Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: ajuda para colocar os km em zero...

ajuda para colocar os km em zero... 09 Ago. 2009 19:53 #1

  • bugatti
  • Avatar de bugatti
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Efectuo reparações em quadrantes do Renault Scenic II e necessito de um equipamento que possa colocar os kms em zero.
Normalmente as avarias fazem aumentar em muito os kms e na Renault só conseguem actualizar os quadrantes se tiverem até 100 km.

Penso que o ship que controla isso é um AZ1026 mas ate agora ainda não encontrei o datasheet...

Alguma sugestão?

Re: ajuda para colocar os km em zero... 09 Ago. 2009 21:00 #2

  • WebLogs
  • Avatar de WebLogs
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top100 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 214
  • Agradecimentos 13
Nem sabia que se podia ROUBAR, quem honestamente compra um carro ou não com kilometragem legal ( perante a lei).
Não é um ship colega bugatti é um Porco Preto com dois presuntos, cá do nosso Alentejo, PERCEBEU?
O saber não ocupa espaço,temos é que nos instruir.

Re: ajuda para colocar os km em zero... 09 Ago. 2009 22:51 #3

  • Bino
  • Avatar de Bino
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top20 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 794
  • Agradecimentos 28
boa noite

Colocar Kms a zero? Ainda bem que o amigo não sabe como se faz!
Kms a zero só num carro novo. Não enganem o pessoal.

Bino

Re: ajuda para colocar os km em zero... 11 Ago. 2009 00:14 #4

  • bugatti
  • Avatar de bugatti
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boa noite,

Sou técnico de electrónica e já cá ando há muitos anos...
Sei perfeitamente que é ilegal e demasiado óbvio que não tem lógica nenhuma colocar os Kms de uma viatura usada a zero.

Penso que não esclareci bem esta questão e por isso cá vai...

Nunca "mexi" na electrónica de carros mas tenho um Renault Scenic II que teve uma avaria no quadrante e na oficina da renault informaram-me que não tinha reparação, teria de gastar cerca de 800euros num novo.
Indignado com esta situação, deitei mãos á obra e após 3 meses de pesquisa, ter destruido o meu quadrante e comprado 2 usados, consegui coloca-lo a funcionar.
Mais ainda, descobri que não estava só e que todos os quadrantes deste modelo até ao ano 2006 tem defeito de fábrica e avariam por volta dos 70000kms.
Mais uma razão para não comprar um novo... alem da reparação efectuiei tambem algumas alterações que (só o tempo o dirá) vão evitar que volte a avariar de novo.

O problema que ainda não consegui resolver é colocar os kms em zero, pois na fase de avaria os quadrantes alteram em cerca do dobro os kms reais (que estão na centralina) e na Renault só conseguem fazer a actualização se o quadrante tiver até 100kms.

Nem todos somos piratas...
Última Edição: 11 Ago. 2009 00:17 por bugatti.

Re: ajuda para colocar os km em zero... 11 Ago. 2009 00:41 #5

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O problema é que os chips de última geração não permitem fazer redução de KM, são CI's específicos de contagem, quando são substituídos por novos, o técnico da marca re-ajusta o valor para o correcto, mas o antigo nunca dá para colocar a menos, apenas soma. Antes a contagem estava numa eeprom ou outro chip que armazenava, os mais recentes é impossível. (Lidei com um problema semelhante de substituição de uma consola que o fabricante queria 2100 euros, também adquiri uma usada e não consegui resolver, não era Renault mas pelo que o aconteceu parece-me muito semelhante).

Re: ajuda para colocar os km em zero... 11 Ago. 2009 10:14 #6

  • bugatti
  • Avatar de bugatti
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Bom dia Rui,

Agradeço esse esclarecimento, já calculava que o sistema seria algo do genero mas tal como já tinha dito, electronica auto para mim é novidade.
Pensando bem, se o sistema apenas soma talvez seja possivel somar até ficar em zero...

Acha possivel?

Re: ajuda para colocar os km em zero... 18 Ago. 2009 19:11 #7

  • bugatti
  • Avatar de bugatti
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 16 anos
  •   
  • Mensagens: 4
Boa tarde

Penso que tenho a resposta para a minha questão...
Encontrei um esquema de programador da eprom 93c56 que suponho vai resolver o meu problema.

Vou testar e logo dou feedback...

Re: ajuda para colocar os km em zero... 20 Jan. 2011 18:34 #8

Boa tarde, estou com uma avaria no quadrante do meu scenic de 2005, há cerca de um mês. Já conseguiu resolver o seu problema?

Cumprimentos

Re: ajuda para colocar os km em zero... 25 Jan. 2011 11:49 #9

  • amram
  • Avatar de amram
  • DESLIGADO
  •  top5 em número de mensagens
  • Tecnico Eletrônica a 42 anos
  •   
  • Mensagens: 2688
  • Agradecimentos 7
Não basta ter o programador que é o Hard,tem que ter o programa instalado no seu computador e depois o soft do modelo do seu carro.
E saber se usa memoria flash,pois é diferente no tv usamos o programa Pony instalado quando queremos gravar uma memoria recorremos aos bancos de dado que encontramos na internete ou copiados de de modelos que entra na oficinas ,cada modelo de tv tem um soft diferente.
No seu caso o soft pertence ao fabricante ,normalmente as autorizadas não fornece este soft que muitas das vezes pagam muito caro pelo pagote de soft a fabrica.Boa sorte.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema