se a tv está a fazer a comutação de bandas? Ou seja, o tuner tem um pino que é alimentado permanentemente na maioria dos casos a 12V, e tem três pinos, um para VHF outro para a banda III e outro para UHF em que a tensão é comutada, quer isto dizer que quando se sintoniza em VHF esse pino deve ter os 12V e o de UHF e banda III devem estar a 0V e vice-versa. Deve tentar identificar quais são esses pinos e ver se a tensão muda durante o processo de sintonia. Essa comutação pode ser feita por transístores ou por um circuito integrado.

Dê noticias.


Bino

Re: recepção de canais na banda VHF 22 Mar. 2008 19:43 #3

desde já um muito obrigado, já fiz as devidas medições e verifiquei que a dita comutação de bandas está a ser feita mas nada de canais na banda VHFIII.

Re: recepção de canais na banda VHF 26 Mar. 2008 23:51 #4

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Amigo Carlos Quintas

Vc colocou o pedido no local errado.Este local é para esquemas e pedidos de esquemas.Tem
outro que diz TV.É aí nesse que devemos colocar os pedidos de ajuda para reparação de TV.

Já agora, o chassis que equipa essa tv é o S15A.

Se a tv faz a comutação de bandas correcta,se substituíu o tuner por outro igual ou equivalente (atenção se colocou um equivalente veja bem se é mesmo equivalente). e continua sem sintonizar a RTP1 então o melhor será regravar essa eeprom pois, poderá estar aí o seu problema.

Boa sorte.

Cumptos

Mário Duarte Santos - Odemira

Re: recepção de canais na banda VHF 27 Mar. 2008 01:18 #5

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Isto está uma confusão.

O post foi movido por estar no local errado mas as msgs que foram colocadas após ter sido
movido , não aparecem.

Bem sobre a eeprom ,se colocar uma nova sem gravar o software (dump), em quase todas
as tv's , não vão funcionar.Vou deixar aqui o arquivo com o esquema do gravador que uso
(Ponny Prog), mais o programa e as instruções.Se tiver dúvidas entre no MSN , se tiver.
O meu endereço é : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Boa sorte

Cumptos

Mário Duarte Santos - Odemira

Ficheiro anexado:

Nome do Ficheiro: PONNY_PROG___TUDO.rar
Tamanho do Ficheiro: 1221102

Re: recepção de canais na banda VHF 27 Mar. 2008 01:31 #6

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Boas... foi colocado uma resposta na mesma altura em que o tópico estava a ser movido para a categoria correcta, por isso ficou fora, tenham atenção ao colocar os tópicos na categoria correcta.

Nem sempre estou tão atento como deveria às categorias o que pode originar confusão e falta de resposta em alguns tópicos.

Pelo lapso peço as minhas desculpas
Última Edição: 27 Mar. 2008 01:33 por Rui.

Re: recepção de canais na banda VHF 27 Mar. 2008 11:35 #7

  • Duartes
  • Avatar de Duartes
  • DESLIGADO
  •  top100 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 177
Olá amigo Rui , bom dia.

Hehehe!! Fiquei um bocado confuso ao não encontrar a minha resposta e a que antes foi
dada pelo colega.Mas sem problemas.Tmb desconfiei que o ocorrido se devia ao post ter sido
movido.A minha chamada de atenção realmente, foi para ver se o amigo reparava nesse facto.

Um abraço

Mário Duarte Santos - Odemira

Re: recepção de canais na banda VHF 28 Mar. 2008 18:48 #8

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Olá boa tarde Carlos

Vou tentar ajudar, caso não tenha ainda resolvido problema.

Eu penso que o chassi deste Tv é o SCT11B e sendo assim, este tuner funciona da seguinte maneira:

No Tuner U VH VL
U 0................8V...............8V
VH 8V...............0................8V
VL 8V..............8V...............0

Para cada banda, tem um transistor de comutação que pode ser a causa.
Verifique logo nas saídas do microPC se a informação está correcta. O microPC, pode ser a causa.
Mesmo assim, como a banda VL normalmente não é utilizada, troque a informação de BH com BL.

Se tiver dúvidas exponha-as.
Cumprimentos
Jose Luis

Re: recepção de canais na banda VHF 31 Mar. 2008 18:13 #9

  • jose luis calcada
  • Avatar de jose luis calcada
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top20 em número de mensagens
  • TÉCNICO DE ELECTRÓNICA
  • pt  
  • Mensagens: 1557
  • Agradecimentos 12
Boa tarde Carlos.

Vou tentar melhorar a minha ajuda.


Eu penso que o chassi deste Tv é o SCT11B e sendo assim, este tuner funciona da seguinte maneira:

No Tuner U VH VL
Banda U 0 8V 8V
Banda VH 8V 0 8V
Banda VL 8V 8V 0


Para cada banda, tem um transistor de comutação que pode ser a causa.
Verifique logo nas saídas do microPC se a informação está correcta. O microPC, pode ser a causa.
Mesmo assim, como a banda VL normalmente não é utilizada, troque a informação de BH com BL.

Se tiver dúvidas exponha-as.
Cumprimentos
Jose Luís

Re: recepção de canais na banda VHF 09 Abr. 2008 22:57 #10

Olá amigos, quanto a esta avaria informo que já esta solucionada, o problema era o tuner, foi o meu 1º palpite azar foi que substitui por um da concorrência o qual me causou várias duvidas, após nova substituição mas por um de origem fiquei com o tv a funcionar 100%.
OBRIGADO.
  • Página:
  • 1
  • 2

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema