Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:
Montagens Electrónica

TÓPICO: controlador de carga não funciona

controlador de carga não funciona 02 Nov. 2008 18:55 #1

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
Controlador de Carga


Ora Viva!!!

acabei de fazer este controlador de carga acima mencionado, mas ele não funciona como está explicado, não sei se foi erro meu na construção, se é avaria nalgum componente, ou se é alguma falha no esquema.
entretanto gostava de saber se alguem já o construiu e se está a funcionar em condições?

passo a explicar o meu problema:
ao regular o potenciometro (teste A) para 7.4v para que a carga seja interrompida aos 14.5 volts ele simplesmente não actua ultrapassando os 15volts e até mais...
só actua quando no teste A regulo para um valor abaixo de 6.8 interrompendo a carga abaixo dos 13.5 volts assim funciona bem mas não carrega totalmente a bateria como já tive a oportunidade de verificar

agradeço qualquer dica
obrigado
Última Edição: 24 Nov. 2015 20:52 por Rui.

Re: controlador de carga não funciona 02 Nov. 2008 20:59 #2

  • jp_
  • Avatar de jp_
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 5
olá.

Não montei o circuito mas dei uma vista de olhos e parece estar tudo pronto para funcionar.
Mas mede as tenções de alimentação dos ICs.
para o circuito parar de carregar a tenção no pino 5 tem que estar superior ao do pino 4 no LM339 e isto tem que acontecer quer aos 7,4V quer a outro valor que regules, por isso aconselho que venhas ao encontro do valor da bateria e testar se para. tens que ajustar também o valor do ponto B que este é responsável por voltar a permitir a carga. estes dois valores são para manter um diferencial entre o parar de carregar e o votar a carregar. verifica se não é este valor que ficou por afinar e está a manter a carga sempre activa, isso pode acontecer se estiver regulado para um valor maior que o do ponto A.

Espero ter ajudado

Vai postando os valores medidos nos diversos pontos, por aí seria mais fácil.

JP_

Re: controlador de carga não funciona 03 Nov. 2008 18:11 #3

  • OHM
  • Avatar de OHM
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  • tecnico de electronica e telecomunicações
  •   
  • Mensagens: 31
ola!
comece por ver todas as ligações do ic lm 339 e 4001 ao haver algum erro em principio estará num destes 2 e depois diga qualquer coisa!!
Última Edição: 03 Nov. 2008 18:12 por OHM.

Re: controlador de carga não funciona 03 Nov. 2008 20:25 #4

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
boas!!!...

tenho os seguinte valores:
com 13.03 volts na bateria (sem a eolica ligada), tenho à saida do lm7808 - 7.96 volts, no ponto 5 e 6 do lm339 tenho 6.55 volts, no teste A tem 7.36, e no teste B tem 5.75
:(

vou verificar melhor o circuito

... faz-me confusão o circuito funcionar bem se eu regular no teste A para um valor inferior a 6.80 (+/-)
desligando assim a carga aos 13.5 volts aproximadamente... se regular para 6.90 ou 7.00 ou mais ele ultrapassa os 15.5 volts e nunca desliga a carga

obrigado pela vossa ajuda

Re: controlador de carga não funciona 06 Nov. 2008 12:11 #5

boas.
tenho duvida numa ligação que há nesse circuito
é que na ligação logo depois dos contactos relé a carga vai diretamente para a bateria, isso não pode ser perigoso? é que se estiver a receber energia de um gerador eolico a carga vem alternada...

podem me explicar porque que essa ligação esta ai e dessa forma?
desculpem a minha ignorancia..
alfredo

Re: controlador de carga não funciona 13 Nov. 2008 09:39 #6

  • jp_
  • Avatar de jp_
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 5
a ligação quer dos geradores eólicos ou painel solar é feita através de diodos. no caso do gerador ser um alternador será feita uma rectificação de meia onda, o que não é o idial uma vez que só aproveita metade da energia gerada. Nesse caso seria o bom rectificar com uma ponte de diodos (rectificador onda completa) antes de ligar aos tais diodos.
Espero ter sido claro.

Para JPRR

Caso não tenha resolvido dê uma olhada novamente no site onde está o esquema , porque o seu problema deve ter a ver com a alteração que efectuaram.
os valores que está a tentar comparar estão muito próximos da tensão de alimentação talvez por isso o comparador não esteja a funcionar. A solução é baixar os valores de comparação, foi a alteração que eles efectuaram colocando mais uma resistência em paralelo no divisor da tensão da bateria.
Qualquer das formas eu já fiz alguns carregadores para baterias e usei sempre 13,5 Voltes como tensão máxima de carga. O caso de ela não ficar totalmente carregada é certo. porque o diferencial entre o valor máximo e mínimo é alto. Ajusta o valor mínimo para 12,8 e máximo 13,5 vais ver que a bateria fica totalmente carregada.
JP_
Última Edição: 13 Nov. 2008 10:14 por jp_. Motivo: Acressentar ajuda para JPRR

Re: controlador de carga não funciona 13 Nov. 2008 09:55 #7

  • jp_
  • Avatar de jp_
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 15 anos
  •   
  • Mensagens: 5
JPRR escreveu:
boas!!!...

tenho os seguinte valores:
com 13.03 volts na bateria (sem a eolica ligada), tenho à saida do lm7808 - 7.96 volts, no ponto 5 e 6 do lm339 tenho 6.55 volts, no teste A tem 7.36, e no teste B tem 5.75
:(

vou verificar melhor o circuito

... faz-me confusão o circuito funcionar bem se eu regular no teste A para um valor inferior a 6.80 (+/-)
desligando assim a carga aos 13.5 volts aproximadamente... se regular para 6.90 ou 7.00 ou mais ele ultrapassa os 15.5 volts e nunca desliga a carga

obrigado pela vossa ajuda

JPRR não sei se já resolveu o problema. Caso não dê uma olhada novamente no esquema no linke o pessoal alterou o divisor de tensão por forma a fazer a comparação com valores mais baixos.
Penso que o seu problema estava aí.
comparador estava a sel alimentado com ", tenho à saida do lm7808 - 7.96 volts" e estava a tentar comparar valores "no ponto 5 e 6 do lm339 tenho 6.55 volts, no teste A tem 7.36, e no teste B tem 5.75"
daí o LM339 não funcionar. Faça a alteração que os colegas propõem no no esquema vai ver que fica tudo a funcionar.

Qualquer das formas eu já elaborei alguns carregadores de baterias e uso sempre no máximo 13,5V como valor máximo da carga da bateria.

Caso tenha alguma questão poste que tentarei ajudar.

JP_

Re: controlador de carga não funciona 14 Nov. 2008 21:27 #8

  • JPRR
  • Avatar de JPRR
  • DESLIGADO
  •   
  • Mensagens: 37
oi...
obrigado jp, :)
mas já tenho o problema resolvido, http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=7817&st=0&sk=t&sd=a , o nosso amigo Njay ajudou-me a resolver o problema, se deres uma olhada e se quiseres ler até ao fim vais ver todas as medições que foram feitas até descobrir o defeito,... agora acho estranho ainda ninguém ter se queixado com o mesmo problema!!!! ...porque era um problema de design do esquema, de certo todos que construiram este esquema devem ter tido problemas (acho eu)

obrigado mais uma vez ;)

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema