Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Estimulador Muscular

Estimulador Muscular 19 Out. 2009 00:20 #1

Boas,


Aceitei fazer este projecto final de curso que consiste na implementação de um aparelho que envia impulsos electrónicos de baixa intensidade de forma a estimular e/ou eliminar a dor muscular.

A questão que tenho andado a debater com o meu orientador prende-se na saída do circuito...




Passo à descrição do mesmo:

Estamos de acordo que Tr1 será um inversor... que vai transformar os impulsos do microcontrolador (que apesar de estar um 20C51 na figura, vai-se utilizar uma PIC, não sei se será relevante para o caso, mas acho que convém descrever todas as opções tomadas no projecto) amplificados pelos dois BUZ11 ou equivalentes e com o BD140 a regular a intensidade da saída, penso eu, numa saída de 20 VA e 100V (o transformador utilizado neste circuito no qual nos baseámos é um Conrad de 0-4-16 Ohm).

Eu sei que por norma os transformadores têm no primário (a entrada) 230/110 VAC e o secundário (saída) 12VDC/24VDC...etc

O meu problema é que a área do meu curso é mais electrónica e computadores, não nos aprofundamos muito na parte da alta tensão. E estou a tentar perceber se posso ou não usar um transformador convencional e ligá-lo ao contrário...

Ou o que procuro é um transformador/inversor?


Eu estive a observar o circuito inversor que está aqui no fórum e as ligações coincidem, no que diz respeito às ligações de transístores à entrada do inversor.


Eu já procurei por inversores por aí, mas tudo o que encontro são aqueles conversores que se ligam nas baterias dos carros para usar nas caravanas e etc...


Obrigado desde já.
Última Edição: 19 Out. 2009 00:21 por LCascales.

Re: Estimulador Muscular 19 Out. 2009 02:27 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Só com esta parte do circuito é complicado perceber na totalidade.

para este tipo de utilização, há que ter especial atenção à corrente que sai do circuito, ora o transformador terá importância não só nos valores de tensão como também na corrente, alguém receber uma estimulação com 10 amperes, se calhar vai ficar estimulado de mais.

Qualquer transformador tem a relação entre o primário e secundário, neste caso só teremos de saber qual o valor dessa relação e usar um enrolamento directamente proporcional, no enrolamento com mais espiras vamos ter a proporção de tensão em relação ao enrolamento com menos espiras, com desfasamento em relação à entrada.

Supondo que o transformador seria, 220/22 teríamos 10 espiras para uma em cada um dos enrolamentos. nesta base, e se a tensão está alta ou baixa pode ser reduzida no primário para termos a tensão máxima que entendermos no outro enrolamento.

Re: Estimulador Muscular 19 Out. 2009 03:19 #3

Vou então colocar o esquema completo

remembertomorrow.no.sapo.pt/esquematico_completo.jpg

*nota: optei por colocar o link em vez de colocar aqui a imagem, pois sai do layout do fórum*


O projectista optou por alimentar o circuito com uma bateria de 9V , no nosso caso iríamos optar por um simples adaptador AC/DC com várias tensões de saída para alimentar o circuito, e também acrescentar um 1N4001 em série com o interruptor e a entrada do regulador de tensão.

Fazendo as contas para as características desta circuito com 20W e 100 V de saída, obtém-se uma corrente de 200mA . O que está mais disponível para já são transformadores 220/24 , pelo menos na minha zona, convém encomendar o equipamento aqui perto para depois não ficar entalado nos prazos.
Mas continuando... posso concluir que alterando a relação primário/secundário eu posso utilizar um transformador qualquer tal como se apresenta no esquemático? Porque a minha intenção é usar a suposta entrada como saída, tal como se apresenta na figura.

O meu problema é mesmo não ter prática nenhuma em trabalhar com transformadores, daí a minha confusão
Última Edição: 19 Out. 2009 03:20 por LCascales.

Re: Estimulador Muscular 19 Out. 2009 23:16 #4

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3180
Prineiro deve ter cuidado com o que vai fazer.
20W e 100V pode matar.

Segundo os sistemas que vi usam trens de impulsos de alta frequência e correntes bem menores.
Para frequencias da ordem das dezenas de Kz tem de usar transformador especial com núckeo de ferrite .

Se colocar aqui o site do projecto pode ajudar.
Última Edição: 19 Out. 2009 23:18 por zurca1599.

Re: Estimulador Muscular 20 Out. 2009 00:50 #5

Este sistema só vai ser aplicado nos membros, não nos vamos arriscar a utilizá-lo na zona abdominal nem na zona toráxica.

O projecto em si não tem precedentes, nem sequer foi considerado por parte do coordenador uma parceria com alunos de eng.ª biomédica.
Portanto a idéia é mostrar que isso pode ser feito com um orçamento baixo, alguma pesquisa em termos de electroterapia e por aí...

Site do projecto não foi criado... posso no entanto mostrar o artigo da revista Elektor que o orientador me disponibilizou e que segundo ele, bastante viável para fazer o projecto.

remembertomorrow.no.sapo.pt/Estimulador_Muscular.zip

O artigo está em espanhol, espero que isso não seja constitua problema, alguns termos podem ser um bocado ambíguos.

Sim, as frequências são na ordem dos MHz, dado que se vai trabalhar com um microcontrolador para gerar os impulsos, embora não se vá utilizar nenhum da família 8051 e sim uma PIC.
O núcleo de ferrite é para suster o campo magnético gerado pelas altas frequências certo?

Outra hipótese é encomendar um transformador feito por medida, pois.

Re: Estimulador Muscular 22 Out. 2009 00:05 #6

  • zurca1599
  • Avatar de zurca1599
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 8014
  • Agradecimentos 3180
Leia bem o pdf
O transformador não tem de ser de 20W.
A tensão que se pretende é de 50V em vazio.
O transformador deve ter uma ralação 1:10 .
Como se usa frequencias e transições elevadas julgo ser melhor usar um transformador de nucleo de ferrite.

Se nao conseguir tente ver se encontra um de 110 /10V+10 e use invertido.

Pode mandar mesmo fazer.
Última Edição: 22 Out. 2009 00:07 por zurca1599.

Re: Estimulador Muscular 22 Out. 2009 00:33 #7

Muito obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema