Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: Duvidas com interruptores

Duvidas com interruptores 04 Dez. 2008 16:12 #1

Boas tardes

Um amigo tem um dois interruptores numa peça de mobiliario que controlam uma lampada, ora estes dois interruptores parecem estar em pararelo pois basta ligar um pa aceder e so desliga com os dois a off.
O problema e que este meu amigo quer por os interruptores de maneira a que cada um ligue ou desligue e que sejam independentes, por exemplo liga-se com um e desliga-se dps com o outro.

Os inter/ nao sao de 3 fases ( pelo menos assim eu percebi se nao o prob tinha facil resolução).

Antes de me por a inventar e sabendo por autocritica que eu complico gostaria de saber a vossa opiniao.

Nota: devido ao tamanho e ao formato dos inter/ nao existem de 3 fases no mercado pois ele afirma ja ter procurado.

Agradecia a vossa opiniao

cumps

Re: Duvidas com interruptores 04 Dez. 2008 17:37 #2

  • mancarra1
  • Avatar de mancarra1
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos top20 em número de mensagens
  • Ajuda para seres ajudado
  • pt  
  • Mensagens: 884
  • Agradecimentos 101
Dependo muito do tamanho disponível dos interruptores bem como do que se pode alterar, por exemplo recorrendo ao uso de rlés.

Re: Duvidas com interruptores 04 Dez. 2008 17:43 #3

Ja tinha pensado em reles, mas repare se o inter/ A estiver a conduzir e dps o utilizador desligar com o Inter/ B, vamos ter o Inter/ A "preso" na sua anterior posiçao...Para nao falar da utilização dos dois inter/ sere completamente aleatoria.

Posso ser eu que nao esteja a perceber mas nao tou a ver uma soluçao simples sem ser os interr/ de 3 fases.

Agradeço a resposta e agradeço desde ja se tiver mais alguma ideia
cumps

Re: Duvidas com interruptores 05 Dez. 2008 00:54 #4

E para avisar que ja tenho solução que se baseia em dois reles e nos dois interruptores, se alguem precisar e so contactar.

cumps e obrigado
;)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema