Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Lavadora Indesite W152

Lavadora Indesite W152 05 Mar. 2009 15:25 #1

  • Mari
  • Avatar de Mari
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Olá!
Detectei o problema da minha lavadora Indesite W152: a correia do tambor soltou-se, só que não consigo colocá-la no lugar pois está demasiado tensa e eu não sei onde posso afrouxar para conseguir colocá-la no mecanismo. Por favor ajudem-me com algum esquema ou dica....
Obrigada!
Ana Almeida

Re: Lavadora Indesite W152 05 Mar. 2009 18:18 #2

  • pocket
  • Avatar de pocket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 11
A técnica correcta para a colocação seria desapertar o tensor, colocar a correia e ajustar o tensor. Na maioria dos casos o tensor é feito pelo apoio do motor com um furo rasgado.
A outra técnica é colocar primeiro a correia na poli do motor e depois com o polegar esquerdo por dentro da correia puxa na vertical sem esforço até à parte superior da outra poli, com a mão direita puxa a correia para a direita e encaixa na poli do tambor, mantendo sempre a correia esticada. Com a mão direita agarra/abraça a poli e a correia, para a correia não escapar, em seguida force a poli do tambor a rodar para a sua esquerda, até a correia encaixar na totalidade. O segredo está em manter a correia sempre esticada. Depois da correia no sítio verifique a tensão da correia (deve flectir cerca de 1 a 2cm). Pressionando a correia para dentro num ponto médio entre a poli do motor e a do tambor.
Obs: Quando a correia salta é sinónimo de folga o que obriga a ajustar no tal tensor.
TENHA SEMPRE ATENÇÃO AOS DEDOS, QUE PODEM FICAR ENTALADOS, PEGUE A CORREIA PELA LATERAL FICANDO ENTRE O POLEGAR E O INDICADOR.
Cumprimentos,

Pocket

Re: Lavadora Indesite W152 07 Mar. 2009 16:05 #3

  • Mari
  • Avatar de Mari
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 2
Muito Obrigada ao membro Pocket pela sua ajuda. Tentei a 2ª técnica e resultou, consegui colocar a correia, só que agora durante a lavagem ela solta-se, apesar de estar muito "esticada", sei que deveria ajustá-la através do tensor, só que não sei onde se localiza uma vez que procurei no motor (tal como explicou) mas o motor não está apoiado, está aparafusado ao próprio tambor..., não quero incomodar mais com o meu problema, só quero dar uma satisfação já que foi gentil ao tentar ajudar-me.
Obrigada

Mari

Re: Lavadora Indesite W152 15 Mar. 2009 21:15 #4

  • pocket
  • Avatar de pocket
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 11
Apesar de tardia vou dar mais uma dica.
Para mim não é incómodo nenhum.
Habitualmente as cubas têm três pontos de apoio para o motor.
Dois dos apoios permitem a oscilação do motor e o terceiro que deve estar próximo da polia do motor permite o ajuste.
Se a correia está muito tensa e continua a saltar pode ter a ver com seu estado ou o alinhamento das polias (algo cedeu).
A correia para funcionar bem deve flectir um pouco se estiver muito tensa deteriora a correia e os rolamentos.

Cumprimentos,

Pocket

Re: Lavadora Indesite W152 16 Mar. 2009 15:45 #5

  • kokas
  • Avatar de kokas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos top50 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 255
  • Agradecimentos 15
Embora tarde cá vai também a minha opinião
Substituir a correia por uma nova e o problema deve ficar resolvido.
Só sei, que nada sei

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema