Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Não sou técnico mas tenho um aparelho avariado, o que faço ?

TÓPICO: TV LG 29FU6TL - LINHAS DE RETRAÇO - TELA PISCANDO

TV LG 29FU6TL - LINHAS DE RETRAÇO - TELA PISCANDO 06 Out. 2023 15:10 #1

Bom dia amigos, me chamo Aires sou novo no forum, eu não sei se estou fazendo certo pois é a primeira vez que uso um fórum na minha vida. Mas queria pedir a ajuda de vocês caso alguém saiba ou puder ajudar.

Bem, eu adquiri no fim do ano passado uma tv de tubo do modelo mencionado no tópico, essa tv apresentava um problema de efeito almofada, ou efeito taça como alguns chamam. Eu sou só um curioso de eletrônica, mas mesmo assim sempre consigo arrumar bastante coisa minha. Então eu já comprei a tv com o objetivo de tentar eu mesmo consertar. Bem, fui procurando, pesquisando e consegui resolver o efeito taça trocando uns capacitores e dois transistores da tv. Porém percebi um outro problema. A tv ficava meio que piscando a tela, vi que podia ser algo relacionado ao screen da tv, então ajustando o potenciômetro de screen do flyback eu percebi que se eu aumentasse bastante o piscado sumia ou melhorava, pois dependendo da imagem na tela piscava, mais ou menos ou as vezes não piscava. Deixei o screen praticamente no máximo e não notei piscar novamente, porém ficaram linhas de retraço que consegui amenizar mais aumentando o brilho no menu da tv. Inclusive fui difícil encontrar um configuração entre contraste e brilho que desse pra ver todas as cores corretamente. Pois se fechar mais o screen a tv pisca, se abrir mais fica linha de retraço.

Bem, eu queria saber se alguém saberia me dar um noção do porque tenho tido esses problemas, parece que a tv veio com mais problema que o efeito taça. Inclusive consegui uma placa do mesmo modelo e troquei flyback, placa do cinescópio e transistor vertical. Testei todos os capacitores eletrolíticos e cerâmicos que ficam entre o flyback e o transistor do vertical.

Desde já agradeço e peço desculpas pelo texto grande!
WhatsAppImage2023-10-06at12.06.56.jpeg

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema