Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: CARREGADO DE BATERIA 12V

CARREGADO DE BATERIA 12V 08 maio 2009 22:11 #1

  • maasth
  • Avatar de maasth
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 5
CARO AMIGO BOA NOITE.

VENHO ATRAVES DESTE FORUM PEDIR UMA AJUDA COM O CARREGADOR DE BATERIA 12V.
EU MONTEI ESSE CARREGADOR DO SITE
FIZ A MONTAGEM TUDO CERTINHO NÃO FUNCIONA, DETALHE O LED FICA ACESSO.
ESSE CIRCUITO ESTA CORRETO?
Carregador Baterias 12V

ATENCIOSAMENTE: MAASTH
Última Edição: 24 Nov. 2015 03:42 por Rui. Motivo: retificação link

Re: CARREGADOR DE BATERIA 12V 08 maio 2009 22:25 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
O led apenas pode acender se existir diferença de potencial entre os terminais. para isto acontecer o tiristor Q2 tem de estar a conduzir, de outra forma ele não ficaria aceso.
Na mensagem que colocou no fórum, não referiu se está a receber carga, com e sem bateria, o led pode estar aceso e existir carga nos terminais.
Verifique o ajuste da R2, verifique se o tiristor está em curto e correctamente montado
Última Edição: 08 maio 2009 22:26 por Rui.

Re: CARREGADOR DE BATERIA 12V 08 maio 2009 22:55 #3

  • maasth
  • Avatar de maasth
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 5
Rui escreveu:
O led apenas pode acender se existir diferença de potencial entre os terminais. para isto acontecer o tiristor Q2 tem de estar a conduzir, de outra forma ele não ficaria aceso.
Na mensagem que colocou no fórum, não referiu se está a receber carga, com e sem bateria, o led pode estar aceso e existir carga nos terminais.
Verifique o ajuste da R2, verifique se o tiristor está em curto e correctamente montado

Caro Rui.

Coloquei em uma bateria e fiz o teste. Na saída não tem ddp. E o led fica acesso.
Veja coloquei no lugar de BRX49 SCR um tic -226 -D porque aqui não conseguir esse SCR brx49.
Será que é isso?
Outra coisa que gostaria de saber com o amigo, o diodo D1 ele fica mesmo ali no esquema?
Pq seu eu tenho o secundário do trafo 13 vca coloco um diodo retifica em meia onda ai minha tensão caie pra 6,7 vcc como o tirac vai fazer para obter 13vcc? Ou ele não é carregador mais sim um flutuador?
se eu estiver errado desculpe-me é pq estou iniciando.

att: maasth

Re: CARREGADOR DE BATERIA 12V 17 Ago. 2009 01:05 #4

Ola maasth, essa questão da saida do diodo ser de 6,7v é assim mesmo? o meu esta ocorrendo o mesmo. Você resolveu o problema? Agradeço!

Re: CARREGADOR DE BATERIA 12V 01 Set. 2009 06:43 #5

Eu também queria montar um esquema destes para carregar uma bateria de chumbo de 12v apartir do alternador/bateria do carro.

Mas tou a ver que este esquema não é muito bom... alguem dá uma ajudinha?

Re: CARREGADO DE BATERIA 12V 02 Set. 2009 11:38 #6

  • dudusom
  • Avatar de dudusom
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 14 anos top100 em número de mensagens
  • reparador em amplificadores e TV
  • br  
  • Mensagens: 162
  • Agradecimentos 2
gostei desse projeto, e gostaria de montar um desse.
alguem q ja montou tem o layout do pci.
se tiver poderiam me mandar?
vlw...

Re:CARREGADO DE BATERIA 12V 30 Ago. 2010 14:56 #7

  • grogo
  • Avatar de grogo
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 13 anos
  •   
  • Mensagens: 1
Jovens! Realizei os testes nesse carregador de forma diferente, pois as minhas necessidades exigiam essas alterações. Utilizei um fonte 12 vcc direta portanto não usei o T1(220/12V) nem D1 (p600).No lugar do Q1(BT136) utilizei o BT138 e no lugar do Q2(SCR-BRX49) utilizei o TIC106, pois não encontrei os mencionados na lista. A principio tive problemas com o desligameto do led, eu variava o potenciometro ele ligava mas não desligava, com 50% do potenciometro o led permanecia desligado com um valor de (+ou- 6,4Vcc), com a variação para 12Vcc permaneceu desligado e carregando a bateria,porém não tive tempo para prosseguir o teste, mas assim que terminar volto com mais informações.
Vlw Rapeizi!!!

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema