Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: Lampadas Fluorescentes

Lampadas Fluorescentes 11 Jun. 2009 23:42 #1

Boa noite,

Gostaria de tirar uma dúvida.

Diz-se que uma lampada fluorescente gasta muito ao arrancar. Diz-se que é preferivel, e que gasta menos, deixar essa lampada ligada durante 2 ou 3 horas do que liga-la e desliga-la 5 ou 6 vezes seguidas. É verdade?

Então, caso seja verdade, numa garagem em que a iluminação e efectuada por lampadas fluorescesnte e estas ligadas por intermédio de sensores, compensa nas horas de ponta ter a luz permanentemente ligada?

Obrigado

Re: Lampadas Fluorescentes 12 Jun. 2009 01:09 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6417
  • Agradecimentos 1563
Ao contrário do que muitas vezes se divulga, uma lâmpada fluorescente com balastros convencionais não tem um consumo baixo, tem um consumo baixo em relação à luz que produzem comparativamente a uma lâmpada incandescente comum, se pretende baixar o consumo, substitua os balastros convencionais por balastros electrónico, ou no caso de ter muitas lâmpadas fluorescentes substitua essas lâmpadas por lâmpadas de halogéneo ou vapor de mercúrio, em pouco tempo compensará a troca.
O consumo ao ligar não é superior a 1 hora de funcionamento (existem várias potências, suponho que está a utilizar lâmpadas de grandes dimensões) , no entanto, a vida da lâmpada é afectada pelo número de vezes que ligam, teoricamente uma lâmpada fluorescente acesa de forma permanente nunca se estragaria.

Re: Lampadas Fluorescentes 12 Jun. 2009 11:09 #3

  • FXgor
  • Avatar de FXgor
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • Técnico de electrónica
  • pt  
  • Mensagens: 47
Se pretender trocar de lâmpadas para baixar o consumo, tenha em atenção a intensidade de luz, que normalmente é referenciada como (LM) ou (lumen) esta é a escala que determina a quantidade de luz emitida.
Ex: uma lâmpada incandescente convencional 100W = 1340 Lumen
Se a trocar por uma económica equivalente a 100W, esta terá um consumo de 18W mas só tem 1040 Lumen de luz, a diferença parece pouca (300 Lumen) mas faz muita diferença por isso quando trocar de lâmpadas, se não quiser perder intensidade de luz deve procurar lâmpadas com os mesmos Lumens.

Re: Lampadas Fluorescentes 12 Jun. 2009 11:59 #4

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
O problema dos balastros electrónicos é o preço deles, colega Rui. Caso tenha o asar de ele se queimar e não tiver recuperação , lá se vai o economizar na parte de consumo. Se a duração do electrónico for igual ao do balastro convencional, tudo bem. Com o preço de um electrónico por exemplo Philips, compra 1/2 dúzia dos convencionais.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: Lampadas Fluorescentes 30 Jul. 2009 00:38 #5

Pessoal desculpem reactivar o topico mas preciso de uma ajudinha.

Tenho aqui duas lâmpadas negras de 6W e estou a usar um "balastro" electrónico de 18W improvisado que vi no seguinte site:

www.acquaportal.it/Articoli/Faidate/Ballast_elettronico/default.asp

O meu objectivo é acender as duas lâmpadas com apenas um balastro devido a sua potencia. Fiz o paralelo das lâmpadas mas só acende uma delas. A outra pisca no arranque mas depois apaga. Alguém me sabe explicar o que fiz de errado??

As lâmpadas estão boas. Já pensei liga-las em série mas estou com receio de fundi-las...

Re: Lampadas Fluorescentes 02 Set. 2009 16:06 #6

Eu estava na ideia que as lampadas flurescentes gastavam bem menos que uma incandescente
Cumprimentos Filipe Teixeira

Re: Lampadas Fluorescentes 02 Set. 2009 22:01 #7

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
colega altimpedancia
Se as ligares em paralelo precisa de dois balastro. Para um balastro tens que as ligar em série, para o caso que expões.
O que vejo no site são lâmpadas de neon, o que não é o mesmo caso que apresentas..
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.
Última Edição: 02 Set. 2009 22:04 por WebLogs.

Re: Lampadas Fluorescentes 02 Set. 2009 22:33 #8

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
E é verdade, colega Filipe_Teixeira.
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema