Bem-vindo, Visitante
Nome do utilizador: Senha:

TÓPICO: Controlador carga e descarga

Controlador carga e descarga 23 Nov. 2011 19:23 #1

Boa tarde pessoal,

Já ando à fazer pesquisas à muito tempo, mas não encontro nada do que quero. Ora o meu problema é o seguinte, tenho um carregado (fast charge) de pilhas (3V - 2 celulas de 1,5V) solar a funcionar e a alimentar uma carga.

Agora preciso de um circuito controlador de carga e de descarga que faça com que nos dias de sol muito forte a tensao seja desligada para não alimentar mais as pilhas, evitando um sobrecarregamento (isto é parte do controlador de carga). Depois quando anoitece, o painel deixa de fornecer energia e as pilhas ao alimentarem a carga começam a descarregar e preciso de um circuito que bloqueie a alimentação das pilhas à carga p.e. nos 1,2V para evitar que as pilhas descarreguem por completo.(isto é parte do controlador de descarga).

ou seja, resumidamente preciso de um circuito controlador que permita que as baterias sejam carregadas completamente e não deixe que aconteça sobrecarga e evitar que sejam descarregadas abaixo de um valor seguro.

Desde já obrigado....

Re:Controlador carga e descarga 24 Nov. 2011 13:21 #2

Não há ninguem que me possa ajudar? :dry:

era urgenteeste circuito...

Re:Controlador carga e descarga 24 Nov. 2011 14:51 #3

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Caro Colega...

Em termos de circuito não o posso ajudar muito, mas para evitar a descarga das celulas (baterias), deve usar diodos comuns para que a corrente circule num só sentido... já pensou?

Vou tentar ajudar mais um pouco dentro das minhas possivilidades e já lhe dou mais sujestoes.

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Controlador carga e descarga 24 Nov. 2011 14:56 #4

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Caro colega...

Encontrei o que provavelmente vc precisa:

Controle de Carga

É ajustável segundo o que eu li logo penso que resultara para o que vc precisa.

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!
Última Edição: 24 Nov. 2015 04:05 por Rui. Motivo: retificação link

Re:Controlador carga e descarga 24 Nov. 2011 18:52 #5

Caro amigo

obrigado pela disponibilidade. o circuito k me apresentou já eu o tinha analisado, o problema é que só serve para a carga. E eu precisava também para a descarga. e depois ha outro problema, é que o circuito está dimensionado para uma bateria de 12V e eu só preciso de uma de 3V. E não sei como recalcular resistências, condensadores, etc...


Abraço

Re:Controlador carga e descarga 25 Nov. 2011 11:55 #6

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Caro amigo...

Pelo que eu li e vi da para fazer o ajuste de carga, dos 12 aos X... o melhor se tem duvida é mandar uma PM ao MOD Rui, visto que foi ele que colocou a threads...

Se poder ajudar em mais estou aqui...

Abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Controlador carga e descarga 25 Nov. 2011 12:35 #7

  • kikoakanando
  • Avatar de kikoakanando
  • DESLIGADO
  • membro há mais de 12 anos top50 em número de mensagens
  •   
  • Mensagens: 410
  • Agradecimentos 2
Caro amigo...

Eu estive a pensar em relação ao circuito e realmente estou um pouco confuso quanto ao que realmente quer:

Aquele circuito é alimentado por 1 Painel foto voltaico de 18v + as celulas de 12v, mas pelo que penso pode alterar em função do que pretende fazendo alguns ajustes, O IRFD110 parce-me que o pode deixar ficar, pois se vai usar os 3v... e ele conduz aos 2,5v... apesar de u ideal serem uns 8v para alimentar o TLC... o unico problema é a carga pois não sei qual é a tensão fornecida pelo painel... mas se usar uma pilha uma pilha recarregavel de 9v para alimentar o circuito e pensar no painel só como carregador das baterias, parte do problema está resolvido, tem tambem de recalcular o valor da resistencia de 3W...
Agora o LM7809 tera que ser trocado por um outro regulador de tensão para os 3, mas penso que no mercado só existe um regulador de 3v3... se resolver esta situação penso que a situação de descarga está resolvida pois a carga como deve saber vai funcionar como circuito de descarga das baterias... em quanto tempo não sei, mas penso que resulta...

Agora é com vc se quer ou não repensar no projecto e reformular as tensões a usar...

abraço
Errando é que se APRENDE!!!

Re:Controlador carga e descarga 25 Nov. 2011 14:39 #8

Muito obrigado pela ajuda. já enviei uma PM.

Mas basicamente o que eu quero é um controlador de carga que evite que as baterias entrem em sobrecarga (carga a mais) ou em subcarga (carga a menos).

Funciona mais ou menos assim: Há um painel a alimentar pilhas recarregaveis NiMH, e essas pilhas alimentam um circuito (sensores). Ora durante o dia o sol encarrega-se de carregar as baterias que alimentarão os sensores, durante a noite como não ha sol ficaram as pilhas a alimentar os sensores até que a sua carga se esgote. Funcionará mais ou menos como os sinais luminosos da autoestrada, durante o dia sao carregados com um painel solar, há noite uma bateria encarrega-se de manter o sinal luminoso até a sua carga se esgotar.

Já ouvi falar em circuitos com histerese, mas não faço a minima o que isso seja nem como funciona.

Cumps

Re:Controlador carga e descarga 26 Nov. 2011 17:40 #9

Amigo estive a pensar e será que com um relé não resolvo o problema? Quando atingisse uma determinada voltagem, o relé virava para outro circuito desviando a tensao das baterias.

Só nao sei é implementar um circuito desses..

Pesquisar Esquemas | Dicas Defeito | Equivalência Componentes | Modelo v Chassis | Service Mode |
Enviar Esquema