Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Energia solar e aeolica

Energia solar e aeolica 01 Nov. 2012 22:07 #1

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Gostaria de saber se posso colocar em simultaneo energia aeolica, Air-X 400, em simultâneo com paineis solares, utilizando o controlador de paineis solares e respetivas ligações a baterias e paineis solares e a eolica, a mesma traz controldaor, sendo esta colocado sómente nas baterias e ambos a enviarem energia para o inversor de 12 --> 230v.
Que cuidados deverei ter, ou o que poderei colocar no sistema por forma a evitar alguam dor de cabeça?

Abraço

Re:Energia solar e aeolica 02 Nov. 2012 23:41 #2

  • Rui
  • Avatar de Rui
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 17 anos top5 em número de mensagens
  • pt  
  • Mensagens: 6411
  • Agradecimentos 1559
A principal diferença entre a energia elétrica gerada no painel solar e a energia gerada no aerogerador é que o aerogerador gera picos(corrente alternada não estável), os painéis solares geram corrente continua.

Existem controladores que funcionam com ambos outros não. Desde que ambos enviem carga para as baterias o inverter pode funcionar. Se o aerogerador apenas gerar picos positivos, pode-se impedir com simples díodos que exista interferência entre os dois circuitos, no entanto, os díodos têm de suportar a corrente e têm uma perda de 0,7 V (perda da junção do semicondutor de silício).

Re:Energia solar e aeolica 03 Nov. 2012 18:23 #3

  • fazpaginas
  • Avatar de fazpaginas
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 11 anos
  •   
  • Mensagens: 24
  • Agradecimentos 2
Boas

Antes de mais fico agradecido pela informação fornecida.
Que diodo me aconselha a colocar e onde poderei arranjar o mesmo?
Uma outra questão? Qual a forma mais simples e funcional para colocar a funcionar ambos os circuitos, edp e energia alternativa, isto porque tenho a minha casa dividida em muitas sessões, por exemplo numa área em que tenho um quadro que recebe energia da edp, e em que tenho várias sessões com dijuntores de corte para as várias sessões, mas não quero abastecer todas com a alternativa, mas somente uma ou duas áreas e tinha colocado um inversor que comuta para uma ou para outra, mas quando ligo para a alternativa, o quadro de outro circuito vai abaixo, eu penso que seja pelo neutro, que está a ser comum, ser o da edp, embora no comutador entre o neutro e fase dos paineis e neutro e fase da edp, será que existe algum material online para eu ver como resolver a situação?

Mais uma vez o meu muito obrigado

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema