Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: fazer tubo de led

fazer tubo de led 04 Mar. 2013 11:58 #1

  • imavideo
  • Avatar de imavideo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 106
  • Agradecimentos 1
Olá pessoal.
Pesso ajuda para fazer um tubo de led . comprei leds de 1w 3,4v e estou a montar 24 numa calha de aluminio para ajudar a dissipar o calor, a minha duvida é como ligar os 24 led a 230v ac sem recorrer as fontes de alimentação que existem no mercado.
se ligar os leds em série nessecito de cerca de 80v continuos.
sei que posso reduzir a tensão alterna com um capacitor e resistor em serie mas não sei calcular o valor?
Agradeço a quem ajudar.
Obrigado, Riso

Re:fazer tubo de led 04 Mar. 2013 12:49 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6413
  • Agradecimentos 1560
Verifique este link:

Ligação Leds
Última Edição: 25 Nov. 2015 14:16 por Rui.

Re:fazer tubo de led 04 Mar. 2013 19:24 #3

  • imavideo
  • Avatar de imavideo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 106
  • Agradecimentos 1
Há algo que me escapa! um led 3.3v consome 300mA logo 10 ledes consomem 3A independentemente da forma que estão ligados ( serie ou paralelo ou misto ) estou certo ou errado??

Re:fazer tubo de led 04 Mar. 2013 19:37 #4

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6413
  • Agradecimentos 1560
Não pode fazer os cálculos de forma tão simples, isto porque o circuito não é puramente resistivo e, para obter a tensão de funcionamento, algo terá de minimizar a tensão do setor (220 ou 110).

Ora, isto cria um problema, se tentar ligar os leds em paralelo, uma vez que são semicondutores, basta um deles ter características diferentes e todo o circuito será afetado.


A minha sugestão é, em vez de tentar diminuir a tensão de funcionamente dos 220V ou 110V, regular e estabilizar a tensão, isto porque apenas com uma resistência terá de ter uma resistência de elevada potência para provocar a queda de tensão para 10 led.

Existe um circuito no site onde pode verificar a forma certa e estável de executar esta montagem e como fazer os cálculos.

Veja em :

[url=circuitos/pt/iluminacao/76-led-lamp-circuit.html]Lâmpada com Leds[/url]

Re:fazer tubo de led 04 Mar. 2013 22:39 #5

  • imavideo
  • Avatar de imavideo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  • pt  
  • Mensagens: 106
  • Agradecimentos 1
XC= 1/(2pfC) ohms
XC= Vrms /I ohms

XC: Reatância capacitiva (ohm) Ω
I: Corrente do LED (ampere)A
f: Frequência (Hertz)Hz
Vrms: Tensão de entrada (volt) V

Amigo Rui se tinha duvidas agora tenho ++
XC em ohms? então não é farades ou sub multiplos
e XC tem de variar com o consumo!

Re:fazer tubo de led 05 Mar. 2013 17:26 #6

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 795
  • Agradecimentos 28
Boa noite

Olá amigo imavideo, você está a confundir capacidade do condensador com a reatância capacitiva.
Vamos tirar essas dúvidas:
A capacidade (C) do condensador mede-se em Farads ou sub múltiplos do mesmo, sim senhor, mas a reatância capacitiva (XC) não é a mesma que a capacidade. A reatância capacitiva (XC) é a resistência que o condensador oferece à passagem da corrente alternada, ou seja, é como se fosse uma resistência e como tal mede-se em ohms.
Essa resistência é tanto mais elevada quanto menor for a capacidade do condensador e quanto mais baixa for a frequência da tensão da rede.

Eu já fiz essa montagem que está no site e funciona bem.
Fiz uma lâmpada com 49 Leds todos ligados em série.
No meu caso os Leds são de alto brilho 3,2V, 20mA.

Se precisar de alguma ajuda estou ao seu dispor para ajudar naquilo que puder e souber.

Bino

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema