Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Maquina lavar roupa muito lenta

Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 10:57 #1

Bom dia amigos,

É o seguinte tenho uma avaria na minha maquina de lavar que é o seguinte quer a lavar quer a centrifugar tem uma velocidade muito mais baixa que o habitual. Já troquei o condensador que é de 12,5micro mas continua tudo na mesma.
De um modo geral a maquina funciona tudo na perfeição excepto a velocidade do motor que parece que nao tem força. O motor tem 5 fios mas nao sei muito bem como são ligados precisava que alguem me desse umas noções de como funcionam aqueles motores.
O Programador é EC 4261.03 B

Será que é avaria do programador? ou do motor?

Desde já o meu obrigado
Cumprimentos Filipe Teixeira

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 11:00 #2

  • Raimber
  • Avatar de Raimber
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 571
  • Agradecimentos 3
Bom dia.
O motor não aquece demasiado nem cheira a queimado?

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 11:04 #3

O motor de facto aquece um bocado, cheirar a queimado nao me apercebi. ;) , se for o motor é normal ter avaria logo nas duas velocidades? ou seja ele tanto é lento a lavar como a centrifugar.
Cumprimentos Filipe Teixeira

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 11:36 #4

  • Raimber
  • Avatar de Raimber
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 571
  • Agradecimentos 3
Como as velocidades e inversão do sentido de rotação são feitos por diversos bobinados basta que um esteja defeituoso para que isso aconteça. O programador apenas liga e desliga circuitos não tem em si controle de velocidade.

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 12:46 #5

Humm. então muito provavelmente o defeito será do motor, elo que vejo você deve perceber bastante dese tipo de equipamentos. Por acaso nao tem assim documentação com algumas noções basicas que me possa arranjar. estudei electronica mas nao tenho nenhuma experiencia nestes equipamentos agora como estou desempregado vou tentar reparar algumas coisas até aqui trabalhei na Qimonda Portugal a minha experiencia sempre esteve ligada ao fabrico de chips.
Cumprimentos Filipe Teixeira

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 08 maio 2009 15:54 #6

  • Raimber
  • Avatar de Raimber
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 571
  • Agradecimentos 3
Tenho varios livros sobre motores mas nada em formato que lhe possa fornecer por aqui, mas se fizer alguma pesquisa sobre motores assincronos ou de corrente alterna seguramente que vai encontrar. Lamento a sua perda de emprego, é a crise.

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 12 Ago. 2009 18:58 #7

  • Luir
  • Avatar de Luir
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top10 em número de mensagens
  • Frank
  • br  
  • Mensagens: 1948
  • Agradecimentos 109
Caro Felipe, não sei a marca e modelo desta máquina.
Já tive este mesmo problema com uma máq.Brastemp, se tua máquina for eletronica verifique no painel os tipos de lavagem; Lenta, para tecidos finos, Média para tecidos normais e Pesada, para tecidos grossos e pesados. Mude os tipos de lavagem e verifique a alteração da velocidade na lavagem. Boa sorte, abraços, Luir Frank.

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 12 Ago. 2009 21:44 #8

boas noites pessoal.


ja experimentaste a abrir a tampa de tras ,e rodar o volante da correia a ver se esta preso .
por vezes os rolamentos estao gripados e bloqueiam a rotaçao do motor .

aproveita e mede o consumo do motor se tiver um consumo muito superior a 4 amperes
ou esta preso ou tens o primario lixado.
a mediçao deve ser feita com carga de roupa.

substitui o condensador por um de 14 micros e quanto mais largo melhor.
porque existem uns no mercado mais extreitos que nao valem nada.

Re: Maquina lavar roupa muito lenta 12 Ago. 2009 21:50 #9

Este problema já foi resolvido a maquina tinha mesmo o motor avariado, a solução foi a compra de uma nova como aquela estava muito velha não valia a pena reparar. Comprei uma Bosch
Cumprimentos Filipe Teixeira

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema