Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: [Pedido] Esquema de circuito electrónico

[Pedido] Esquema de circuito electrónico 21 Abr. 2009 10:48 #1

Boas.

Queria fazer um circuito para um carro.
Em que na posição da chave antes de ligar a ignição do motor, normalmente as luzes de presença de funcionamento dos diferentes dispositivos acendem quando tudo funciona, como teste.
Nisto, fiz um circuito que possui um LED no tablier de bord e queria que de início quando liga-se a chave nessa mesma posição o lED
liga-se durante por exemplo 5segundos e desliga-se e não volta-se a ligar. Apenas ligava de novo quando fosse cortado a alimentação e volta-se a alimentar o circuito.

Estava a pensar utilizar um circuito integrado timer NE555, em modo de funcionamento monoestável, mas não tenho a certeza se é funcional. E como devo liga-lo para fazer que isso resulte.

Aguardo as vossas opiniões e ajuda.

Muito Obrigado.

Re: [Pedido] Esquema de circuito electrónico 23 Abr. 2009 03:54 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
Sim o 555 permite facilmente fazer isso e em função da grelha de resistências regular esse tempo mais segundo menus segundo, estou a prever até ao final do mês de Abril irei colocar uma nova área do site que já está pronta em termos de programação que terá muitos circuitos faça vc mesmo com leds,
só não está ainda disponível pq me encontro ausente por motivos profissionais.
mas mesmo actualmente na área dos temporizadores tem dois circuitos que permitem fazer essa função, verifique os tempos que o 555 pode ou não ter nesta página Utilização do 555
Última Edição: 25 Nov. 2015 17:25 por Rui.

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema